RoyalCanin-460x699px.jpg

À medida que envelhece, o gato torna-se menos ativo e lava-se menos. Assim, é importante que o ajude a manter um elevado nível de higiene. Quer esteja a tentar cuidar da pelagem, cortar as unhas ou limpar os ouvidos, a chave é agir calma e gentilmente. 

A escovagem tem muitos benefícios para o seu gato 
O gato ingere muito facilmente o pelo morto, o que pode resultar em problemas digestivos e vómito. Por esta razão, a escovagem é essencial. Simultaneamente, pode aproveitar a oportunidade para examinar a pele do seu gato e detetar algum tipo de lesão, picadas de insetos, caspa, zonas sem pelo, vermelhidões ou parasitas. Se encontrar alguns sinais anormais, consulte o seu médico veterinário.

Observe os dentes do seu gato cuidadosamente
Examine a boca do seu gato para verificar os dentes e as gengivas. Com a idade, a placa dentária acumula-se e dá origem a tártaro, causando inflamação das gengivas e tornando os dentes frágeis. Estes problemas podem interferir com a capacidade do gato para se alimentar.

Limpe os olhos e os ouvidos do seu gato
Para limpar os olhos do seu gato, utilize uma compressa embebida em soro fisiológico ou numa loção específica. Preste especial atenção à terceira pálpebra localizada no canto interior do olho, próximo do nariz, que ajuda a proteger o olho e produz as lágrimas. Se esta pálpebra permanecer visível ou se os olhos estiverem lacrimejantes, pode ser sinal que existe algum problema.
Não se esqueça de limpar o interior dos ouvidos e de verificar se existe algum corrimento no canal auditivo. Se encontrar alguma alteração, consulte o seu médico veterinário.

Cuide regularmente das unhas do seu gato
À medida que o gato envelhece, as suas unhas continuam a crescer mas, como ele não está tão ativo, são menos desgastadas e tornam-se mais frágeis. Para impedir que se danifiquem, tem de as cortar. Certifique-se que as almofadinhas plantares estão em perfeitas condições e que não existem objetos estranhos entre os dedos que possam magoar a pele.

Certifique-se que o seu gato come e bebe adequadamente
Uma consequência natural do envelhecimento é o sistema digestivo tornar-se menos eficiente: um gato mais velho tem maior dificuldade em digerir a gordura, o que explica a perda de peso observada em alguns gatos seniores. Quando a digestão está alterada, são comuns desequilíbrios da flora intestinal. O gato pode ter diarreia ou obstipação.
Um aumento da quantidade de urina produzida e da ingestão de água são sinais que o gato está, gradualmente, a perder a capacidade de concentrar a urina, o que significa que o seu rim pode ter sido afetado. 

Por volta dos 7 anos de idade, o seu gato atingiu metade da esperança de vida, começando a envelhecer. Se ainda não o fez, deverá agora considerar a redefinição da sua estratégia alimentar e começar a prevenir os problemas relacionados com a idade. Pensar nesta questão agora, irá evitar algumas visitas ao médico veterinário no futuro.

Não entre em pânico se o seu gato urinar no chão
Após os 12 anos, os gatos podem ter problemas de higiene. Certifique-se que isto não se deve ao facto da caixa de areia ser muito alta: o seu gato pode ter dificuldade em entrar para a caixa. Limpe qualquer acidente com água gaseificada, que ajudará a eliminar o cheiro. Depois, utilize o detergente habitual e enxague abundantemente. Evite a utilização de lixivia, dado que o cheiro atrai o gato e encoraja-o a urinar de novo.

Fique atento a qualquer sinal de doença
Deverá estar atento a sinais como a perda de apetite, o aumento ou perda de peso, as alterações de comportamento, a acumulação de placa dentária, etc. Quanto mais cedo detetar um problema, mais eficaz será o tratamento, quer se trate da administração de um medicamento ou a alteração de uma dieta. Como precaução, leve-o ao médico veterinário uma ou duas vezes por ano.

 

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com . Vamos procurar responder à sua questão.

 

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: proteger os rins do gato

Tenho um gato com 10 anos que ainda parece muito jovem, mas sei que já está a ficar velhote e por isso tenho receio que venha a ter problemas nos rins. O que posso fazer para proteger os rins do meu gato?

Lifestyle

Campanha de sensibilização nacional para o não abandono de animais domésticos no período de verão

A agência de meios Mindshare, a agência criativa Excentric Grey e as produtoras Concept Media e On Air uniram-se no desenvolvimento de uma campanha nacional pro bono de prevenção do abandono de animais de companhia em parceria com a Associação Animais de Rua.

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Alimentos húmidos são bons para os gatos?

"O meu gato adora alimentos húmidos, mas tenho receio de lhe dar estes alimentos porque ouvi dizer que fazem mal aos animais. Será que devo deixar de dar?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: gatos obesos, o que fazer?

Nos últimos tempos o meu gato engordou 1,5kg e está muito menos brincalhão devido ao excesso de peso. Será que me podem dar algumas dicas para o ajudar a perder peso de uma forma saudável?

Mais no portal

Saúde

Corte estes alimentos à noite para perder peso

E dormir melhor!

Beleza

O que fazer ao cabelo nos dias quentes? Aqui ficam 30 sugestões

Para todos os comprimentos e texturas.

Comportamento

O tipo de parceiro que as mulheres escolhem é influenciado pela vinculação pai-filha

Quem sai aos seus... procura parceiros iguais aos pais, quer isso seja bom ou mau.

Moda

As peças que importam para montar um armário cápsula de verão

Uma proposta que deixa o guarda-roupa com menos peças e extremamente prático.

Beleza

Unhas: a tendência inesperada que vai estar em todo o lado no verão

Não só dizemos qual é, mas mostramos várias formas de torná-la sua.

Celebridades

Entre na mansão de sonho que Anitta comprou em Miami

Conheça os cantos à casa.

Comportamento

Os quatro mandamentos para superar desilusões

De acordo com uma especialista.

Activa Brand Studio

Passatempo 'Prepare-se para o verão' com a ACTIVA e a SVR

Saiba como é fácil participar.

Comportamento

O amor à primeira vista existe mesmo? Eis o que diz a ciência

A resposta pode surpreender.

BeYoga

BeYoga: exercícios para libertar a tensão na zona lombar

O desconforto na zona inferior da coluna vertebral tira-nos energia. Libertando todas as tensões da zona lombrar sinta-se pronta a abraçar cada movimento do seu corpo.

Comportamento

5 passos para esquecer um ex de uma forma saudável

Estes são os conselhos de uma psicóloga.