Tiago Rodrigues_Sales Manager Reserve Portugal_1.jpg
O DIAGEO RESERVE WORLD CLASS™ já vai na sua sétima edição e chegou finalmente a Portugal. O objectivo é formar bartenders de Norte a Sul do país e dar a oportunidade aos profissionais portugueses da cultura do Cocktail de demonstrarem a sua criatividade e o seu talento. A ‘World Class’ é mais do que uma competição – é um programa de inspiração, formação e desenvolvimento, que engloba mais de 50 mercados e conta com mais de 15.000 bartenders participantes.

Depois da primeira fase desta competição em Portugal e de encontrados os 3 primeiros finalistas portugueses (do Porto, Lisboa e Algarve), decidimos fazer todas as perguntas a um ex-bartender e actual Sales Manager da marca Diageo Reserve – Tiago Rodrigues.


Quais as características de um bom bartender? Como se avalia?

Um bom cocktail bar é definido entre outras variantes, pelo seu staff. É aqui que um bartender tem um papel fundamental. O Bartender tem que ser um profissional que reúna uma serie de qualidades que estão interligadas. 
Para se ser uma mais valia para o local onde trabalha deve ter uma p ersonalidade forte e vincada para poder captar a atenção dos clientes e providenciar-lhes uma grande experiência e assim criar a ligação necessária com o cliente para o fidelizar. Aqui entra a segunda qualidade de um Bartender que é ser social, com dotes de comunicação acima da média podendo manter um discurso com o cliente, mantendo sempre o contacto visual. A apresentação cada vez mais é um status de afirmação dos bartenders, utilizando a maneira como se vestem e o estilo que apresentam como imagem de marca pessoal criando assim tendências para a indústria. A forma física também é uma qualidade importante, pois com os horários difíceis que têm e com todo o esforço que é pedido a cada um deles é importante ter capacidade de fazer um horário de pelo menos 8h sempre com o máximo de energia não demonstrando dificuldades em qualquer tipo de execução. Também a memória, ou seja a capacidade de memorizar todos os pedidos e preferências de cada um dos seus clientes usuais é uma qualidade muito importante visto não haver cenário pior para um bartender do que confundir todos os pedidos o que irá tornar o desenrolar do seu serviço um caos. Por fim vêm as capacidades técnicas que são cada vez mais a grande diferenciação para o desenvolvimento de um grande Bartender. 
Felizmente já existem em Portugal Bartenders que depois de um turno de 8h a trabalhar com o máximo de rapidez e eficiência, dedicam 2 a 3 horas diárias á pesquisa e desenvolvimento do seu conhecimento profissional o que fará com que estejam constantemente a procurar formas de surpreender e criar novas experiências para os seus clientes. O conhecimento profundo de todas as referências que existem no seu bar, bem como, todas as novidades e tendências de mercados mais maduros irão servir para elevar o nível do bartending neste sector e no nosso mercado e para aumentar a sua criatividade e originalidade do seu serviço.

Só existe uma forma de avaliar estes bartenders… é visitá-los e passar algumas horas com cada um deles, vê-los a por em prática os seus conhecimentos e técnicas. Só assim podemos perceber a evolução desta indústria. 

Uma vez bartender, para sempre bartender? Qual o cocktail que o define?

Sem dúvida… penso que o que é realmente difícil é conseguir chegar ao nível do que deve realmente ser um bartender. Uma vez atingido esse nível, mesmo deixando de trabalhar atrás de um bar ficamos sempre com o sentimento de pertença sempre que vemos um Bartender a trabalhar. Acaba por ser um estilo de vida, uma afirmação social que cada vez mais está a ganhar o seu espaço na nossa sociedade. 
O cocktail que melhor me define é um clássico a que gosto de dar um “twist”… Um Old Fashioned que é um cocktail que originalmente é feito com Whiskey Bulleit Bourbon, bitters e um cubo de açúcar, mas que no meu caso prefiro dar-lhe um toque pessoal e utilizar como base alcoólica o rum Zacapa 23, que irá tornar este cocktail mais quente e reconfortante.

Muitas vezes, os bartenders acabam por ser quem ouve os seus clientes, acha que podem ser considerados quase como psicólogos/terapeutas do dia-a-dia?

Claro que sim, uma das características principais de um bartender é saber ler as pessoas que se sentam no seu bar e perceber quais as necessidades de cada cliente! Podem ter um cliente eufórico que vai comemorar um feito profissional ou pessoal mas também poderão ter um cliente que está a ter um dia menos bom e que vai á procura de um local onde possa relaxar e até mesmo desabafar. Contudo o bartender tem que ter sempre presente que cada vez mais o cliente vai á procura de uma experiência única. Cada cocktail deve ter uma história a suportá-lo e deve ter um “serve” completamente distinto.

Qual a importância desta competição para Portugal e para os seus bartenders?

DIAGEO RESERVE WORLD CLASS™ pretende transformar a experiência de bebidas de luxo e a cultura do cocktail por todo o mundo. A maior e mais credível competição nesta área promete descobrir a nova geração de talentos do bartending, que definem tendências de mixologia nos melhores bares. Na sua essência, esta competição é uma plataforma global de formação internacionalmente reconhecida que eleva a arte do bartender e solidifica carreiras, culminando numa semana de competição intensiva em que é anunciado o DIAGEO RESERVE WORLD CLASS™ Bartender of the Year. 
Desde o seu lançamento em 2009, mais de 15.000 bartenders receberam formação na arte da mixologia utilizando as melhores bebidas espirituosas do portfólio Diageo Reserve. Com a colaboração de especialistas da área, parceiros e comunicação social, esta competição é reconhecida como um marco de sofisticação e distinção, tanto por bartenders como por consumidores, o que irá fazer com que o nível que encontramos no mercado português se torne mais elevado.

Acha que o mundo da mixologia é um ‘mundo de homens’? (visto que em Lisboa apenas estavam presentes concorrentes do sexo masculino, sendo o próprio júri composto só por homens) O que falta às mulheres para triunfarem nesta área? 

Não, de todo! A nossa experiência no Worldclass a nível Mundial mostra-nos que algumas bartenders estão ao mais alto nível nesta profissão. Infelizmente em Portugal ainda não conseguimos encontrar nenhuma bartender disposta a demonstrar os seus conhecimentos nesta competição, mas penso que estará para breve. Espero que nesta segunda ronda que está a começar neste mês de Fevereiro já exista pelo menos uma bartender a competir. 
Qual acha que serão as tendências para os próximos anos?

Penso que em Portugal passará muito pela cultura da mixologia, ou seja a afirmação dos bartenders através dos seus cocktails. 

O que diria a um jovem que aspira ser bartender?

Que deve observar os melhores da nossa indústria e aprender com eles, mas nuca deixar de sonhar e ter como objectivo ganhar uma competição como o World Class.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Samanta McMurray, do blogue Eat Love, em parceria com o site da ACTIVA

Todas as semanas, vamos ter uma receita de Samanta McMurray, blogger de um dos melhores food blogs da atualidade e apaixonada por fotografia.

Lifestyle

Mercantina: a verdadeira piza napolitana a descobrir em Lisboa

Para os amantes de comida italiana - e da famosa piza - há um espaço a visitar, no Centro Comercial Alvalade, em Lisboa

Lifestyle

Hotel português permite passar uma noite à 'Cinquenta Sombras de Grey'

O Hotel Infante Sagres recria o cenário das Cinquenta Sombras de Grey e oferece a oportunidade de viver uma noite como se estivesse 'dentro' do filme.

Lifestyle

Gadjets: A polémica contagem de calorias

Não há dúvidas: este é um gadget de sonho para muitos. 

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.