1 Patrícia Azinhaga a fazer chamada vídeo.jpg

Patrícia Azinhaga a fazer chamada vídeo

São 5h30 na ilha do Rei Jorge, na Antártida, 8h30 em Portugal continental. A diferença horária são escassas 3 horas, mas a distância que separa os dois pontos no globo são mais de 12 mil quilómetros. Se fosse via rádio, a chamada que Patrícia Azinhaga está a fazer poderia começar com um “Alô, alô, aqui PEPA”, o nome simplificado do projeto de cartografia geológica que Patrícia Azinhaga e Pedro Ferreira, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, estão a desenvolver nestas paragens. Por aqui, quando os investigadores saem para o terreno têm de levar um rádio para poderem comunicar com a base em caso de necessidade. O estado do tempo pode mudar de um momento para a outro e a visibilidade pode ficar extremamente reduzida com a neblina.

A ideia da chamada vídeo é “transportar os alunos para este ambiente extremo”, falar sobre a investigação científica na Antártida, o dia-a-dia nas bases científicas e sobre o que estão a fazer os geólogos portugueses na ilha. Do lado de lá, estão “28 alunos atentos e cheios de curiosidade”, nas palavras da professora. A sala de trabalho da base chilena ‘Professor Julio Escudero’ está vazia. Patrícia Azinhaga abre a janela e pega no portátil para mostrar a vista. O sol já nasceu e lá fora está tudo coberto de neve. “O dia começou de forma muito bonita”, diz Patrícia.

A Península Antártica é um dos locais do mundo onde a temperatura mais subiu em 50 anos. Por isso, muitos dos projetos de investigação em curso estão relacionados com as alterações climáticas. As próprias cartografia e amostragem de rochas que a equipa portuguesa está a fazer pretendem dar uma ajuda no estudo sobre os efeitos do aumento da temperatura na fusão do Permafrost, o solo permanentemente gelado.

Nesta base chilena coabitam durante o verão austral dezenas de cientistas de diferentes países. Portugal, não tendo base nem navio na Antártida, conta com o apoio logístico de outros países. Em troca, o Programa Polar Português cede lugares num avião que freta anualmente e que faz a viagem entre Punta Arenas, no Chile, e a ilha do Rei Jorge.  

Esta foi a quarta Campanha Antártica Portuguesa e a primeira acompanhada por um canal de televisão nacional, a SIC. Desde a primeira Campanha Antártica Portuguesa, na época 2011-2012, 56 investigadores de instituições nacionais estiveram na Antártida a desenvolver projetos de investigação em áreas tão diferentes como a geologia, a biologia, a antropologia ou a arquitetura sustentável. 

Leia também: 

“A vida Fora do Planeta sobreviver no limite” (Expresso)

Entrevista a Gonçalo Vieira, coordenador do PROPOLAR, o Programa Polar Português  “Um Programa pequeno mas reconhecido pela qualidade da ciência que faz” (Visão)

Grande Reportagem Interativa  “Laboratório Antártida” para ver no Jornal da Noite, esta quinta-feira – e  em versão interativa, com conteúdos extra exclusivos, nos sites da SIC, do Expresso, da Visão e da Activa. 


 

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.