Vaso de Manjericão.jpg

Por esta altura do ano, os mosquitos ficam com o metabolismo mais acelerado e estimulam a sua reprodução, provocando a sua proliferação. Além do incómodo habitual, sobretudo durante a noite, é importante compreender os riscos associados às picadas que podem provocar reações alérgicas, como irritações e vermelhidão, e transmissão de doenças potencialmente perigosas (em particular se estiver de férias em países tropicais).

O uso de repelentes químicos é, na maioria das vezes, a solução mais procurada, mas nem sempre a ideal, isto porque o uso de produtos químicos pode ter efeitos nocivos para a saúde. Segundo André Dourado, diretor da EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto, “estes produtos têm, na sua composição, agentes tóxicos que podem provocar reações alérgicas na pele, quando aplicados com muita frequência, ou dificuldades respiratórias, quando usados em difusores durante a noite na casa.”

Existem várias soluções naturais e económicas que podem ser usadas para prevenir o aparecimento de mosquitos, quer para uso doméstico (como difusores) quer para levar na carteira em viagem (para aplicar na pele).

Uma das soluções mais populares é ter em casa, nos parapeitos das janelas, vasos de manjericão ou citronela, cujo cheiro além de refrescante tem a capacidade de afastar insetos. O mesmo se aplica a folhas de eucalipto, Lucía-Lima, erva-cidreira e erva príncipe que, quando esmagadas, são eficazes repelentes naturais. Existem ainda velas anti mosquitos da planta Citronela, à venda em lojas especializadas, ou difusores eléctricos ou a vapor para óleos essenciais, que ainda ajudam a dar um aroma agradável à casa.

Para aplicar diretamente na pele, uma solução muito prática para ter na carteira é um preparado de óleo de amêndoa com gotas de citronela, que pode ser usado repetidamente em todos os tipos de pele. Há ainda outras formas de utilização, indicadas sobretudo para crianças pequenas, como o uso de pulseiras ou roll ons à base de óleos essenciais como citronela, gerânio, erva-príncipe, eucalipto, etc.

A prevenção é regra este verão, com várias soluções naturais que prometem umas férias tranquilas, em família, em qualquer parte do mundo.

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel