RoyalCanin-460x699px.jpg

À medida que envelhece, os rins do seu gato perdem gradualmente a capacidade de filtrar o sangue. Numa fase avançada, os produtos resultantes da digestão, que normalmente são eliminados pelos rins (por exemplo, a ureia), acumulam-se no sangue e tornam-se tóxicos.

No passado, acreditava-se que um alimento com baixo teor proteico podia evitar o aparecimento da doença renal, mas atualmente sabe-se que não é necessário restringir o nível proteico na alimentação de um gato sénior saudável. Os gatos são carnívoros estritos e necessitam de grandes quantidades de proteína para produzir energia. Se o seu gato não ingerir proteína suficiente no alimento, ele irá começar a utilizar a sua própria proteína muscular. A restrição proteica é desnecessária, a não ser que o seu médico veterinário tenha diagnosticado uma doença renal.

O fósforo é o primeiro elemento que tende a acumular-se no sangue quando os rins não estão a funcionar bem. Numerosos estudos demonstram a importância de restringir o teor de fósforo no alimento de um gato sénior. Se o seu gato tiver níveis normais de fósforo no sangue, ele será mais saudável.

A doença renal crónica é a principal causa de morte dos gatos seniores. Os sinais de doença renal crónica normalmente aparecem nas fases mais avançadas da doença (quando cerca de dois terços dos rins perderam a função) e nem sempre são fáceis de detetar.

Verifique os hábitos de consumo do seu gato: se ele beber mais do que o habitual e a areia estiver mais húmida do que o normal, pode ser um sinal que os rins estão a perder a capacidade de concentrar a urina. Também pode ocorrer diminuição do apetite, perda de peso e diminuição da atividade. O mau hálito pode ser o resultado da acumulação de toxinas urémicas no sangue.

Como o seu gato tem mais de 7 anos, tente levá-lo o seu gato ao médico veterinário pelo menos duas vezes por ano. Quanto mais cedo um problema for diagnosticado, maior será a esperança de vida do seu gato. Se a doença renal ainda não for grave, um alimento adaptado pode ajudar imenso a melhorar a qualidade de vida do gato. Por outro lado, se o problema for diagnosticado tardiamente (quando já existem sintomas resultantes da acumulação de toxinas urémicas no sangue), a esperança de vida do gato pode ser encurtada.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

 

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.