166669156.jpg

Getty Images/iStockphoto

Pelo Mundo inteiro, as superstições são muitas e há sempre quem não queria arriscar ter um ano menos bom. Fique agora a par de algumas dessas crenças e acabe com as desculpas para 2014 não ser um ano em cheio.

Aguente-se só no seu pé direito e tenha um bom ano: Esta é a velha superstição de entrar com o pé direito. A crença surgiu porque a palavra “esquerda” significa “sinistro”, em latim, o que fez com que se associasse o bem e o mal à direita e à esquerda, respetivamente.

Não deixe dívidas por pagar… nem trabalhos por terminar: Tem até à meia-noite do dia 31 de dezembro para se livrar de todas as dívidas de 2013, senão corre o risco de passar os próximos 365 dias a dever dinheiro a alguém, dizem os galeses.

Na Itália evita-se começar novos trabalhos perto do fim do ano, pois crê-se que não terminar um projecto ou fazê-lo à pressa traz pouca sorte.

Livre-se dos objectos velhos e aposte nos novos: Deite fora a roupa velha e os móveis mais antigos para investir em algo novo. O objectivo é livrar-se do passado, dizem os italianos que deitam pela janela os objectos velhos. Afinal para a frente é que é o caminho.

Quer passar o próximo ano a viajar? Pegue já na mala: Mesmo que passe a meia-noite em casa deixe já as malas à mão. Faça como os venezuelanos e à meia-noite caminhe pela casa com a mala de viagem, mesmo que vazia. Na Venezuela acredita-se que este gesto atrai a oportunidade de viajar no futuro.

Guarde uma nota no sapato e garanta os bolsos cheios durante todo o ano: Quem o diz são os venezuelanos. Para atrair dinheiro, na noite de fim de ano, há que guardar uma nota em cada sapato para que, no ano novo, se ande de bolsos cheios.

Quer comida, dinheiro e calor durante todo o ano? Abra a porta após a meia-noite… e deixe entrar o novo ano e o primeiro moreno que aparecer. Sim, mesmo que seja um desconhecido. Ele deve entrar em sua casa com sal, carvão e pão. Os ingleses acreditam que assim se garante comida (pão), dinheiro (sal) e calor (carvão) para toda a família.

Alimente as suas amizades e tenha amigos durante todo o ano: É isso mesmo. Para manter uma boa amizade há que alimentá-la… literalmente. Pelo menos é assim que os dinamarqueses pensam. A noite de Réveillon serve para deixar e quebrar pratos à porta de quem mais se gosta. Se a 1 de Janeiro achar muita loiça, é sinal que tem muitos amigos.

Não discuta no primeiro dia, para não passar o ano inteiro em conflitos: Esta é uma superstição espalhada no mundo inteiro; muitas culturas acreditam que discutir no primeiro dia do novo ano atrai conflitos para os restantes 364 dias.

Suba alto, para subir na vida: Esqueça o ditado que diz: “quanto mais alto se sobe, maior é a queda”. No Peru, assim que se chega à meia-noite, há o hábito de saltar para um sítio alto (banco ou cadeira) ou até começar a subir uma escadaria. Os peruanos acreditam que assim o próximo ano será sempre a crescer.

Quer afastar os maus espíritos, o mau-olhado e as más energias? Faça barulho! Bater com os tachos, gritar ou fazer estourar a rolha do champagne… tudo vale para afastar os fantasmas do ano anterior. Em Lisboa, nos anos 50 e 60 chegaram-se a atirar pratos e outros objectos pela janela. A moda chegou ao fim devido ao caos em que a cidade ficava.

Não deixe fugir o progresso: na última refeição do ano, troque o peru e a galinha por porco ou leitão: Símbolo de progresso, abundância e boa sorte, o porco deve estar presente no último jantar do ano. Os alemães enfeitam as suas mesas com porcos em miniatura feitos de massa doce, açúcar ou chocolate.

Já as aves (peru, galinha, pato) ficam de fora, pois acredita-se que com elas voam todas as coisas boas.

12 Badaladas, 12 Passas, 12 Desejos: Na noite de fim de ano, o sino é mais generoso que a lâmpada do Aladino e dá-lhe a possibilidade de pedir mais do que três desejos. Aproveite as doze badaladas para comer doze passas e pedir doze desejos. Os Espanhóis acreditam que se o ritual for bem feito, os desejos realizam-se.

Quer ter sorte no amor? Reserve já um lugar perto do sexo oposto: O truque é aproveitar os primeiros minutos para abraçar e beijar a pessoa que está ao seu lado, mas se o que quer é um relacionamento, tem de cumprimentar alguém do sexo oposto. Se o seu desejo vai mais longe, e o que quer mesmo é casar, então, em momento algum deve recusar um beijo debaixo de um ramo de azevinho ou visco.

Enfrente o frio e vá pular 7 ondas em nome da sorte: Este é uma superstição brasileira, com origem africana. No Hemisfério Sul acredita-se que pular 7 ondas, durante os primeiros minutos do novo ano, atrai força para vencer todos os obstáculos que possam aparecer.

Cuecas: Azuis, vermelhas, amarelas…? Há quem defenda uma cor, há quem defenda outra, mas cada uma tem a sua teoria.

Enquanto o azul traz boa sorte e atrai bons relacionamentos, o amarelo significa poder e dinheiro, convidando por isso uma boa situação financeira.

O vermelho, ligado ao amor, promete sucesso nas questões amorosas. Já o castanho diz ajudar no progresso da carreira profissional.

O branco atrai a paz e a harmonia e o verde traz a tão desejada saúde. O melhor mesmo é vestir todas as cores, mas não se esqueça… que as peças têm de ser novas!

Agora já não há desculpas para 2014 não ser um ano cheio de sorte no amor, nas finanças e na saúde. Tenha um Feliz Ano Novo!

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.