Cinco mulheres

Goodshoot

Portugal é um dos países com mais desigualdades sociais entre homens e mulheres, posicionando-se em 51º lugar entre 136 países, no ranking anual elaborado pelo Fórum Ecómico Mundial. É também o 11º país com piores resultados a este nível, dentro da União Europeia.

Desde 2006 que a posição portuguesa no ranking tem vindo a cair progressivamente – de um 33º lugar, em 2006, para 47º em 2012. Para além deste facto, os registos afirmam as desigualdades sociais, em termos gerais, têm vindo a aumentar também em Portugal. O relatório culpabiliza a descida de rendimentos salariais que se faz sentir em todo o país.

A nível mundial, a desigualdade entre os sexos tem vindo a ser mais notória, a nível económico e da participação das mulheres na vida política. A evolução tem sido lenta e estas diferenças entre géneros são, em grande parte, responsáveis pelo atraso da maioria dos países. A América Latina e as Caraíbas destacaram-se positivamente, pois a desigualdade desceu quase 70%.

Apesar de ter havido uma melhoria gera,l o documento salienta que “tanto nos países emergentes como nos desenvolvidos, há poucas mulheres a ocupar cargos de liderança económica, comparativamente com o número de mulheres no ensino superior e no mercado de trabalho em geral”

O caso português distingue-se numa Europa cada vez mais igualitária no que toca a diferenças entre homens e mulheres, sobretudo nos países do Norte e Ocidente.

“É imprescindível que os países comecem a desenvolver uma visão diferente do capital humano – inclusive na maneira como impulsionam as mulheres para os cargos de liderança. Esta revolução mental e prática não é uma meta para o futuro, é um imperativo para hoje”.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Lifestyle

Novas estratégias para conseguir emprego

É um desafio cada vez maior e com novas regras, para as quais é preciso estar preparada. Como aproveitar as novas tecnologias? Quais os erros a evitar? Um especialista em recursos humanos dá-lhe as coordenadas.

Beleza

O tecido mamário envelhece mais depressa

Uma pesquisa recente descobriu um relógio biológico inserido no genoma humano, que revela o envelhecimento real de cada um de nós. Concluiu, também, que nem todas as partes do corpo envelhecem ao mesmo ritmo: os seios saudáveis, por exemplo, são cerca de dois ou três anos mais 'velhos' que outros tecidos humanos.

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.