Do que abdicamos quando estamos online?

Jupiterimages

Scott Wallsten, um economista e investigador do Technology Policy Institute, em Washington, realizou uma pesquisa em que contabilizou o tempo que perdemos em atividades online. Wallsten demonstrou que, além de nos ocupar grande parte do tempo, também nos torna muito menos produtivos. Este tempo, investido de outra forma, poderia ser direcionado para a família, amigos ou para sermos mais proativos no nosso trabalho.

Contudo, o estudo vai mais além de outros que já abordaram o assunto, ao demonstrar o tempo específico que perdemos com toda a nossa ‘vida’ virtual. Feitas as contas, cada hora passada a navegar no Facebook ou a fazer pesquisa no Google corresponde a menos 16 minutos de trabalho, menos 7 minutos a dormir e até menos 17 minutos em atividades de lazer como festas, ver televisão e visitar museus.

Para os adolescentes, cada hora que passam online significa menos13 minutos dedicados à atividades escolares; para os adultos, essa hora custa-lhes mais de 20 minutos que poderiam ser usados para fins laborais. Assim sendo, é contraditório dizer que plataformas como o Facebook, Netflix ou Google sejam grátis: o tempo é perdido em pesquisas superfluas pela internet ou pelo simples facto de estarmos a ‘contemplar’ as fotos de casamento daquele antigo colega de faculdade.

O estudo menciona ainda que cada vez mais preferimos contactar uns com os outros online e não pessoalmente. Por isso, o tempo dispendido na Web só é possível em detrimento do contacto directo com outras pessoas. Entre 2003 e 2013 aumentou consideravelmente o tempo que dispendemos na internet – de 8 minutos a 13 minutos por hora. Wallsten acrescenta que, certas actividades que não incluam tempo passado online, como sair com os amigos e ir ao cinema, são incompatíveis e postas de parte. “O que gostamos cada vez mais de fazer é passar o nosso tempo sentados a observar um ecrã”, refere ainda o economista.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Estudo: utilizadores de internet mais velhos são mais saudáveis

Uma pesquisa britânica concluiu que os internautas séniores têm hábitos mais saudáveis do que as pessoas que não utilizam a Web frequentemente.

Lifestyle

Desigualdade entre sexos é cada vez pior em Portugal

Uma avaliação do Fórum Económico Mundial coloca o país nos últimos lugares do ranking europeu no que toca a desigualdades sociais entre sexos.

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.