RoyalCanin-460x699px.jpg

Mesmo que proporcione ao seu cachorro uma excelente receção de boas vindas, as alterações do ambiente e das condições de vida são extremamente stressantes para ele. Quando o cachorro chegar a sua casa, irá ter que enfrentar muitas alterações: terá de adaptar-se à vida sem a presença da mãe e dos irmãos, terá uma nova família para conhecer e uma nova casa para descobrir. A última coisa que o cachorro necessita, nesta fase, é de uma mudança drástica na alimentação. Claro que poderá começar a administrar-lhe o alimento Royal Canin mais adequado para ele (de acordo com a idade e o tamanho), assim que possível. No entanto, é importante que não o faça de forma repentina.

Assim que o cachorro se sinta integrado na nova casa, introduza o novo alimento de forma gradual para que tenha tempo para se adaptar e a probabilidade de alterações gastrointestinais seja menor. Apresentar-lhe, de repente, uma nova marca de alimento vai simplesmente aumentar o stress do seu cachorro. Por outo lado, é importante ter em consideração que a flora intestinal do cachorro é muito diferente da nossa (é menos diversificada e, por isso, tem menos capacidade para se adaptar a alterações súbitas da alimentação) e que ainda não está completamente formada.

Qualquer alteração na alimentação deve ser realizada de forma gradual, ao longo de uma semana, misturando o alimento antigo com o alimento novo. Desta forma, vai dar tempo ao cachorro para se adaptar e ajuda a minimizar alterações gastrointestinais que podem dar origem a diarreias.

A forma mais correta de realizar uma transição alimentar é a seguinte:

– Misture um pouco do novo alimento Royal Canin com o alimento antigo do cachorro;

– Progressivamente,  vá aumentando a quantidade do novo alimento Royal Canin e reduzindo a quantidade de alimento antigo da seguinte forma: 

. 25% alimento novo/ 75% alimento antigo
. 50% alimento novo/50% alimento antigo
. 75% alimento novo/ 25% alimento antigo
. 100% alimento novo

Certifique-se que realiza a transição alimentar ao longo de uma semana e divida a dose diária recomendada em 3 refeições.

Este esquema de transição gradual também deve ser realizado quando mudar para o alimento Royal Canin para cães adultos ou sempre que necessitar fazer uma mudança na alimentação do seu cão.

Opte por um alimento Royal Canin feito à medida das necessidades particulares do crescimento do seu cachorro, que são afetadas pelo tamanho e, em alguns casos, pela raça. Todos os alimentos Royal Canin Puppy e Junior são formulados com um teor de energia ótimo e proteínas de elevada qualidade, garantindo uma boa segurança digestiva e proporcionando todos os nutrientes essenciais para um crescimento harmonioso. Além disso, ajudam a reforçar as defesas naturais do cachorro, numa altura em que o seu sistema imunitário se encontra muito frágil. De facto, entre a 4ª e a 12ª semana de vida, o cachorro está particularmente vulnerável, uma vez que as suas defesas ainda não estão completamente funcionais e a proteção materna está a decrescer. Isto acontece exatamente no período em que o cachorro vai mudar de casa, conhecer novos cães e ser vacinado. A Royal Canin utiliza uma fórmula exclusiva que ajuda o cachorro a desenvolver a saúde das suas defesas naturais. A combinação de antioxidantes com uma ação sinérgica (vitaminas C e E, luteína e taurina) ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres e a desenvolver a saúde das defesas naturais do cachorro. A incorporação de fibras naturais (mano-oligossacarídeos) ajuda a reforçar as defesas imunitárias locais do trato gastrointestinal e promove o desenvolvimento da flora intestinal benéfica, contribuindo para minimizar o risco de ocorrência de diarreias.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: "Será que o meu Yorkshire Terrier enjoou a ração?"

Tenho uma Yorkshire Terrier com um ano e que comeu Royal Canin Júnior até aos 6 meses. A partir daí passou a comer a Royal Canin para yorkshire terrier adulto. Ultimamente dou-lhe a ração mas ela não come. Olha para a ração, faz uma espécie de gemido, cheira-a mas não quer comê-la. Experimentei por lá um bocadinho de fiambre e ela comeu toda a ração. Será que a enjoou?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para gatos e cães: Como ajudar o seu gato a eliminar bolas de pelo

"De vez em quando, a minha gata fica muito aflita e começa a vomitar bolas de pelo. Disseram-me para a escovar mais vezes, mas eu gostava de saber se há mais alguma coisa que eu possa fazer."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para gatos e cães: como parar a produção de leite em cadelas

Tenho uma cadela que deu à luz 5 cachorrinhos que já têm dois meses e já foram dados, mas ela ainda tem leite. O que posso fazer para lhe secar o leite e as maminhas voltarem ao normal?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para gatos e cães: como melhorar o aspeto da pelagem do seu cão

"Tenho um cão com 2 anos que eu adoro, o Tobias. Não tem raça mas para mim é o cão mais bonito do mundo. Tento sempre dar-lhe o melhor, mas acho que ele tem o pelo muito áspero. Há alguma coisa que eu possa fazer?"

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.