80404250.jpg

Ao longo dos anos a dieta mediterrânica tem ganho cada vez mais adeptos. A sua popularidade vem do facto de ser um modelo alimentar saudável e do azeite ser a gordura mais utilizada. O ‘ouro líquido’ – como tantas vezes é chamado – protege-nos de doenças cardíacas, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, é rico em ácidos gordos (que promovem um sistema imunitário forte), em antioxidantes, em vitaminas A e E, aumenta o HDL (colesterol bom) e reduz o LDL (o mau).

Também a cosmética reconheceu as suas propriedades benéficas e já são muitos os produtos de beleza que o contêm. Aliás, os egípcios utilizavam o azeite na composição de sabonetes e essências, usufruindo dos seus benefícios na pele, unhas e cabelos.

Saber escolher

São vários os azeites disponíveis no mercado, e a sua qualidade depende de fatores como: a azeitona, o solo, o clima, o grau de maturação a que são sujeitos e o teor de acidez.

O azeite tolera bem temperaturas elevadas (até 220ºC), permitindo ser cozinhado de todas as formas. Uma boa opção para adicionar às sopas, ou fritar, é o azeite refinado, virgem, com acidez até 1,5%. Os que têm um grau de acidez mais elevado e frutados são ideais para intensificar o sabor de pratos típicos como as caldeiradas. Por sua vez, se o objetivo for preparar molhos, opte pelos que têm acidez até 2%. Na doçaria, e para temperar saladas, opte pelos que têm menos de 1%.

Em estado (mais) puro

Muitas das marcas também já optaram por comercializar azeite bio. Feito com recurso a métodos biológicos, não é submetido à filtração (o que lhe daria um aspeto mais límpido), e por não sofrer oxidação, preserva todos os nutrientes. E como é feito em menor quantidade, o preço também é mais elevado. Associar um design de excelência à qualidade é outra das preocupações. As garrafas têm sido renovadas e cada vez mais representam um produto gourmet, com detalhes que as diferenciam, onde os rótulos se tornam importantes imagens de marca.

Aromatizado com ervas

Reserve 500ml de azeite num frasco esterilizado. Coloque noz moscada, ramos de alecrim, tomilho e folhas de louro (ou outras a gosto). Tape e deixe repousar por uns dias. Cuidados a ter com o azeite? Simples: verifique a validade e, depois de aberto, conserve-o tapado, longe da luz.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

É só uma sugestão

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.