164719081.jpg

Os aromas têm a capacidade de nos despertar as sensações mais inesperadas e de ‘conduzir-nos’ a locais e momentos já vividos, por vezes, num passado bem distante. As lamparinas, velas aromáticas ou essências são as formas mais comuns de obtermos este resultado de forma (mais ou menos) imediata e sem grandes custos. Muitas são as sugestões que estão à venda no mercado mas se quiser meter ‘Mãos à Obra’ e fazer um extrato de frutos da forma mais tradicional, aqui fica a receita! Vai precisar apenas de:

 – ½ Copo de vodka

– Descascador de limão

– Frasco de vidro com tampa apertada

Comece por lavar bem, secar e descascar o limão, que vamos assumir como exemplo. Procure utilizarfrutos biológicos e sem qualquer tratamento com pesticidas para garantir que irá ‘usar’ exclusivamente as cascas. Descasque apenas a camada externa (parte amarela) uma vez que deixar ‘escapar’ a parte branca poderá resultar num extrato ligeiramente amargo. Se notar que o ‘miolo’ permanece, remova-a com uma faca.

De seguida, coloque as cascas dentro do frasco e despeje o meio copo de vodka sobre as cascas de limão. Feche a tampa e agite suavemente.

Armazene num lugar escuro por duas ou três semanas para que a vodka absorva o extrato da casca de limão. Durante este período deverá agitar o frasco uma vez por dia ou, no máximo, de dois em dois dias. Terminado este tempo retire as cascas e o seu extrato de limão caseiro está pronto a ser utilizado!

Pode colocar a essência num borrifador e aplicar em alguns pontos estratégicos, como cortinas e abajures, pois permitem ir libertando a essência ao longo do dia, perfumando o ambiente. E sabia que o período mais recomendado para aromatizar a casa é durante a manhã?

No entanto, parece-me uma ótima ideia, ao final do dia, deixar cair uma gota na almofada antes de dormir e relaxar. Terá, certamente, uma excelente noite de sono.

A verdade é que os extratos cítricos são especialmente bons para eliminar o aroma de gordura nas cozinhas. Se este for um dos seus objetivos saiba que pode consegui-lo de uma forma mais rápida: [Basta colocar água numa panela, deixar ferver, e depois, juntar as cascas de limão (ou de laranja). Tão simples quanto isto!]

Por fim, e se gostar mesmo de experimentar coisas novas, experimente também fazer extrato de baunilha. Compre grãos de baunilha e coloque numa garrafa dois ou três (depois de limpos e secos). Cubra-os completamente com vodka e deixe repousar num lugar fresco e escuro durante um mês. Um método que também pode servir para fazer licores de fruta como o de framboesa, por exemplo. Fica a dica.

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

Closets: tudo o que precisa de saber!

É oficial: tenho de fazer um upgrade ao meu closet. E a chegada da primavera é o álibi perfeito para voltar a mandar tudo para cima da cama/cómoda/cadeira/chão…até ter o armário vazio e voltar a organizá-lo. É sabido que todas devemos fazer este tipo de ‘limpeza’ em cada estação para garantir uma melhor visualização das nossas peças e evitar (como no meu caso) a constante luta com a falta de espaço.

Lifestyle

Melhore o conforto da sua casa mudando... as janelas!

Mude as janelas antigas da sua casa para modelos mais eficientes e ganhe em conforto e na redução de custos

Lifestyle

Aprender a decorar em 7 passos

É daquelas pessoas a quem a arte de organizar espaços, combinar cores, tecidos e iluminação cria nervoso miudinho? E para quem escolher mobiliário e pensar em funcionalidade são o equivalente a deixar-se adormecer e acordar no meio de uma sequela do Pesadelo em Wall Street? Ou que só de pensar em conjugar isto tudo com pedidos de orçamentos e contas para fazer fica com náuseas e calafrios? AINDA BEM. Então este artigo é (mesmo) para si!

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.