arsalan iftikhar.jpg

Arsalan Iftikhar/ Twitter

Raramente as grandes marcas gostam de atrair atenção negativa, principalmente no que toca à publicidade, num negócio onde uma boa estratégia de marketing pode beneficiar ou prejudicar a empresa. Mas este não foi o caso da marca de pronto-a-vestir GAP que, recentemente, defendeu um dos modelos da sua mais recente campanha, após ser atacado com alguns insultos raciais, em Nova York.

O anúncio mostra uma modelo abraçada ao ator e designer Waris Ahluwalia, de etnia indiana e devoto da religião Sikh. Não demorou muito até que um dos cartazes, em exibição numa estação de metro de Nova Iorque, fosse vandalizado com comentários racistas. A frase original da campanha, onde podia ler-se ‘faz amor’, foi riscada e substituída pela expressão ‘faz bombas’. “Por favor parem de conduzir taxis”, uma alusão aos taxistas de etnia asiática que trabalham em Nova Iorque, foi outro dos insultos acrescentados.

De passagem pela cidade norte-americana, o jornalista da revista The Islamic Monthly, Arsalan Iftikhar, deparou-se com os insultos escritos no cartaz publicitário. Chocado, decidiu divulgar a foto na sua conta de Twitter, demonstrando a sua indignação. O tweet chegou aos olhos e ouvidos dos responsáveis da GAP que enviaram uma mensagem a Arsalan Iftikhar, agradecendo-lhe por chamar a atenção para o facto. A marca trocou a imagem de fundo da sua conta oficial de Twitter substituindo-a pela fotografia que foi motivo de insultos.

Muitas foram as pessoas que aplaudiram o gesto, incluido a comunidade sikh e Iftkhar, que escreveu na sua conta de Twitter: “O PODER DAS REDES SOCIAIS: Racistas vandalizam o anúncio da @GAP com modelo Sikh…e a GAp responde ao mudar a sua foto do Twitter para a foto do modelo Sikh.” Uma página de Facebook foi criada exclusivamente em agradecimento à marca e a luta pela igualdade racial.

Nova Iorque é uma cidade em que mais de 37% da população é composta por imigrantes. Os ataques aos membros da religião Sikh têm sido frequentes desde os acontecimentos de 11 de setembro de 2001.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Lifestyle

Malala recebe prémio Sakharov

A jovem que se tornou um símbolo mundial da luta contra o extremismo religioso, recebeu o prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu.

Comportamento

Implantes mamários podem melhorar a vida sexual

Não é o aumento do peito que muda a satisfação na cama, mas sim o dinheiro gasto na operação, afirma um especialista.

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.