RoyalCanin-460x699px.jpg

A esterilização elimina os principais problemas clínicos passíveis de afetar o sistema reprodutor, reduz o risco de alguns tumores e de doenças contagiosas, e diminui o risco de acidentes. Por este motivo, a esperança de vida dos cães e cadelas esterilizados duplica!

Por outro lado, a esterilização evita ninhadas indesejadas e permite controlar as populações de cães errantes. Comporta, também, a enorme vantagem de suprimir os comportamentos sexuais tanto do cão como da cadela, que constituem uma fonte de problemas para os donos.

Estes são alguns dos motivos que levam um dono a tomar a decisão de esterilizar o seu cão ou cadela. Possivelmente, terão sido também os seus.

A esterilização tem, portanto, benefícios indiscutíveis em termos de saúd e comportamento do animal, mas predispõe para a obesidade. Este risco está claramente identificado, sendo facilmente evitável.

Adaptar a alimentação

Após a esterilização, verifica-se um aumento do apetite. Por este motivo, a esterilização predispõe a um aumento de peso rápido e significativo.

É essencial adaptar a alimentação dos cães esterilizados às suas novas necessidades nutricionais evitando, assim, um eventual aumento de peso.

É frequente os donos perguntarem se podem simplesmente reduzir a quantidade do alimento habitual. A resposta é não! Estes alimentos não proporcionam uma sensação de saciedade ao animal, que terá tendência para solicitar constantemente mais alimentos.

O alimento Neutered Junior, disponível em clínicas veterinárias,  ajuda a controlar o apetite, graças a um elevado teor de fibras que favorece a sensação de saciedade. O reduzido teor calórico deste alimento e o enriquecimento com L-carnitina ajudam a manter o peso ideal do cachorro após a esterilização. O elevado teor de proteína ajuda a manter a massa muscular.

Aos 12 meses, deverá fazer a transição gradual para o alimento Beagle Adult, um alimento que satisfaz as necessidades nutricionais específicas dos cães de raça Beagle, pois tem em consideração todas as suas sensibilidades particulares, e que também é adaptado para cães esterilizados.

 Respeitar a dose diária de alimento recomendada

A dose diária de alimento deve ser adaptada às necessidades energéticas do seu cachorro, que diminuem após a esterilização. Não deve estimar as quantidades de alimento que vai oferecer ao seu Beagle: é muito importante pesar a dose recomendada que vem indicada no verso da embalagem. Nunca administre biscoitos nem sobras de refeições. O alimento utilizado como recompensa deve, obrigatoriamente, ser deduzido à dose diária recomendada. 

 Promover a prática regular de exercício físico

A vida urbana limita a possibilidade do cão realizar exercício: o dono está ocupado com o trabalho, o número de espaços verdes é reduzido, os cães têm de ser passeados com trela… No entanto, os passeios ou jogos são imprescindíveis para promover a manutenção do peso ideal do seu Beagle.

 A escolha de um alimento adaptado ao cão esterilizado contribui, não só para a prevenção de inúmeras doenças, como também para o aumento da sua esperança de vida e do seu bem-estar.

 O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

 


Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Cuidados especiais com o estômago de Rottweilers

"Quando comprei o meu Rottweiler, o criador disse-me para ter cuidado com a dilatação e torção do estômago. Andei a fazer algumas pesquisas sobre este assunto, mas não fiquei totalmente esclarecido. Gostava de saber a vossa opinião de como posso prevenir esta situação."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados a ter para evitar intoxicações com os gatos

"Vou acolher um gatinho e tenho algum receio de ter em casa alguma planta ou outro produto tóxico que possa prejudicar a sua saúde. Conseguem-me dizer quais os cuidados que tenho de ter para evitar uma intoxicação?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas articulares nos cães

"Tenho uma cadela Golden que faz para o próximo mês 10 anos. Ela começa agora a ter dificuldade nas patas traseiras para se levantar e já vê mal, normalmente come comida Royal Canin para goldens, devo continuar a dar esta comida ou sugere outra?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: adotar um cão adulto

Boa tarde, vou adotar um cão já adulto e gostava de saber se há alguns cuidados especiais que deva ter em consideração.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.