figura 4 um clássico do arquivo.jpeg

A página de facebook ‘A Criada Malcriada’ começou sem pretensões no final de 2012. Uns rabiscos divertidos, de autoria anónima, satirizavam a relação entre uma patroa queque e a sua criada. Os desenhos tornaram-se virais e a criada chegou a editar um livro este aano (A Criada Malcriada, editora Objectiva). Do autor sabe-se apenas que é tradutor, e que aceitou falar com a ACTIVA através da senhora e da criada.

Então, o natal como é?

Eu acho que não há ninguém que não odeie o Natal. Há é pessoas que disfarçam melhor do que outras. Não é? O Natal tem a receita perfeita para o desastre: uma noite inteira em que temos que ver aquelas pessoas todas que passamos o ano inteiro a evitar, tipo a Mãe, o marido, os filhos e, bom, toda a gente. Uma canseira. Depois, o que se come no Natal, é absolutamente pavoroso. Uns bichos horrendos, tipo bacalhau e peru. E tudo cheio de couve e batata e essas coisas que os pobrezinhos usam para disfarçar a fome.

Há sempre os presentes…

Bom, vamos começar por quebrar um dos mitos natalícios mais duradouros de sempre: claro que é muito melhor receber que dar. Dar é aquela maçada que se tem que fazer para poder receber. E é por isso que toda a gente odeia os presentes de Natal. Gasta-se uma pilha a comprar presentes para dar (e umas coisas giríssimas) e recebe-se lixo embrulhado em papel – e com laçarote. Não é de subir paredes? Esse lixo divide-se em várias categorias: as pessoas que dão presentes que gostariam de ter, as pessoas que dão presentes com os quais tencionam ficar («lembra-se daquele livro que lhe dei de presente no Natal? Tem que mo emprestar!»), as pessoas que dão presentes péssimos a achar que são óptimos, as pessoas que dão presentes óptimos sem querer e, finalmente, as pessoas que compram todo o lixo de uma vez, mandam embrulhar e depois tiram à sorte a quem hão-de dar. Sim, como eu. Por isso, receber presentes de Natal ainda é menos emocionante que ler um livro do José Rodrigues dos Santos.

E o natal das criadas, como é?

 É um pesadelo, pelo menos para mim. Desde que há essas séries de televisão tipo Downton Abbey, ficam imenso à espera de passar o Natal connosco e de comer o que sobra da mesa e depois convidávamos todos para virem cá a cima beber um porto e assim. É um serviço péssimo que prestam às coitadas, porque cá em casa não há nada disso. Mas dou-lhes presentes, claro, não sou um monstro. Este ano vou dar-lhes a 13ª edição do meu livro de etiqueta Se Não Tem Nada de Bom a Dizer, Pelo Amor de Deus, Não Diga Nada, no caso de terem perdido os que lhes tenho dado nos outros anos todos. Não sou o máximo de magnânima? Eu acho.

Qual é o segredo para aguentar o natal?

Como é segredo, vou ser críptica (adoro ser): é transparente, levemente amargo e vem numas coisas de vidro, em doses de 70 centilitros. E não se esqueçam: a moderação é inimiga da perfeição.

E desejos para 2014?

2014? Que 2014? Não me diga que é essa coisa petit bourgeois de ter a mania de dividir as coisas em horas e dias e meses e anos e assim… Poupe-me.

E a Criada, o que deseja para 2014?

Olhe menina, eu ia cair na esparrela de pedir que fosse melhor do que este ano que acaba, mas é o que faço sempre e parece que é sempre pior, raça dos anos! Por isso, olhe, se for igual a este, já não vai nada mal! Ah, e que a a Toica, ou Tóina, ou lá como se chama o raio da mulher se vá embora de Portugal, que eu não percebo nada de política, mas isto está que não se pode.

Mais no portal

Moda

Hoje, temos todos lugares marcados na primeira fila do desfile de Elisabetta Franchi

Uma apresentação digital imperdível da coleção FW21/22.

Imagem de Sucesso

Renove o closet com estas propostas de peças clássicas - e cheias de estilo

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, mostro alguns exemplos de artigos de movas que nunca irão falhar-vos.

Saúde

Afinal, o que significam as áreas desbotadas no tecido das cuecas?

É uma coisa perfeitamente normal e tem uma explicação muito simples.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Moda

Tons pastel: não há dúvidas de que o lilás é a sensação do momento

Aqui ficam três sugestões de visuais que incorporam a cor romântica.

Saúde

Não escovar os dentes pode causar estes problemas de saúde inesperados

Pelo bem da saúde em geral, este é um hábito que não deve ser descurado.

Comportamento

Isto é melhor do que qualquer pedido de desculpas

Num relacionamento, durante uma discussão de conflito, existem seis passos que ajudam os casais a evitar que a negatividade fique fora de controlo

Moda

A elegância de uma camisa branca em 20 combinações infalíveis

Esta é bem capaz de ser a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Beleza

Revelado o produto de beleza que Angelina Jolie tem sempre na mala

A atriz é fã de um óleo facial aquoso conhecido pelas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

Comportamento

Comportamentos gordofóbicos variam consoante o biótipo das mulheres

Se duas mulheres tiverem o mesmo peso e altura, a localização da gordura corporal altera o nível de preconceito de que são alvo.