Still Sniper Americano 1 (1)jpg

Courtesy of Warner Bros. Pictures

Aos 40 anos já leva três nomeações para os óscares na bagagem. Primeiro foi ‘Guia para um Final Feliz’, em 2012, depois ‘Golpada Americana’, um dos protagonistas da edição dos Óscares e Globos de Ouro, o ano passado. Na passada quinta-feira soube que estava nomeado para a estatueta dourada de melhor ator, por ‘ American Sniper’, um filme que tem estreia marcada entre nós para a próxima quinta-feira, 22 de janeiro e que, para além dessa categoria, conseguiu nomeações para melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor filme.

Cooper interpreta o papel de Chris Kyle, um atirador furtivo cujas aptidões fizeram dele um herói nos campos de batalha do Iraque. Kyle foi Comando Naval de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos (SEAL), e tem pelo menos 160 mortes confirmadas no currículo de atirador, o maior número na história militar dos EUA. Conseguiu salvar as vidas de muitos camaradas de armas, conquistando a alcunha de ‘Lenda’ graças à divulgação das suas histórias de coragem e mítica precisão. Histórias essas que o inimigo também conhecia bem, pondo-lhe a cabeça a prémio. 

Mas esta é também a história pessoal e familiar de um homem que lutou para ser um bom pai e um bom marido no regresso a casa e a uma suposta ‘normalidade’, mas que acaba por aperceber-se que, no regresso das suas quatro pesadas missões no Iraque, também trouxe o peso e as marcas da guerra consigo.

Sobre o filme, Bradley, que também é um dos produtores, afirmou em entrevista à CNN: “Conhecemos alguns veteranos antes de começarmos a filmar. Em qualquer situação traumática, saber que não estamos sozinhos já é terapêutico. E nós quisemos fazer um filme que fosse autêntico, para que as pessoas que passaram por isto ou que estão a passar, não se sintam sozinhas. Mas talvez mais importante seja educar as outras pessoas, que não têm ligações ao Exército, para aqueles que são os dilemas dos soldados americanos e das suas famílias.”

O filme é realizado por Clint Eastwood e baseado na autobiografia de Chris Kyle, que morreu tragicamente em 2013, baleado por outro soldado que estaria a ajudar por causa do stress pós-traumático. A atriz Sienna Miller – que também podemos ver noutro filme agora em cartaz, ‘Foxcatcher’ – interpreta o papel da viúva de Kyle, Taya.

Este é também um regresso de Eastwood às nomeações para o Óscar de melhor realizador, depois de ter conquistado a estatueta nesta categoria por ‘Imperdoável’ (1992) e ‘Million Dollar Baby’ (2004) – é a única pessoa na história daqueles prémios a ter sido nomeada duas vezes para um Óscar de melhor ator e melhor realizador pelo mesmo filme. 

Agora é esperar por 22 de fevereiro para saber se algum dos dois, Cooper e Eastwood, leva o ambicionado homenzinho dourado para casa.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Celebridades

Bradley Cooper como nunca o viu (mesmo)!

O actor norte-americano foi fotografado para a revista W e é uma das estrelas de Hollywood homenageada pela sua performance.

Celebridades

Bradley Cooper fala sobre passado ligado ao álcool

Num dos momentos mais altos da sua carreira, o actor Bradley Cooper relembra passado ligado ao álcool e a perda do pai.

Celebridades

Bradley Cooper orgulhoso da namorada, na Semana de Moda de Londres

O actor esteve na primeira fila do desfile da Burberry para aplaudir Suki Waterhouse.

Celebridades

Bradley Cooper quis suicidar-se durante as gravações de 'Alias -A Vingadora'

O ator norte-americano confessou numa entrevista que pensou suicidar-se durante as gravações da popular série 'Alias, - A Vingadora', em 2001.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).