RoyalCanin-460x699px.jpg
A dilatação-torção do estômago é uma síndrome caracterizada pela dilatação aguda do estômago do cão, por vezes seguida de torção de 90º a 360º. Se o esvaziamento gástrico não se processar normalmente, a dilatação do estômago pode ser seguida de uma rotação, associada a uma relativa lassidão dos ligamentos de fixação deste órgão ao abdómen.

Ocorre uma perturbação ao nível da circulação sanguínea local, uma diminuição da pressão arterial, bem como a rápida instalação do estado de choque. Esta situação agrava-se pela acumulação de gases resultantes da fermentação do conteúdo gástrico, pela libertação de toxinas produzidas por alguns órgãos e, ainda, pelo ar ingerido junto com o alimento ou durante as tentativas infrutíferas de vómito. Esta patologia é uma verdadeira emergência veterinária, sendo que se não se realizar uma intervenção cirúrgica atempadamente as consequências são, frequentemente, fatais. A cirurgia realizada designa-se gastropexia e consiste na sutura do estômago à parede abdominal. Esta cirurgia é também realizada de forma preventiva, para evitar a síndrome de torção de estômago.

Como ocorre a torção?
O estômago duplica facilmente o seu volume. Em cerca de 1/3 dos casos, a dilatação provoca distensão do abdómen.
O estômago dilatado é arrastado pelo próprio peso e faz rotação no sentido dos ponteiros do relógio. A maioria das torções não atinge níveis superiores a 180º.

Quais são os sintomas?
Os primeiros sintomas incluem agitação, tentativa de vómito e salivação abundante, podendo surgir na sequência de uma refeição abundante antes ou depois de uma atividade física intensa.

Quais são as principais causas?
As causas precisas para a ocorrência desta síndrome ainda não estão bem definidas, mas foram identificados diversos fatores predisponentes. A ingestão de um grande volume de alimento, numa única refeição, uma velocidade de ingestão excessivamente rápida e croquetes com dimensões muito pequenas, são fatores de ordem alimentar que favorecem a dilatação-torção do estômago. O stress relacionado com o meio ambiente e a ingestão de uma grande quantidade de ar (aerofagia) podem também potencializar o risco, assim como a realização de exercício intenso ou ingestão de uma grande quantidade de água após a refeição.

A síndrome de dilatação-torção do estômago é observada com maior frequência em cães de raças grandes e com uma caixa torácica profunda, tal como o Rottweiler, uma vez que o estômago está mais livre no abdómen e movimenta-se mais facilmente. Os machos com mais de 2 anos, sobretudo se possuírem um temperamento ansioso, são um grupo em maior risco.

 
Como se pode prevenir?
A prevenção desta síndrome pode ser feita cumprindo algumas regras alimentares, das quais se destacam:

·         Dividir a dosagem diária do alimento em 2-3 refeições;
·         Administrar croquetes com maiores dimensões, com forma e textura adaptadas, para promover a mastigação e reduzir a velocidade de ingestão;
·         Escolher um alimento com elevada densidade energética, o que permite diminuir o volume da refeição e evitar a sobrecarga gástrica;
·         Disponibilizar água em pequenas quantidades, mas diversas vezes por dia;
·         Evitar distribuir o alimento imediatamente antes de sair, de forma a poder vigiar a digestão do animal;
·         Evitar a competição com outros cães durante as refeições;
·         Colocar o comedouro um pouco acima do nível do chão, evitando colocá-lo num local demasiado elevado;
·         Evitar qualquer situação de stress inútil antes, durante e após a refeição do animal.

Em relação ao exercício, este não deve ser realizado após a refeição, devendo esperar pelo menos três horas para que ocorra o esvaziamento do estômago. Durante o exercício devem disponibilizar-se apenas pequenas quantidades de água.


O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: adotar um cão adulto

Boa tarde, vou adotar um cão já adulto e gostava de saber se há alguns cuidados especiais que deva ter em consideração.

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas de apetite em gatos seniores

" Ando muito preocupada com o meu gato. Tenho-o há 14 anos e ele sempre foi um bocado esquisito para comer, mas ia comendo. Ultimamente ponho-lhe a comida e ele não come quase nada. Até já experimentei vários sabores, mas ele só lambisca. Há alguma coisa que eu possa fazer?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas de visão nos cães

" Nos últimos tempos o meu cão está a ver pior e tem a vista embaciada. Será possível ter cataratas? O que posso fazer para prevenir este problema?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados de saúde para gatos maduros

"O meu Kiki está connosco há 13 anos, sempre cheio de saúde, mas agora já vou notando que tem alguns problemas por causa da idade. Queria saber que cuidados posso ter com ele para que se mantenha jovem por mais tempo."

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.