RoyalCanin-460x699px.jpg

Em casa, sem nos apercebermos, existe uma grande variedade de produtos tóxicos para os gatos que podem provocar problemas de saúde graves. É extremamente importante reconhecer quais os potenciais perigos que temos em casa para conseguirmos prevenir eventuais intoxicações.

 Produtos domésticos que podem ser tóxicos para o gato


– Na cozinha, tome atenção ao local onde deixa ficar os produtos de limpeza: estes produtos são normalmente corrosivos e podem provocar envenenamentos fatais. Entre os produtos mais perigosos para os gatos encontram-se os branqueadores, a soda cáustica e certos detergentes da roupa e da louça.


– Na garagem, certifique-se que os produtos à base de petróleo estão convenientemente guardados num local a que o gato não tem acesso. Entre os produtos mais perigosos destacam-se o óleo do motor, os anticongelantes e as baterias.


– Os pesticidas são a causa mais frequente de envenenamento. No jardim, tenha cuidado com o local onde deixa estes potenciais produtos tóxicos. Os riscos estão, normalmente, indicados na embalagem.

 

Plantas que podem ser tóxicas para o gato

O gato pode ser envenenado pela ingestão de plantas ornamentais que podem existir em casa ou no jardim.

As árvores decorativas

O látex secretado pelas folhas ou caules das plantas de borracha é perigoso para o gato. As Dieffenbachia philodendron e ficus são particularmente perigosas. A Iúca também pode causar problemas de saúde.

Os lírios

Os lírios são atraentes para os gatos, mas todas as partes destas plantas (até mesmo o pólen) são altamente tóxicas. Tenha o cuidado de posicionar os vasos em locais inacessíveis ao seu gato.

Azáleas, rododendros, lírio do vale

Os gatos são a espécie mais predisposta a envenenamentos por lírio do vale. A ingestão de apenas uma pequena quantidade desta planta causa ferimentos na boca e perturbações digestivas. Para os gatos que ingerem grandes quantidades, existe um elevado risco de problemas cardíacos.

Japanese cycads e planta “sirocco”

As cycads são muito utilizadas como plantas ornamentais na Europa. A percentagem de gatos que morrem envenenados com estas plantas é de cerca de 50%, principalmente devido a um problema no fígado.

A planta vendida com a designação “sirocco” é uma erva originária da Nova Zelândia, que cresce até aos 80 cm de altura e cuja folhagem fica vermelha no final do verão. É normalmente plantada no exterior, mas é perigosa para o gato, pois tem folhas aguçadas que podem facilmente ficar espetadas na sua garganta.

Medicamentos tóxicos para o gato

Todos os medicamentos podem ser perigosos para o seu gato. Nunca os deixe ao alcance do gato e não lhe dê qualquer medicamento sem consultar o médico veterinário. Depois dos pesticidas, os medicamentos são a segunda causa mais frequente de envenenamento. Entre os medicamentos mais tóxicos para gatos estão os neurolépticos (sedativos, antidepressivos, etc.), os anti-inflamatórios (Aspirina®, Ibuprofeno, etc.) e os fármacos para o coração. Atenção! O paracetamol (Ben-u-ron®) é extremamente perigoso para os gatos.

Os desparasitantes para cães podem ser tóxicos para gatos: este é o caso, por exemplo, dos produtos contra as pulgas que contêm permetrina, que é um veneno para gatos.

O que fazer em caso de intoxicação

Se o seu gato ingeriu um produto tóxico ou apresenta sinais de envenenamento, contacte imediatamente o seu médico veterinário. Se possível, indique-lhe o nome completo do produto, a quantidade absorvida e quando aconteceu o acidente. Não tente fazer o seu gato vomitar e não lhe dê leite, pois pode piorar a situação.

Leve o seu gato à clínica veterinária com a maior brevidade possível. Se conseguir identificar o produto tóxico, leve-o na embalagem original.

Se não souber o que o seu gato ingeriu e ele começar a vomitar, tente apanhar o que ele expeliu no vómito para um saco limpo. Isto pode ajudar a identificar o produto tóxico.

 No caso de contacto da pele com um produto tóxico, deve lavar rapidamente o seu gato com água e sabão. Não se esqueça de calçar luvas. A lavagem deve prevenir a absorção do produto e impedir que o gato o ingira quando se lambe. Não esfregue a pele do seu gato, pois isto pode facilitar a penetração do produto. Enxague abundantemente e repita a operação as vezes que forem necessárias.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

Inês Barbosa, médica veterinária e formadora

Departamento de Comunicação Royal Canin (Portugal)

 

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.