Vaso de Manjericão.jpg

Por esta altura do ano, os mosquitos ficam com o metabolismo mais acelerado e estimulam a sua reprodução, provocando a sua proliferação. Além do incómodo habitual, sobretudo durante a noite, é importante compreender os riscos associados às picadas que podem provocar reações alérgicas, como irritações e vermelhidão, e transmissão de doenças potencialmente perigosas (em particular se estiver de férias em países tropicais).

O uso de repelentes químicos é, na maioria das vezes, a solução mais procurada, mas nem sempre a ideal, isto porque o uso de produtos químicos pode ter efeitos nocivos para a saúde. Segundo André Dourado, diretor da EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto, “estes produtos têm, na sua composição, agentes tóxicos que podem provocar reações alérgicas na pele, quando aplicados com muita frequência, ou dificuldades respiratórias, quando usados em difusores durante a noite na casa.”

Existem várias soluções naturais e económicas que podem ser usadas para prevenir o aparecimento de mosquitos, quer para uso doméstico (como difusores) quer para levar na carteira em viagem (para aplicar na pele).

Uma das soluções mais populares é ter em casa, nos parapeitos das janelas, vasos de manjericão ou citronela, cujo cheiro além de refrescante tem a capacidade de afastar insetos. O mesmo se aplica a folhas de eucalipto, Lucía-Lima, erva-cidreira e erva príncipe que, quando esmagadas, são eficazes repelentes naturais. Existem ainda velas anti mosquitos da planta Citronela, à venda em lojas especializadas, ou difusores eléctricos ou a vapor para óleos essenciais, que ainda ajudam a dar um aroma agradável à casa.

Para aplicar diretamente na pele, uma solução muito prática para ter na carteira é um preparado de óleo de amêndoa com gotas de citronela, que pode ser usado repetidamente em todos os tipos de pele. Há ainda outras formas de utilização, indicadas sobretudo para crianças pequenas, como o uso de pulseiras ou roll ons à base de óleos essenciais como citronela, gerânio, erva-príncipe, eucalipto, etc.

A prevenção é regra este verão, com várias soluções naturais que prometem umas férias tranquilas, em família, em qualquer parte do mundo.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.