1 Patrícia Azinhaga a fazer chamada vídeo.jpg

Patrícia Azinhaga a fazer chamada vídeo

São 5h30 na ilha do Rei Jorge, na Antártida, 8h30 em Portugal continental. A diferença horária são escassas 3 horas, mas a distância que separa os dois pontos no globo são mais de 12 mil quilómetros. Se fosse via rádio, a chamada que Patrícia Azinhaga está a fazer poderia começar com um “Alô, alô, aqui PEPA”, o nome simplificado do projeto de cartografia geológica que Patrícia Azinhaga e Pedro Ferreira, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, estão a desenvolver nestas paragens. Por aqui, quando os investigadores saem para o terreno têm de levar um rádio para poderem comunicar com a base em caso de necessidade. O estado do tempo pode mudar de um momento para a outro e a visibilidade pode ficar extremamente reduzida com a neblina.

A ideia da chamada vídeo é “transportar os alunos para este ambiente extremo”, falar sobre a investigação científica na Antártida, o dia-a-dia nas bases científicas e sobre o que estão a fazer os geólogos portugueses na ilha. Do lado de lá, estão “28 alunos atentos e cheios de curiosidade”, nas palavras da professora. A sala de trabalho da base chilena ‘Professor Julio Escudero’ está vazia. Patrícia Azinhaga abre a janela e pega no portátil para mostrar a vista. O sol já nasceu e lá fora está tudo coberto de neve. “O dia começou de forma muito bonita”, diz Patrícia.

A Península Antártica é um dos locais do mundo onde a temperatura mais subiu em 50 anos. Por isso, muitos dos projetos de investigação em curso estão relacionados com as alterações climáticas. As próprias cartografia e amostragem de rochas que a equipa portuguesa está a fazer pretendem dar uma ajuda no estudo sobre os efeitos do aumento da temperatura na fusão do Permafrost, o solo permanentemente gelado.

Nesta base chilena coabitam durante o verão austral dezenas de cientistas de diferentes países. Portugal, não tendo base nem navio na Antártida, conta com o apoio logístico de outros países. Em troca, o Programa Polar Português cede lugares num avião que freta anualmente e que faz a viagem entre Punta Arenas, no Chile, e a ilha do Rei Jorge.  

Esta foi a quarta Campanha Antártica Portuguesa e a primeira acompanhada por um canal de televisão nacional, a SIC. Desde a primeira Campanha Antártica Portuguesa, na época 2011-2012, 56 investigadores de instituições nacionais estiveram na Antártida a desenvolver projetos de investigação em áreas tão diferentes como a geologia, a biologia, a antropologia ou a arquitetura sustentável. 

Leia também: 

“A vida Fora do Planeta sobreviver no limite” (Expresso)

Entrevista a Gonçalo Vieira, coordenador do PROPOLAR, o Programa Polar Português  “Um Programa pequeno mas reconhecido pela qualidade da ciência que faz” (Visão)

Grande Reportagem Interativa  “Laboratório Antártida” para ver no Jornal da Noite, esta quinta-feira – e  em versão interativa, com conteúdos extra exclusivos, nos sites da SIC, do Expresso, da Visão e da Activa. 


 

Mais no portal

Moda

Conheça a Maria por trás da marca portuguesa de bodies Maria.Bodyline

A marca encantou várias "It-girls", incluindo a italiana Francesca ...

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Como comer de forma saudável fora de casa

Momentos esporádicos de diversão com família e amigos são desejávei...

Beleza e Saúde

6 maneiras simples de cortar calorias durante o dia

Pequenas mudanças na forma de comer e cozinhar vão diminuir a sua i...

Moda

Tezenis x Mr. Wonderful: é impossível resistir a estes pijamas!

Diversão e originalidade são as palavras de ordem nesta colaboração.

Celebridades

People's Choice Awards: Kim e Kourtney Kardashian protagonizam momento constrangedor na red carpet

Nas redes sociais, os fãs acusaram Kim de querer protagonismo.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: como incluir as casatanhas na alimentação?

Hoje é dia de São Martinho!

Comportamento

Crianças e higiene: 7 ideias para colocar em prática

Uma para cada dia da semana.

Beleza e Saúde

Atenção, fãs de Madonna: estes kits são perfeitos para recriar as maquilhagens da cantora

Trata-se de uma colaboração exclusiva com a Too Faced.

Moda

Vestidos de noiva: Inspiração anos 40 para as propostas de Gio Rodrigues

Um universo inspirado no filme 'Casablanca' dos anos 40.

Moda

Conheça as 30 peças da irreverente coleção de Luís Borges

Esta é uma marca de roupa e acessórios definida como cool, sport, c...

Beleza e Saúde

5 coisas que as mulheres devem saber sobre a saúde do coração

Cuidar da saúde do corpo e da mente é muito importante para manter ...

Tous
Moda

Joias: escolha a sua letra e crie o seu estilo