RoyalCanin-460x699px.jpg

Controle o entusiasmo das crianças

De uma maneira geral, as crianças têm tendência a afagar excessivamente o novo amigo, mostrando uma grande excitação, tocando-o e puxando-o pela cauda. Um gato adulto sabe perfeitamente como evitar as crianças quando não quer ser perturbado, mas um gatinho não o consegue fazer! Deverá explicar à sua filha que o gatinho não é um brinquedo, que precisa de muitas horas de sono e que é absolutamente proibido acordá-lo para brincar. De início, será mais prudente, sobretudo se for ainda pequena, impedir que brinque com o gatinho na sua ausência de forma a evitar que o animal a arranhe ou magoe.

O relacionamento com outros animais

É inútil tentar habituar o gatinho a roedores ou a aves, cuja coabitação é praticamente impossível. Com outros animais, a apresentação deverá ser feita sob vigilância e de forma progressiva. Uma má integração que desenvolva um sentimento de frustração e/ou ciúmes poderá levar à fuga temporária do antigo residente.

Um cão bem socializado aceitará o gatinho com facilidade. Alguns cães adultos poderão ser menos tolerantes, mas uma ligeira arranhadela do gatinho rapidamente fará regredir esta agressividade e a integração processar-se-á, geralmente, de forma rápida e sem problemas.

Um gato adulto tolera com alguma dificuldade a chegada de um gatinho ao seu território. Manifestará o seu desagrado através de comportamentos ameaçadores, pois não aceita que os seus hábitos sejam perturbados. A aceitação total poderá demorar alguns meses.

Conselhos para facilitar o bom relacionamento entre animais

  • Mantenha os privilégios do animal residente (cão ou gato) durante os primeiros dias;
  • Tranquilize-o no seu próprio território;
  • Isole o gatinho, para que este explore a casa de forma progressiva e evite esconder-se sob os móveis;
  • Limpe as secreções faciais do gatinho com um pano e esfregue-o nos rodapés das outras zonas da casa para que o antigo residente se vá habituando ao odor do recém-chegado.

Trate o seu gatinho com cuidado

O gatinho é, ainda, muito frágil. Qualquer gesto brusco ou mais violento poderá assustá-lo.

A melhor forma de o deslocar de um lado para o outro é colocar uma mão bem aberta sob o seu abdómen e a outra sob a parte posterior do corpo, no caso das raças maiores. Puxá-lo pela cauda, agarrá-lo pela cabeça ou passar ambas as mãos sob as suas patas dianteiras são atitudes incorretas que devem ser evitadas.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com . Vamos procurar responder à sua questão.

 

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: proteger os rins do gato

Tenho um gato com 10 anos que ainda parece muito jovem, mas sei que já está a ficar velhote e por isso tenho receio que venha a ter problemas nos rins. O que posso fazer para proteger os rins do meu gato?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Alimentos húmidos são bons para os gatos?

"O meu gato adora alimentos húmidos, mas tenho receio de lhe dar estes alimentos porque ouvi dizer que fazem mal aos animais. Será que devo deixar de dar?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados de saúde para gatos maduros

"O meu Kiki está connosco há 13 anos, sempre cheio de saúde, mas agora já vou notando que tem alguns problemas por causa da idade. Queria saber que cuidados posso ter com ele para que se mantenha jovem por mais tempo."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas de visão nos cães

" Nos últimos tempos o meu cão está a ver pior e tem a vista embaciada. Será possível ter cataratas? O que posso fazer para prevenir este problema?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: quando os cães roem tudo lá em casa

" Tenho um cachorro com 4 meses mais ou menos. É muito meigo e limpinho mas tem um problema, rói tudo o que apanha à frente. Já tentei de tudo, mas ele não perde a ideia. Já não sei o que hei-de fazer. Alguma dica?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: a melhor alimentação para cães maduros

"O meu cão fez este ano 13 anos e nos últimos tempos tem manifestado algumas alterações comportamentais que penso estarem relacionadas com o aumento da idade. Será que existe alguma forma de o ajudar a manter-se “jovem”?"

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.