RoyalCanin-460x699px.jpg

O cálcio é um mineral essencial na dieta do seu cachorro, pois contribui para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes. De facto, 99% do cálcio do organismo concentra-se nos ossos. Uma ingestão insuficiente deste mineral pode originar uma mineralização incorreta do esqueleto. Por este motivo, é fundamental que o seu cachorro receba uma quantidade suficiente de cálcio durante a fase de crescimento. No entanto, não é apenas o défice de cálcio que pode causar problemas, o excesso deste mineral também pode ser prejudicial para o cachorro.

 Nas raças com orelhas eretas (como por exemplo o Pastor Alemão) é frequente pensar-se que um suplemento de cálcio faz com que as orelhas do cachorro se ergam. Fisiologicamente é impossível que o cálcio ajude a erguer as orelhas: estas são compostas por cartilagem, tecido não calcificado e que não retém o cálcio. As orelhas não são ossos!

Nestas raças pode ocorrer a apresentação pendente das orelhas entre os quatro e seis meses de idade. Esta situação corresponde a um pico de crescimento e ocorre, geralmente, durante a fase de substituição dos dentes de leite. Se as orelhas do seu cachorro estiverem pendentes, não se preocupe e seja paciente.

 O fornecimento de cálcio, ou de qualquer outro mineral ou suplemento vitamínico, pode dar origem a perturbações graves, por isso, deve ficar reservado apenas para os casos em que há uma recomendação médico-veterinária.

 Os perigos do excesso de cálcio

Ao contrário dos cães adultos, que podem adaptar a quantidade de cálcio que o organismo absorve de acordo com as suas necessidades, os cachorros absorvem o cálcio fornecido através da alimentação de forma passiva, o que significa que quanto mais cálcio dermos ao cachorro mais o seu organismo vai absorver.

O excesso de cálcio pode provocar deformações no esqueleto dos cães em crescimento, uma vez que um teor elevado de cálcio interfere com o desenvolvimento ósseo.

 A importância dos alimentos industriais de elevada qualidade

Os alimentos industriais completos de elevada qualidade, adaptados à idade e à raça ou ao tamanho do cachorro, possuem teores de protetores articulares (condroitina e glucosamina) e de cálcio perfeitamente equilibrados e têm em consideração as necessidades específicas do crescimento e as sensibilidades decorrentes da raça ou do tamanho do cachorro.

 A Royal Canin disponibiliza um alimento específico para os cachorros de raça Pastor Alemão, que tem em consideração as características e particularidades desta raça e satisfaz todas as suas necessidades nutricionais específicas.

O alimento German Shepherd Junior da Royal Canin contém um teor adaptado de condroitina e glucosamina que ajuda a suportar a saúde das articulações do cachorro e o teor necessário de cálcio e de fósforo para contribuir para o correto desenvolvimento ósseo.

 

Para mais informações sobre este alimento sugerimos que visite o website da Royal Canin Portugal através do link

http://www.royalcanin.pt/produtos/produtos-de-cao/breed-health-nutrition/german-shepherd-junior

O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.

 

Relacionados

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: cuidados a ter para evitar intoxicações com os gatos

"Vou acolher um gatinho e tenho algum receio de ter em casa alguma planta ou outro produto tóxico que possa prejudicar a sua saúde. Conseguem-me dizer quais os cuidados que tenho de ter para evitar uma intoxicação?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: gatos com problemas de rins

Procuro dicas de alimentação saudável para a Linda, minha gata que completou 13 anos. Há 2 semanas ela começou com problema nos rins. Ficou internada e fez fluidoterapia. Agora já está em casa em recuperação. Qual o tipo de ração que me aconselham dar daqui para frente, tendo em consideração esta alteração renal?

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: problemas articulares nos cães

"Tenho uma cadela Golden que faz para o próximo mês 10 anos. Ela começa agora a ter dificuldade nas patas traseiras para se levantar e já vê mal, normalmente come comida Royal Canin para goldens, devo continuar a dar esta comida ou sugere outra?"

Lifestyle

Espaço Nutrição-Saúde para Gatos e Cães: alimentação de cadelas esterilizadas

Gostaria de obter algumas informações sobre como proceder com a minha cadelinha Beagle de quase 6 meses. Ela foi esterilizada e gostaria de saber mais sobre a alimentação que devo dar e quantidades?

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.