RoyalCanin-460x699px.jpg

À medida que envelhece, os rins do seu gato perdem gradualmente a capacidade de filtrar o sangue. Numa fase avançada, os produtos resultantes da digestão, que normalmente são eliminados pelos rins (por exemplo, a ureia), acumulam-se no sangue e tornam-se tóxicos.

No passado, acreditava-se que um alimento com baixo teor proteico podia evitar o aparecimento da doença renal, mas atualmente sabe-se que não é necessário restringir o nível proteico na alimentação de um gato sénior saudável. Os gatos são carnívoros estritos e necessitam de grandes quantidades de proteína para produzir energia. Se o seu gato não ingerir proteína suficiente no alimento, ele irá começar a utilizar a sua própria proteína muscular. A restrição proteica é desnecessária, a não ser que o seu médico veterinário tenha diagnosticado uma doença renal.

O fósforo é o primeiro elemento que tende a acumular-se no sangue quando os rins não estão a funcionar bem. Numerosos estudos demonstram a importância de restringir o teor de fósforo no alimento de um gato sénior. Se o seu gato tiver níveis normais de fósforo no sangue, ele será mais saudável.

A doença renal crónica é a principal causa de morte dos gatos seniores. Os sinais de doença renal crónica normalmente aparecem nas fases mais avançadas da doença (quando cerca de dois terços dos rins perderam a função) e nem sempre são fáceis de detetar.

Verifique os hábitos de consumo do seu gato: se ele beber mais do que o habitual e a areia estiver mais húmida do que o normal, pode ser um sinal que os rins estão a perder a capacidade de concentrar a urina. Também pode ocorrer diminuição do apetite, perda de peso e diminuição da atividade. O mau hálito pode ser o resultado da acumulação de toxinas urémicas no sangue.

Como o seu gato tem mais de 7 anos, tente levá-lo o seu gato ao médico veterinário pelo menos duas vezes por ano. Quanto mais cedo um problema for diagnosticado, maior será a esperança de vida do seu gato. Se a doença renal ainda não for grave, um alimento adaptado pode ajudar imenso a melhorar a qualidade de vida do gato. Por outro lado, se o problema for diagnosticado tardiamente (quando já existem sintomas resultantes da acumulação de toxinas urémicas no sangue), a esperança de vida do gato pode ser encurtada.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

 

Mais no portal

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: os alimentos e o Feng Shui

Entenda esta relação, que pode ajudar-nos a entender quais os tipos de alimentos que devemos privilegiar.

Moda

Este truque de styling é uma arma secreta para parecer mais alta

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, partilho um segredo simples que alonga as pernas de uma forma natural.

Lifestyle

ACTIVA de outubro: olhar para dentro

Já nas bancas.

Beleza e Saúde

7 sinais que podem indicar que já esteve infetado com covid-19

Sabe identificar os avisos que o seu organismo lhe dá?

Lifestyle

Experimentei um pequeno-almoço com menos de 200 calorias

Três ingredientes fazem desta uma receita saborosa e muito fácil de preparar (até no microondas).

Celebridades

Será que já nasceu a bebé de Gigi Hadid?

Eis os motivos que têm feito os fãs acreditar que sim.

Celebridades

Júlia Palha mostra como o soutien certo pode elevar a autoestima

A embaixadora da Intimissimi revela como escolhe soutiens, qual a sua peça preferida e como usar uma lingerie para deixar um visual sensual e divertido

Moda

10 malas à prova de chuva

Quando a meteorologia é incerta, há que fazer escolhas seguras.

Celebridades

Michelle Obama lembra quando o irmão foi acusado de roubar a própria bicicleta

O incidente ocorreu com dois agentes da polícia de Chicago.

Celebridades

A surpreendente origem do nome "Beyoncé"

A mãe da artista revelou um facto inesperado acerca da filha.

Celebridades

Cardi B e Offset vão divorciar-se

Foi a artista quem avançou com os documentos.

Beleza e Saúde

As três grandes tendências de cabelos para as estações mais frias

A Schwarzkopf Professional lança uma nova coleção para reiventar os seus fios.