1 Patrícia Azinhaga a fazer chamada vídeo.jpg

Patrícia Azinhaga a fazer chamada vídeo

São 5h30 na ilha do Rei Jorge, na Antártida, 8h30 em Portugal continental. A diferença horária são escassas 3 horas, mas a distância que separa os dois pontos no globo são mais de 12 mil quilómetros. Se fosse via rádio, a chamada que Patrícia Azinhaga está a fazer poderia começar com um “Alô, alô, aqui PEPA”, o nome simplificado do projeto de cartografia geológica que Patrícia Azinhaga e Pedro Ferreira, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, estão a desenvolver nestas paragens. Por aqui, quando os investigadores saem para o terreno têm de levar um rádio para poderem comunicar com a base em caso de necessidade. O estado do tempo pode mudar de um momento para a outro e a visibilidade pode ficar extremamente reduzida com a neblina.

A ideia da chamada vídeo é “transportar os alunos para este ambiente extremo”, falar sobre a investigação científica na Antártida, o dia-a-dia nas bases científicas e sobre o que estão a fazer os geólogos portugueses na ilha. Do lado de lá, estão “28 alunos atentos e cheios de curiosidade”, nas palavras da professora. A sala de trabalho da base chilena ‘Professor Julio Escudero’ está vazia. Patrícia Azinhaga abre a janela e pega no portátil para mostrar a vista. O sol já nasceu e lá fora está tudo coberto de neve. “O dia começou de forma muito bonita”, diz Patrícia.

A Península Antártica é um dos locais do mundo onde a temperatura mais subiu em 50 anos. Por isso, muitos dos projetos de investigação em curso estão relacionados com as alterações climáticas. As próprias cartografia e amostragem de rochas que a equipa portuguesa está a fazer pretendem dar uma ajuda no estudo sobre os efeitos do aumento da temperatura na fusão do Permafrost, o solo permanentemente gelado.

Nesta base chilena coabitam durante o verão austral dezenas de cientistas de diferentes países. Portugal, não tendo base nem navio na Antártida, conta com o apoio logístico de outros países. Em troca, o Programa Polar Português cede lugares num avião que freta anualmente e que faz a viagem entre Punta Arenas, no Chile, e a ilha do Rei Jorge.  

Esta foi a quarta Campanha Antártica Portuguesa e a primeira acompanhada por um canal de televisão nacional, a SIC. Desde a primeira Campanha Antártica Portuguesa, na época 2011-2012, 56 investigadores de instituições nacionais estiveram na Antártida a desenvolver projetos de investigação em áreas tão diferentes como a geologia, a biologia, a antropologia ou a arquitetura sustentável. 

Leia também: 

“A vida Fora do Planeta sobreviver no limite” (Expresso)

Entrevista a Gonçalo Vieira, coordenador do PROPOLAR, o Programa Polar Português  “Um Programa pequeno mas reconhecido pela qualidade da ciência que faz” (Visão)

Grande Reportagem Interativa  “Laboratório Antártida” para ver no Jornal da Noite, esta quinta-feira – e  em versão interativa, com conteúdos extra exclusivos, nos sites da SIC, do Expresso, da Visão e da Activa. 


 

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.