RoyalCanin-460x699px.jpg

O comportamento de roer é normal nos cachorros e não é possível impedi-los de o fazer. Neste momento, o seu cachorro está no processo de mudança dos dentes, transitando da dentição de leite para a dentição definitiva. O comportamento de roer parece ajudar nesta mudança. Mais tarde, vai continuar a roer, uma vez que explora o mundo que o rodeia utilizando a boca.

Os cachorros nascem sem dentes e os primeiros dentes de leite começam a aparecer às 3 semanas de idade. Às 6 semanas de idade, a maioria dos 32 dentes de leite já terão aparecido e o primeiro pré-molar pode surgir por volta dos 4 meses.

 Entre os 3 e os 5 meses de idade, os dentes de leite são gradualmente substituídos por 42 dentes definitivos. As raízes são reabsorvidas, os dentes caem e surgem os dentes definitivos. É normal que não encontre os dentes que caem, simplesmente porque o cachorro os engole, sem qualquer perigo para a sua saúde.

Durante este processo os cachorros começam muitas vezes a roer tudo o que vêm, uma vez que isto os vai ajudar a aliviar o desconforto e favorece o processo de muda dos dentes.

Dê ao seu cachorro a oportunidade para exercitar este comportamento, oferecendo-lhe brinquedos que ele possa roer. Alterne os brinquedos para que o cachorro mantenha o interesse e remova os que estiverem estragados. Se o cachorro começar a roer coisas que não deve, diga “não” com firmeza, removendo o objeto e oferecendo-lhe o brinquedo próprio para roer. Quando o cachorro estiver sozinho, assegure-se que não tem acesso a objetos que não possa roer.

Aos 6 meses, a dentição do cachorro está praticamente completa, mesmo que os dentes ainda não tenham atingido o tamanho que vão ter em adulto.

Porque o período de mudança dos dentes pode ser muito desconfortável, é importante não começar a escovar os dentes do cachorro nesta altura – o seu cachorro pode desenvolver aversão a este procedimento. No entanto, é boa ideia tratar da higiene oral do cachorro com regularidade desde uma fase inicial para que ele se habitue a este procedimento. Gentilmente mantenha o cachorro quieto e coloque a mão no focinho. Depois, com cuidado, esfregue um cotonete ou mesmo o seu dedo (tendo cuidado para não o colocar entre os dentes) no interior da bochecha e ao longo dos dentes. Felicite o cachorro e pratique este procedimento com regularidade. Desta forma, quando o seu cachorro tiver 6 meses de idade apreciará o momento da lavagem dos dentes que é a melhor forma para o ajudar a manter a saúde bucodentária.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados com um gato de casa e um gato de rua

"Tenho dois gatos completamente diferentes. A Flora é uma mimada, não sai de casa, dorme connosco na cama. O John é um vadio, passa a vida a caçar e só vem a casa para dormir. Mas gosto dos dois de igual forma e quero dar-lhes o melhor. Que cuidados devo ter com cada um deles?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: os cães devem tomar suplementos de ferro e cálcio?

"Gostaria de saber se é aconselhável dar suplementos de cálcio e fósforo ao meu cachorro. O meu cão é um cachorro muito ativo que não para de correr e especialmente bater na mobília quando quer travar. Muitas vezes fico preocupada que ainda se magoe ou parta um osso com a força do embate."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Como fazer a transição alimentar da ração do seu cão

"Para a semana vou buscar um cachorro ao criador. Quando lá fui escolher o cachorro, o criador disse-me para eu lhe continuar a dar a mesma comida que ele dá. Mas eu preferia dar-lhe da Royal Canin, porque tenho amigos que me falam muito bem da marca. Agora fiquei sem saber se posso mudar a ração e gostava de saber a vossa opinião."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: gatos obesos, o que fazer?

Nos últimos tempos o meu gato engordou 1,5kg e está muito menos brincalhão devido ao excesso de peso. Será que me podem dar algumas dicas para o ajudar a perder peso de uma forma saudável?

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.