RoyalCanin-460x699px.jpg

O excesso de peso torna-se desconfortável para os animais que ficam menos ativos e perdem a vontade de brincar. O aumento de peso pode ainda contribuir para o aparecimento de algumas doenças graves que comprometem a tolerância do animal ao exercício físico, a qualidade e a esperança de vida. Por este motivo, em caso de diagnóstico de obe­sidade pela equipa médico-veterinária, é importante instituir um plano de perda de peso, do qual faz parte uma abordagem nutricional e uma alteração do modo de vida.

Abordagem nutricional

O tratamento nutricional da obesidade implica uma restrição do teor calóri­co ingerido diariamente. No entanto, o animal deve continuar a receber um volume alimentar adequado para evitar a sen­sação de fome, passível de dar origem a problemas comportamentais. Para ajudar o seu gato a perder peso de forma saudável escolha um alimento com baixo teor calórico, formulado para o ajudar a atingir o peso ideal. Estes alimentos contêm um elevado teor de fibras alimentares, o que ajuda a manter o volume das refeições, promo­vendo o efeito de saciedade. São alimentos enriquecidos em proteínas, para ajudar a manter a massa muscular, e em muitos outros nutrientes essenciais para a saúde da pele, da pelagem e das articulações.

Alteração do modo de vida

É um dado reconhecido que mudar apenas a alimentação de um animal com excesso de peso tem menos probabilidade de produzir uma perda de peso significativa. O sucesso de um programa de perda de peso implica a introdução de alterações no modo de vida do animal que requerem um elevado grau de autodisciplina e empenho por parte do dono. É fundamental estimular o seu gato a fazer exercício físico. Co­mece com pequenas sessões de jogos e estimule o instinto caçador do seu gato, escondendo a comida ou colocando-a em locais mais altos. Gradualmente, vá aumen­tando a intensidade do exercício, tendo sempre em atenção as limitações físicas que o seu gato possa apresentar.

As recompensas alimentares são tam­bém algo a evitar, uma vez que vão re­presentar um aporte calórico extra. Se quiser recompensar o seu gato opte por dar-lhe festas ou brincar com ele.

 

DICAS PARA O SUCESSO DO PROGRAMA DE PERDA DE PESO

1. Previna que o seu gato coma muito rapidamente, utilizando comedouros que ajudam o animal a ingerir o alimento mais devagar ou bolas dispensadoras de alimento.

2. Pese o alimento que fornece ao seu gato para garantir uma ingestão calórica precisa. Dica útil: pese as refeições para 2 semanas e guarde-as em 14 embalagens individuais. Este passo vai-lhe poupar tempo e trabalho!

3. Afixe o gráfico da evolução do peso do gato na porta do seu frigorífico para evitar tentações.

4. Evite oferecer guloseimas ou recompensas alimentares. Caso não consiga deixar de oferecer estes “extras” informe a equipa da sua clínica veterinária.

5. O primeiro mês de um programa de perda de peso é o mais difícil. Após este período vai começar a observar um progresso evidente na perda de peso do seu gato.

6. Nunca se esqueça dos benefícios da perda de peso para a qualidade de vida do seu gato.

7. Certifique-se que o seu gato tem acesso a uma árvore para gatos e coloque o alimento num local que o estimule a saltar.

 

Do ponto de vista prático, o plano de perda de peso só deve ser iniciado após um exame clínico rigoroso para excluir outros problemas de saúde e identificar hipotéticas doenças clínicas associadas. Pelo que recomendamos que visite o seu médico veterinário assistente antes de iniciar o plano de perda de peso.

 

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

 

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados com um gato de casa e um gato de rua

"Tenho dois gatos completamente diferentes. A Flora é uma mimada, não sai de casa, dorme connosco na cama. O John é um vadio, passa a vida a caçar e só vem a casa para dormir. Mas gosto dos dois de igual forma e quero dar-lhes o melhor. Que cuidados devo ter com cada um deles?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: os cães devem tomar suplementos de ferro e cálcio?

"Gostaria de saber se é aconselhável dar suplementos de cálcio e fósforo ao meu cachorro. O meu cão é um cachorro muito ativo que não para de correr e especialmente bater na mobília quando quer travar. Muitas vezes fico preocupada que ainda se magoe ou parta um osso com a força do embate."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: "Será que o meu Yorkshire Terrier enjoou a ração?"

Tenho uma Yorkshire Terrier com um ano e que comeu Royal Canin Júnior até aos 6 meses. A partir daí passou a comer a Royal Canin para yorkshire terrier adulto. Ultimamente dou-lhe a ração mas ela não come. Olha para a ração, faz uma espécie de gemido, cheira-a mas não quer comê-la. Experimentei por lá um bocadinho de fiambre e ela comeu toda a ração. Será que a enjoou?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Como fazer a transição alimentar da ração do seu cão

"Para a semana vou buscar um cachorro ao criador. Quando lá fui escolher o cachorro, o criador disse-me para eu lhe continuar a dar a mesma comida que ele dá. Mas eu preferia dar-lhe da Royal Canin, porque tenho amigos que me falam muito bem da marca. Agora fiquei sem saber se posso mudar a ração e gostava de saber a vossa opinião."

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.