RoyalCanin-460x699px.jpg

A doença renal crónica (DRC) é uma doença frequente em gatos maturos (1 em cada 3 gatos com mais de 12 anos sofre de doença renal crónica) e ocorre quando os rins perdem a capacidade para realizar as suas funções, provocando uma acumulação de substâncias nocivas no organismo e um desequilíbrio das concentrações de minerais no sangue.

A DRC é uma doença progressiva e irreversível. A recuperação total da função renal torna-se impossível. No entanto, hoje em dia, é possível limitar consideravelmente a progressão desta doença e melhorar a qualidade de vida dos animais, através de um alimento adaptado. Foi comprovado que uma alimentação adequada ajuda a atrasar a progressão da doença e, por conseguinte, aumenta a esperança de vida dos animais afetados.

A chave para um tratamento de sucesso passa por um alimento que combine:

• Baixo teor em fósforo

• Quantidade adequada de proteína de elevada qualidade

• Suplementação com ácidos gordos essenciais Ómega 3

• Elevada concentração de energia para compensar a perda de apetite

• Elevada palatabilidade para assegurar a ingestão alimentar

À medida que a doença evolui é frequente os gatos com DRC terem perda de apetite. A leitora nada nos refere acerca do apetite da sua gata, mas sabemos que este é um dos sintomas com o qual se poderá deparar daqui a algum tempo. A perda de apetite está relacionada com a acumulação de substâncias nocivas que não são eliminadas de forma eficaz pelo rim e que possuem uma ação irritante sobre o sistema digestivo, dando origem a náuseas e a alterações digestivas. Em muitos casos, a perda de apetite pode representar o início do agravamento da condição clínica do gato, pelo que é muito importante minimizar esta situação.

No gato (e no cão), a escolha de um alimento é influenciada em primeiro lugar pelo olfato. Assim, é muito fácil perceber que o odor de um alimento Renal é um fator crítico de sucesso no tratamento de gatos com doença renal crónica.

Para conseguir promover a aceitação de uma dieta renal pelo gato com DRC, é importante dar-lhe a possibilidade de escolher um alimento que satisfaça a sua preferência individual, que se altera à medida que a doença evolui. A pensar nesta questão, a Royal Canin desenvolveu a gama de alimentos RENAL que permite oferecer ao gato com DRC uma ampla variedade de aromas e de texturas que asseguram uma elevada apetência estimulando, assim, o consumo espontâneo de alimento.

Para gatos com doença renal crónica, a Royal Canin dispõe de 3 alimentos secos (RENAL, RENAL Special e Renal Select) e 4 alimentos húmidos com diferentes aromas e texturas que satisfazem as preferências alimentares dos gatos com doença renal e ajudam a suportar a função renal. Para mais informações sobre estes alimentos sugerimos que visite o website da Royal Canin Portugal através do link

http://www.royalcanin.pt/produtos/produtos-vet/veterinary-diet-feline/renal

Os benefícios de uma dieta RENAL dependem da sua utilização exclusiva e numa base contínua, sendo fundamental garantir que uma vez iniciada, não ocorrem interrupções ou mudanças de alimentação. Deverá ter em atenção que quando queremos oferecer ao animal um alimento novo (neste caso o alimento RENAL) temos de o introduzir de forma gradual, ao longo de 7 a 10 dias, para evitar a recusa alimentar e alterações gastrointestinais.

Os animais com doença renal devem ser acompanhados de forma regular pelo médico veterinário para uma monitorização da evolução da doença e uma adaptação da prescrição de acordo com o seu estado clínico.

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

 

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: Cuidados especiais com o estômago de Rottweilers

"Quando comprei o meu Rottweiler, o criador disse-me para ter cuidado com a dilatação e torção do estômago. Andei a fazer algumas pesquisas sobre este assunto, mas não fiquei totalmente esclarecido. Gostava de saber a vossa opinião de como posso prevenir esta situação."

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: alimentação de cadelas esterilizadas

Gostaria de obter algumas informações sobre como proceder com a minha cadelinha Beagle de quase 6 meses. Ela foi esterilizada e gostaria de saber mais sobre a alimentação que devo dar e quantidades?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas articulares nos cães

"Tenho uma cadela Golden que faz para o próximo mês 10 anos. Ela começa agora a ter dificuldade nas patas traseiras para se levantar e já vê mal, normalmente come comida Royal Canin para goldens, devo continuar a dar esta comida ou sugere outra?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: adotar um cão adulto

Boa tarde, vou adotar um cão já adulto e gostava de saber se há alguns cuidados especiais que deva ter em consideração.

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados a ter para evitar intoxicações com os gatos

"Vou acolher um gatinho e tenho algum receio de ter em casa alguma planta ou outro produto tóxico que possa prejudicar a sua saúde. Conseguem-me dizer quais os cuidados que tenho de ter para evitar uma intoxicação?"

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.