RoyalCanin-460x699px.jpg

Parabéns! Um cão é sempre um excelente companheiro e estamos certos que o seu novo amigo de 4 patas lhe trará muitas alegrias.

Antes de proceder à adoção tente descobrir se a personalidade do cão é compatível com o seu modo de vida, para tal precisa de fazer algumas questões: Qual é a idade do cão? Qual é o seu estilo de vida? Como é o comportamento do cão e se tem receio de alguma coisa? Como é que reage perto de crianças, outros animais ou em ambientes diferentes do habitual? Se vai precisar de se ausentar tente também saber se o cão está habituado a ficar sozinho.

Antes de tomar a decisão final tente visitar o cão várias vezes. Leve-o a passear fora do ambiente habitual e, se possível, leve-o de carro para um passeio e observe o seu comportamento perante circunstâncias desconhecidas.

Quando o levar para casa tenha cuidado com os mimos em excesso!A maioria das pessoas tem pena dos cães que estão para adoção; no fundo muitos destes animais não têm histórias de vida fáceis e os novos donos querem ajudá-los a sentirem-se confortáveis na sua nova casa. Isto significa que “estragam” os cães com mimos, o que pode originar maus hábitos e problemas no futuro. Não deixe que o cão faça coisas que não quer que ele volte a repetir no futuro. Quando levar o seu cão para a nova casa ele deve compreender de imediato como é que o dono espera que se comporte.

Durante os primeiros dias, tente não intervir demasiado (a sua família deve fazer o mesmo). Dê ao seu cão a oportunidade de se familiarizar com a nova casa e os novos donos. Quando o cão vem ter consigo evite a hiperexcitação e se não lhe puder dar atenção não hesite em mostrar-lhe.

Vigie o seu cão. Não o deixe sozinho num jardim se o mesmo não estiver bem vedado. Nunca deixe o cão brincar com crianças se não conseguir estar por perto para controlar a brincadeira.

Quando o cão souber como é que se deve comportar em casa, pode começar a ensiná-lo a comportar-se corretamente quando o tem de levar à rua. No início, evite passeá-lo sem trela para evitar que fuja.

Os cães adoram rotinas, por isso, é importante definir alguns rituais diários, como por exemplo ir passear à rua em horários regulares, colocar o peitoral antes de ir à rua, fazer com que o cão se sente e permaneça calmo antes de comer e antes da escovagem, etc. Se deixar o cão sozinho, não permita que fique demasiado excitado antes de sair. Saia de casa sem falar com o cão e mantenha-se indiferente quando regressar.

Se o seu cão manifestar comportamentos indesejáveis corrija as atitudes incorretas de forma rápida e sistemática. Se não prestar atenção a estes pequenos sinais, a situação tende a agravar. 

Conselhos particularmente importantes para cães adultos: seja consistente para evitar problemas comportamentais. Para o bem-estar psicológico do seu cão certifique-se que não altera regularmente as rotinas previamente estabelecidas. O seu cão precisa de confiar no dono.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com . Vamos procurar responder à sua questão.

 

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas dos gatos mais velhos

"O meu gato tem 12 anos e nos últimos tempos tem estado menos ativo e com dificuldade em saltar. Será que tem algum problema nas articulações?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: a melhor alimentação para cães maduros

"O meu cão fez este ano 13 anos e nos últimos tempos tem manifestado algumas alterações comportamentais que penso estarem relacionadas com o aumento da idade. Será que existe alguma forma de o ajudar a manter-se “jovem”?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas de visão nos cães

" Nos últimos tempos o meu cão está a ver pior e tem a vista embaciada. Será possível ter cataratas? O que posso fazer para prevenir este problema?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: proteger os rins do gato

Tenho um gato com 10 anos que ainda parece muito jovem, mas sei que já está a ficar velhote e por isso tenho receio que venha a ter problemas nos rins. O que posso fazer para proteger os rins do meu gato?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados de saúde para gatos maduros

"O meu Kiki está connosco há 13 anos, sempre cheio de saúde, mas agora já vou notando que tem alguns problemas por causa da idade. Queria saber que cuidados posso ter com ele para que se mantenha jovem por mais tempo."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas de apetite em gatos seniores

" Ando muito preocupada com o meu gato. Tenho-o há 14 anos e ele sempre foi um bocado esquisito para comer, mas ia comendo. Ultimamente ponho-lhe a comida e ele não come quase nada. Até já experimentei vários sabores, mas ele só lambisca. Há alguma coisa que eu possa fazer?"

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.