450728543.jpg

AFP/Getty Images

Malala Yousafzaï, a ativista paquistanesa de 16 anos que luta contra o extremismo religioso e pelo direito à educação, recebeu o prémio Sakharov para os Direitos Humanos. O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, entregou a Malala o prémio que reconhece o esforço da jovem a favor da educação das crianças paquistanesas e do resto da Ásia. Schulz afirmou que a activista “deu experança a milhões de pessoas”.

Malala começou o discurso de agradecimento com um apelo: “Espero que a União Europeia olhe para os países onde a liberdade de pensamento não existe e a liberdade de expressão é limitada. Dedico este prémio aos heróis sem voz no Paquistão e a quem luta no mundo pelos seus direitos humanos mais básicos. O prémio Sakharov encoraja-me a prosseguir a minha causa, para que todos tenham direito de todos à educação”, afirmou.

Entre muitos aplausos, a jovem terminou com uma mensagem determinada: “Lanço um apelo à União Europeia que se vire para a Ásia, que olhe para o Paquistão. Como ser humano, penso que, para a sobrevivência de todos, os mais fortes devem lutar pela sobrevivência dos mais fracos. Devemos ajudar os 57 milhões de crianças que esperam por nós. Estas crianças não querem um iPhone ou uma playstation. Só querem um livro e uma caneta.” Malala relembra ainda outras realidades: “Muitas crianças não têm nada para comer ou para beber, são privadas de educação … Isso deve mexer com a nossa consciência.”

Este prémio foi recebido um ano depois da jovem paquistanesa ser alvo de tentativa de assassinato por ter denunciado as ações dos Talibãs no seu país e por ter defendido o direito das raparigas irem à escola. O ataque aconteceu quando voltava a casa, no autocarro escolar.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Celebridades

Eddie Murphy investe na carreira musical

O comediante norte-americano decidiu apostar no mundo da música e prepara-se para lançar novo álbum. Veja o video e confira os dotes de cantor de Eddie.

Moda

Karl Lagerfeld volta a criar filme para a Chanel

'The Return' é a nova curta-metragem, dirigida por Karl Lagerfeld, sobre a vida de Coco Chanel, com Geraldine Chaplin no papel principal.

Celebridades

Sara Sampaio eleita a 'modelo revelação' de 2013

A portuguesa ficou classificada em primeiro lugar na categoria de 'modelo revelação'. Esta eleição é realizada todos os anos pela revista espanhola Hola.

Celebridades

Qual é o verniz preferido da rainha de Inglaterra ?

A Rainha Isabel II usa a mesma cor de verniz desde 1989. Descubra qual.

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.