120927333.jpg

Prefira as cores claras

Selecionar a cor de base de uma casa é talvez uma das escolhas mais importantes num processo decorativo. Optar pelos tons claros em paredes e tetos (como na imagem de destaque) é ter garantida a sensação de amplitude e luminosidade desse espaço. Brancos, beiges ou pasteis são sempre uma aposta ganha se o seu objetivo for criar a ilusão de uma divisão maior.

Construa mezaninos

Se tiver um Pé Direito alto a melhor forma de rentabilizar o espaço é construir um género de ‘novo andar’ dentro da divisão. Algo que tenha acesso por meio de escadas e onde poderá simular uma divisão totalmente diferente se assim desejar.

Faça riscas

É sabido que as linhas dão a noção de maior comprimento. É assim na moda e na decoração não difere: papeis de parede ou tapetes com riscas alongam as divisões. E se o maior problema for o teto baixo, o ideal é apostar num papel com linhas verticais.

Garanta a homogeneidade

Outro dos truques frequentemente utilizado para criar a ilusão de que os espaços são maiores é manter as mesmas opções nas várias áreas. Observarmos o mesmo tipo de chão ou cor da parede à medida que vamos entrando e saindo das divisões confere continuidade à habitação. Caso contrário, a casa parecerá dividida e desintegrada, destacando (ainda mais) as pequenas dimensões.

Usufrua das janelas

Há poucas coisas que provocam um efeito tão eficaz na ampliação de um espaço como a claridadevinda de uma janela. Se tiver divisões contiguas a varandas tire partido disso. Mas se por outro lado, a sua casa sofre de falta de luz natural, não se preocupe, opte por um bom projeto de iluminação com lampadas estrategimente colocadas.

Use e abuse dos espelhos

São o velho truque para dar a sensação imediata de amplitude. Refletem a luz e criam o efeito de ‘infinito’. Seja ousada, compre espelhos grandes ou coloque mais do que um na mesma parede, dediversos formatos e tamanhos.

Tire partido dos nichos

Os nichos são reentrâncias construídas nas paredes e que se assemelham a prateleiras ou armários. Podem ser grandes ou pequenos e a sua função é muito versátil: servir para colocar os mais variados objetos decorativos, embutir televisões, livros, etc.

Invista em móveis baixos…

… Ou suspensos. Ao contrário dos de grandes dimensões, os móveis baixos não ocupam toda a parede dando a sensação de maior leveza ao espaço. Se optar pelos suspensos saiba que outra das vantagens é guardar o mesmo número de objetos que os móveis baixos com a mais valia de não atrapalhar a área de circulação.

Pregue a televisão à parede

Felizmente as televisões são daquelas peças que têm vindo a tirar o máximo partido da evolução tecnológica. Estão cada vez mais finas e hoje já só ocupam o espaço de um quadro ou de um espelho. Mantêm a sua funcionalidade e, tal como os móveis baixos, não interferem no espaço destinado à circulação.

Compre peças multifuncionais

São sempre uma aposta segura porque além de servirem para decorar apresentam umafuncionalidade extra. Bancos e banquetas são um bom exemplo de peças versáteis.

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

Aprender a decorar em 7 passos

É daquelas pessoas a quem a arte de organizar espaços, combinar cores, tecidos e iluminação cria nervoso miudinho? E para quem escolher mobiliário e pensar em funcionalidade são o equivalente a deixar-se adormecer e acordar no meio de uma sequela do Pesadelo em Wall Street? Ou que só de pensar em conjugar isto tudo com pedidos de orçamentos e contas para fazer fica com náuseas e calafrios? AINDA BEM. Então este artigo é (mesmo) para si!

Lifestyle

Closets: tudo o que precisa de saber!

É oficial: tenho de fazer um upgrade ao meu closet. E a chegada da primavera é o álibi perfeito para voltar a mandar tudo para cima da cama/cómoda/cadeira/chão…até ter o armário vazio e voltar a organizá-lo. É sabido que todas devemos fazer este tipo de ‘limpeza’ em cada estação para garantir uma melhor visualização das nossas peças e evitar (como no meu caso) a constante luta com a falta de espaço.

Lifestyle

Aromatizar a casa de forma low cost

Não há nada mais agradável do que entrar num espaço ligeiramente perfumado.

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.