137741528.jpg

Getty Images/FogStock

O stresse tem vindo a assumir-se como um problema que afeta grande parte da população. As exigências profissionais, o ritmo frenético das novas tecnologias que fazem com que estejamos disponíveis 24 horas por dia têm efeitos na nossa saúde. E se alguns estudos indicam que, esporadicamente e por períodos curtos, o stresse até pode ter efeitos benéficos no nosso rendimento, uma nova pesquisa da Ohio State University descobriu que o stresse a longo prazo pode causar a alteração de genes e ter como consequência diversos problemas de saúde.

Para contrariar esta tendência basta praticarmos algumas atividades para atingir o equilíbrio e evitar picos de tensão.

1- Apanhe sol: A vitima D, que o nosso organismo produz quando recebe luz solar, pode ser o melhor dos remédios para combater o stresse. Para melhorar o ambiente no seu local de trabalho pode optar por alguns elementos naturais, como as plantas. Um estudo conclui que os indivíduos com plantas no ambiente profissional apresentavam niveis mais baixos de tensão arterial e, consequentemente, menos sinais de stress.

2- Crie rotinas estruturantes: Não deixe de passar pelo menos 30 minutos diários a fazer o que mais gosta. O nosso corpo precisa de criar hábitos para lidar melhor com o stresse e até ajudar a criar melhores hábitos de sono. Tome um banho relaxante antes de dormir, ou passe algum tempo a ouvir a sua playlist preferida. É uma boa forma de aliviar a tensão.

3- Afaste pensamentos negativos… com ritmo: De nada lhe serve pensar em tudo que tem de negativo na sua vida. Em vez disso, tente procurar atividades que envolvam movimento corporal, sobretudo manual (como tricotar, desenhar, aprender a tocar um instrumento…), que também ajudam a relaxar. Aqueles que envolvem movimentos manuais mais ritmados (como tricotar, por exemplo), enviam para o cérebro um sinal que imediatamente nos faz sentir mais descontraídos.

4- Ligue-se ao seu lado espiritual: Várias pesquisas concluem os benefícios que a espiritualidade pode trazer em épocas de stresse. Não precisa necessariamente de se converter a uma religião; pode fazer apenas as suas orações, meditar ou seguir o exemplo de alguém que considere inspirador e que lhe traga boas energias.

5- Deixe-se guiar pela imaginação: Tente encontrar algum tempo para ficar num local calmo e viajar através da mente. Encontre uma imagem pacífica que a deixa mais calma e tente afastar todos os pensamentos que lhe provocam ansiedade. É uma forma de meditação.

6- Tome um banho relaxante: A água tem um efeito calmante sobre o corpo, uma vez que nos liga de volta para o tempo que passamos no útero.  Por isso, quando se sentir muito nervosa tente relaxar numa banheira e, se possível, adicione perfume de lavanda ou jasmim, ambos com propriedade anti-stresse.

7- Pratique exercício:  Escolha o seu desporto favorito ou vá dar uma corrida. Fazer algum tipo de exercício físico ajuda a regular o sono, reduz os sintomas de stresse associados à depressão e pode ajudá-la a sentir mais energia. É também a melhor forma de gerir o stresse, por acelerar a produção de endorfinas.

8- Expresse a sua gratidão: Ao estudar a atividade cerebral, o National Institutes of Health descobriu que os indivíduos que mostram maior gratidão aos outros – ou que se sentem mais gratos por tudo o que têm nas suas vidas – apresentam níveis mais altos de atividade no hipotálamo, uma parte do cérebro que tem uma enorme influência no controlo dos níveis de stresse. Além disso, a gratidão também ativa as regiões cerebrais associadas à produção de dopamina, um neurotransmissor envolvido com o controlo do humor e das emoções.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

O natal da Senhora e da Criada Malcriada

O fenómeno começou numa página de facebook e já vai num livro. A ACTIVA falou com a Senhora da Criada Malcriada sobre os stresses do natal.

Lifestyle

Cratera de Mercúrio terá o nome de uma artista portuguesa

A pintora Maria Helena Vieira da Silva foi a escolhida pelo contributo dado às artes.

Lifestyle

Os segredos das catacumbas de Paris

Um passeio subterrâneo, entre o misterioso e o macabro, que faz a delícia dos amantes de História de todo o mundo.

Mais no portal

Moda

Hoje, temos todos lugares marcados na primeira fila do desfile de Elisabetta Franchi

Uma apresentação digital imperdível da coleção FW21/22.

Imagem de Sucesso

Renove o closet com estas propostas de peças clássicas - e cheias de estilo

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, mostro alguns exemplos de artigos de movas que nunca irão falhar-vos.

Saúde

Afinal, o que significam as áreas desbotadas no tecido das cuecas?

É uma coisa perfeitamente normal e tem uma explicação muito simples.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Moda

Tons pastel: não há dúvidas de que o lilás é a sensação do momento

Aqui ficam três sugestões de visuais que incorporam a cor romântica.

Saúde

Não escovar os dentes pode causar estes problemas de saúde inesperados

Pelo bem da saúde em geral, este é um hábito que não deve ser descurado.

Comportamento

Isto é melhor do que qualquer pedido de desculpas

Num relacionamento, durante uma discussão de conflito, existem seis passos que ajudam os casais a evitar que a negatividade fique fora de controlo

Moda

A elegância de uma camisa branca em 20 combinações infalíveis

Esta é bem capaz de ser a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Beleza

Revelado o produto de beleza que Angelina Jolie tem sempre na mala

A atriz é fã de um óleo facial aquoso conhecido pelas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

Comportamento

Comportamentos gordofóbicos variam consoante o biótipo das mulheres

Se duas mulheres tiverem o mesmo peso e altura, a localização da gordura corporal altera o nível de preconceito de que são alvo.