RoyalCanin-460x699px.jpg

As cataratas são uma doença que origina uma opacidade da lente do olho e que é muito comum em cães com mais de 10 anos de idade. À medida que a catarata se vai formando o cão vai perdendo acuidade visual e, se as cataratas afetarem os dois olhos, o cão pode ficar praticamente cego.

A catarata surge porque a lente do olho, localizada atrás da iris, está em constante desenvolvimento, produzindo novas células que são depositadas na superfície do olho, sem que as células antigas sejam removidas. Ao longo do tempo, a estrutura da lente torna-se mais densa e pode, eventualmente, perder a transparência, o olho do cão vai ficando com uma tonalidade azulada e a visão vai-se deteriorando.

Existem algumas doenças que podem predispor ao aparecimento de cataratas. Nos cães que têm diabetes mellitus a opacidade da lente deve-se ao excesso de açúcar no sangue e, nestes casos, o aparecimento das cataratas pode ocorrer em apenas algumas semanas.

Tal como muitas outras doenças degenerativas, as cataratas são uma consequência do ataque constante dos radicais livres que provocam reações em cadeia que iniciam um processo de oxidação celular, originando o envelhecimento das células. A produção destes componentes aumenta com a idade.

A incorporação de nutrientes com ação antioxidantes na alimentação diária do seu cão pode ajudar a melhorar a reação do organismo contra a ação dos radicais livres, prevenindo a deterioração das células. As vitaminas E e C, os polifenóis da uva e do chá verde, a taurina e a luteína são exemplos de antioxidantes. A luteína é um pigmento natural que se encontra na retina e no cristalino do olho.

Uma vez formadas as cataratas podem ser tratadas cirurgicamente. Peça ao seu médico veterinário para verificar a capacidade visual do seu animal. Quando a cirurgia é efetuada numa fase inicial da doença, a probabilidade de obter um bom resultado é de 80%. Quanto mais jovem for o animal, maior é a taxa de sucesso.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com . Vamos procurar responder à sua questão.

 

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: gatos obesos, o que fazer?

Nos últimos tempos o meu gato engordou 1,5kg e está muito menos brincalhão devido ao excesso de peso. Será que me podem dar algumas dicas para o ajudar a perder peso de uma forma saudável?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados de saúde para gatos maduros

"O meu Kiki está connosco há 13 anos, sempre cheio de saúde, mas agora já vou notando que tem alguns problemas por causa da idade. Queria saber que cuidados posso ter com ele para que se mantenha jovem por mais tempo."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: quando os cães roem tudo lá em casa

" Tenho um cachorro com 4 meses mais ou menos. É muito meigo e limpinho mas tem um problema, rói tudo o que apanha à frente. Já tentei de tudo, mas ele não perde a ideia. Já não sei o que hei-de fazer. Alguma dica?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: proteger os rins do gato

Tenho um gato com 10 anos que ainda parece muito jovem, mas sei que já está a ficar velhote e por isso tenho receio que venha a ter problemas nos rins. O que posso fazer para proteger os rins do meu gato?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Alimentos húmidos são bons para os gatos?

"O meu gato adora alimentos húmidos, mas tenho receio de lhe dar estes alimentos porque ouvi dizer que fazem mal aos animais. Será que devo deixar de dar?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: a melhor alimentação para cães maduros

"O meu cão fez este ano 13 anos e nos últimos tempos tem manifestado algumas alterações comportamentais que penso estarem relacionadas com o aumento da idade. Será que existe alguma forma de o ajudar a manter-se “jovem”?"

Mais no portal

Moda

Estas saias prometem fazer furor nas estações quentes

Apresentamos-lhe seis modelos que são ótimos investimentos tanto para a primavera como para o verão de 2021.

Lifestyle

Vamos falar sobre os deliciosos tacos japoneses do FishFish Sushi?

Às quartas-feiras, na compra de três tacos, o restaurante oferece um quarto. Uma oferta literalmente irresistível!

Body Shaper

O derradeiro plano para declarar guerra à celulite e à retenção de líquidos

O novo episódio da rubrica Body Shaper traz-lhe um plano de ataque, sublinhe-se, só com dicas caseiras.

Diz Quem Sabe

Questões a ponderar antes de avançar com uma mudança na vida profissional

A coach Lúcia Palma deixa alguns pontos a ter em conta antes de efetuar qualquer mudança neste campo.

Saúde

Os reajustes necessários para perder peso depois dos 40

Aconselhados por uma especialista.

Beleza

Base demasiado clara? Este truque do TikTok ajuda a resolver o problema

É bastante simples e económico.

Moda

Duvidamos que haja um vestido mais prático do que este

É só vestir e sair porta fora, sem pensar muito no styling.

Comportamento

Os 10 pilares de relacionamentos saudáveis

De acordo com um perito em relações amorosas, existem 10 alicerces de uma parceria que tendem a ser subestimados.

Celebridades

Ex-mulher de Travis Barker alega que o músico teve um caso com Kim Kardashian

Barker é o novo namorado de Kourtney Kardashian.

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardenia, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Comportamento

Como ser mais vulnerável num relacionamento (mesmo que isso a assuste)

O medo da rejeição faz-nos levantar a guarda e, por conseguinte, perdemos coisas boas como a intimidade e a conexão.

Diz Quem Sabe

O couro cabeludo também precisa de proteção solar

O Dr. Carlos Portinha, coordenador Clínico do Grupo Inspary, explica que o cancro da pele pode ser uma das consequências da exposição do couro cabeludo aos raios solares.