monopólio.jpg

AFP/Getty Images

É difícil saber ao certo quantas invenções foram de autoria feminina, porque até muito tarde as mulheres não podiam registar legalmente qualquer patente. Muitas vezes, as suas invenções ficavam de facto no nome dos maridos. Algumas inventoras ficaram para a História, como Marie Curie. Mas outras invenções que se sabe serem de autoria de mulheres foram:

1 – A Máquina de lavar loiça – Podiamos pensar que a máquina de lavar foi inventada por uma pobre mulher e mãe de família esfalfada de tanto prato e travessa suja, mas não: a inventora foi Josephine Cochrane, uma ‘socialite’ deixada na penúria pelo marido em1883. Em vez de vender a sua rica porcelana, preferiu inventar uma máquina para a lavar e assim ver-se livre de criadas deastradas. A princípio, os primeiros a adotarem a invenção foram hotéis e restaurantes, mas em breve a máquina chegou às casas particulares.  

2 – A Programação informática – Ada Byron foi uma das mulheres mais fascinantes de sempre: filha de um breve casamento do poeta inglês Lord Byron (que nunca viu), Ada foi posta pela mãe a aprender matemática para contrariar as suas perigosas ‘tendências’ poéticas. A primeira invenção de Ada foi uma curiosa mistura das duas: uma máquina de voar…Mas não foi isso que a tornou famosa. Com apenas 17 anos, Ada começou a trabalhar com um professor de matemática, Charles Babbage, numa elaborada máquina de calcular mecânica (que acabou por não ser construída). Um marido e três filhos não foram o suficiente para afastá-la da matemática, e os seus estudos reúnem aquilo que foi mais tarde aceite como o primeiro programa de computador. Ada morreu de cancro, aos 37 anos, em 1852. Escusado será dizer que não viu nenhum computador, e o resto do mundo teria de esperar mais de 100 anos para ver um.

3 – O Limpa-pára brisas – Está bem, não é a lâmpada nem a televisão, mas experimentem tentar guiar numa noite escura e tempestuosa com a chuva a cair sem parar… Aliás, foi exatamente o que pensou a sua inventora, a americana Mary Anderson, que em 1903 viajava do Alabama até Nova Iorque. Pronto, podia ter inventado a Easy Jet, mas não se pode pensar em tudo ao mesmo tempo.

4 – O Monopólio – Foi criado pela americana Elizabeth Magie Pillips, com a intenção de ser uma simples ferramenta para ensinar teoria económica, e chamava-se ‘o Jogo do Proprietário’. Como percebia mais de economia do que de marketing, foi preciso chegar um homem, Charles Darrow, para aproveitar o potencial da coisa e o lançar como jogo de tabuleiro, em 1935.

5 – Painéis solares – Pois foi outra mulher, aliás duas, e outra americana, aliás duas, talvez fartas daquilo que pagavam em eletricidade: a cientista Maria Telkes, juntamente com a arquiteta Eleanor Raymond, assinaram a primeira casa com aquecimento solar, nos anos 40, inseridas na equipa do  Solar Energy Research Project do Massachussett’s Institute of Technology.

6 – A Cerveja – Pronto, é verdade, não se sabe ao certo quem inventou a longínqua cerveja, tal como não se sabe quem inventou o vinho, mas segundo um estudo brasileiro a arte da cerveja foi, há muito tempo, apanágio das mulheres. Na Mesopotâmia e na Suméria, as mulheres era as únicas especialmente habilitadas a fabrircar cerveja e mesmo a gerir as ‘tabernas’ da altura. Enfim, talvez bebessem menos mercadoria e fizessem menos estragos no negócio…

7 – A saída de emergência –  Não se sabe para que precisou ela de uma saída de emergência, mas as primeiras escadas foram inventadas por uma senhora chamada Anna Connely, em 1897. Ainda hoje se chamam o modelo Connely, e rapidamente se tornaram obrigatórias em todos os prédios.

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Lifestyle

Quem quer casar com um milionário?

Uma sondagem concluiu que as mulheres mais ricas são mais apreensivas que os homens na mesma posição financeira, quando o assunto é voltar a casar.

Lifestyle

O que pode ser melhor do que sexo?

Mais de metade dos americanos preferem a rotina do café ao sexo matinal, segundo uma pesquisa em que mais 50% dos entrevistados eram mulheres.

Lifestyle

8 Factos Que Não Sabe Sobre a Primark

A propósito da abertuda da loja no C. C. Colombo, aqui ficam alguns factos e números sobre a marca.

Lifestyle

23% dos portugueses já adormeceram ao volante

Entre estes, 8% admite ter tido um acidente de viação como consequência do adormecimento. As conclusões são de um estudo europeu.

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.