Os contributos alimentares doados por parte dos clientes do Lidl na campanha “Mais para todos” irão ajudar cerca de 30.000 pessoas que beneficiam regularmente da ajuda das instituições locais visadas.
Segundo Vanessa Romeu, diretora de comunicação do Lidl, «com o projeto “Mais para Todos”, o Lidl procurou dar mais um passo na sua missão de responsabilidade social, ao contribuir para criar um maior envolvimento e solidariedade da comunidade para com as camadas mais frágeis da sociedade».
Uma ajuda especialmente importante no contexto social atual em que a percentagem de população portuguesa em risco de pobreza é alarmante – segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas divulgados no passado mês de março, a percentagem de população portuguesa em risco de pobreza subiu para os 18,7% em 2012, e o risco de pobreza para a população em situação de desemprego situava-se nos 40,2% naquele ano.
Esta campanha teve o objetivo de contributo local, uma vez que a identificação das 238 instituições de solidariedade social resultou da recomendação dos colaboradores de cada loja Lidl, por todo o país. Embora prestem um precioso apoio ao nível local, as instituições desta natureza são, na sua maioria, desconhecidas a nível nacional, tendo, consequentemente, reduzidos contributos. Através deste projeto, estas instituições puderam ganhar notoriedade e aumentar a sua capacidade de ajuda local, dando significado a esta campanha
Foram assinados 238 protocolos com as várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) envolvidas, de forma a assegurar a existência de uma IPSS associada a cada loja Lidl. Através do contributo da comunidade local, no total foram beneficiadas mais de 30.000 pessoas a nível nacional através das IPSS´s participantes. A cada IPSS para além do reforço dos artigos alimentares recomendados, o Lidl também ofereceu um conjunto de bens não-alimentares.