RoyalCanin-460x699px.jpg

O período de crescimento é uma das fases da vida mais importantes da vida de um cão. É durante esta fase que se vai determinar a morfologia do animal em adulto, assim como a sua silhueta e carácter.

O esqueleto dos cachorros desenvolve-se ao longo do processo de crescimento e a nutrição do animal desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável do esqueleto. Existem alguns fatores que devemos ter em consideração quando queremos promover a saúde dos ossos e das articulações, como por exemplo:

            – Controlar a condição corporal do animal. O excesso de peso coloca uma grande pressão sobre as articulações e predispõem o animal para problemas osteoarticulares. Oferecer ao animal um alimento formulado para promover um crescimento ótimo, a monitorização da condição corporal do animal e o respeito pelas doses de alimento recomendadas, ajudam o dono a manter o seu cão com o peso ideal e a reduzir o risco de obesidade na idade adulta.

            – Favorecer o desenvolvimento da massa muscular. Os animais em crescimento devem receber um alimento com um teor proteico adequado, composto por proteínas de elevada qualidade que ajudem a promover a formação de uma massa muscular forte e saudável. A massa muscular é essencial para suportar e proteger o esqueleto destes animais.

            – Oferecer um alimento com um teor de cálcio equilibrado. O cálcio e o fósforo são minerais essenciais na alimentação do seu cachorro e contribuem para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. De facto, 99% do cálcio do organismo concentra-se nos ossos. Uma ingestão insuficiente destes minerais pode originar uma mineralização incorreta do esqueleto, por isso, é fundamental que o seu cachorro receba uma quantidade suficiente de cálcio e fósforo durante a fase de crescimento. No entanto, não é apenas o défice destes minerais que pode causar problemas, o excesso também pode ser prejudicial para o desenvolvimento saudável do esqueleto do seu cachorro.

Os alimentos industriais completos de elevada qualidade, adaptados à idade e ao tamanho ou raça do cachorro, possuem teores de cálcio e fósforo perfeitamente equilibrados e têm em consideração as necessidades nutricionais específicas do crescimento e as sensibilidades decorrentes do tamanho ou raça do cachorro.

Se o seu cachorro recebe um alimento de elevada qualidade adaptado às suas características e necessidades nutricionais, o fornecimento de cálcio, ou de qualquer outro mineral ou suplemento vitamínico está contraindicado, uma vez que pode dar origem a perturbações graves no desenvolvimento do cachorro.

A suplementação de um alimento completo, equilibrado e adaptado às características do animal deve ficar reservado apenas para os casos em que há uma recomendação médico-veterinária.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para gatos e cães: Como ajudar o seu gato a eliminar bolas de pelo

"De vez em quando, a minha gata fica muito aflita e começa a vomitar bolas de pelo. Disseram-me para a escovar mais vezes, mas eu gostava de saber se há mais alguma coisa que eu possa fazer."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para gatos e cães: como tornar o Natal mais seguro para os seus animais

"Este é o primeiro Natal do meu gato Mike e do meu cachorro Spyke e eles têm andado muito entretidos com toda a azáfama natalícia, no entanto, tenho algum receio que algumas das tradições de Natal possam ser perigosas para eles. Será que me podem dar algumas dicas para tornar o Natal mais seguro para os meus amigos de 4 patas?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: "Será que o meu Yorkshire Terrier enjoou a ração?"

Tenho uma Yorkshire Terrier com um ano e que comeu Royal Canin Júnior até aos 6 meses. A partir daí passou a comer a Royal Canin para yorkshire terrier adulto. Ultimamente dou-lhe a ração mas ela não come. Olha para a ração, faz uma espécie de gemido, cheira-a mas não quer comê-la. Experimentei por lá um bocadinho de fiambre e ela comeu toda a ração. Será que a enjoou?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Como fazer a transição alimentar da ração do seu cão

"Para a semana vou buscar um cachorro ao criador. Quando lá fui escolher o cachorro, o criador disse-me para eu lhe continuar a dar a mesma comida que ele dá. Mas eu preferia dar-lhe da Royal Canin, porque tenho amigos que me falam muito bem da marca. Agora fiquei sem saber se posso mudar a ração e gostava de saber a vossa opinião."

Mais no portal

Moda

Saiba como usar lenços para atualizar visuais básicos no dia-a-dia

O lenço está a ser usado de formas inesperadas, com styling que adiciona dimensão e desperta fascínio em relação aos "looks".

Comportamento

9 coisas que podemos dizer a alguém que sofre com ansiedade

"Não te preocupes" não faz, definitivamente, parte da lista.

Comportamento

Psicóloga partilha quatro conselhos para lidar com comportamentos manipulativos

De acordo com uma especialista, estes são os passos que devem ser dados quando existem estas atitudes num relacionamento amoroso.

Celebridades

Esta fotografia de Jennifer Lopez está a ser um sucesso nas redes sociais

Uma imagem na qual são retratadas três gerações.

BeYoga

BeYoga: exercícios para desenvolver o foco e a concentração

Dedicar tempo e energia a si própria é sempre um bom investimento para uma vida saudável e equilibrada. Essa é uma das propostas da rubrica BeYoga.

Finanças de A a Z

Educação financeira para crianças: o que os pais devem transmitir aos filhos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z partilha algumas dicas para que a poupança faça parte do dia-a-dia dos mais novos.

Saúde

11 alimentos anti-inflamatórios

Ideais para incluir na sua dieta diária!

Moda

Kylie e Kendall Jenner lançam nova coleção de malas

Em parceria com a Deichmann.

Moda

Estes são os sapatos-tendência desta primavera

Há modelos para todos os gostos!

Beleza

10 ideias de penteados fáceis para experimentar na primavera

As temperaturas mais altas pedem truques acessíveis.

Beleza

Este truque é infalível para aplicar o creme de olhos com delicadeza

Puxar ou esfregar esta pele tão delicada pode acelerar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Beleza

Como manter uma manicure perfeita (e biológica) em casa?

Confira as dicas de uma profissional.