iStock_000027458499_Large.jpg

Se há uma máxima das nossas vidas digitais, podia muito bem ser esta: o utilizador volta sempre ao Facebook.

Alguns dizem já ter feito uma “pausa”. Outros chegaram mesmo ao ponto de apagar a aplicação do telemóvel ou desativar (temporariamente) a sua conta. Mas, apenas 1 em cada 10 utilizadores desta rede social consegue, efetivamente, sair do Facebook.

Um estudo feito pela Universidade de Cornell pode ajudar a explicar o porquê de ser tão difícil sair do Facebook. Em junho de 2014, os investigadores começaram uma campanha online chamada 99 Dias de Liberdade (“99 Days of Freedom”). A campanha ganhou rapidamente a atenção de vários sites de notícias, incluindo em Portugal. O jornal online do “i” e a revista Sábado falaram desta iniciativa.

Os interessados podiam colocar o logo do projeto como foto de perfil da sua conta e desligar-se, voluntariamente, do Facebook por 99 dias. Neste caso, a força de vontade dita o sucesso de cada pessoa, tendo em conta que o acesso ao Facebook por parte dos utilizadores participantes não foi nunca bloqueado. Quando o estudo foi publicado, no começo de dezembro, mais de 40,000 pessoas fizeram a promessa de não se ligar ao Facebook. Mas quantas é que conseguiram?

Naturalmente, algumas pessoas não conseguiram cumprir com a sua promessa. Portanto, os investigadores enviaram formulários para os voluntários nos 33º, 66º, 99º dias, para perceber a razão pela qual estes tinham acedido às suas contas.

Depois de uma análise de resultados, chegou-se a 4 razões que explicam o porquê de ser tão difícil sair do Facebook.

1. O utilizador pensa que o Facebook é viciante.

Está tudo ligado ao modo como vê a rede social. Os inquiridos que acreditavam que o Facebook era viciante, mais dificilmente cumpriam a promessa. Parte do problema é o facto de o Facebook surgir como um hábito. Por outras palavras, muitos acediam à rede social quase sem se dar conta, por instinto, como um ato irreflectivo. Um participante conta “Nos primeiros 10 dias, assim que eu abria uma página no meu browser, os meus dedos iam automaticamente para o «F»”.

2. Importância de quem nos vê.

O estudo revela que, quem usa o Facebook para afetar o modo como os outros pensam deles era mais provável de voltar ao Facebook antes dos 99 dias terminarem.

Ao contrário, aqueles que acreditavam que a sua atividade estava a ser monitorizada pelos cientistas obtinham melhores resultados.

3. Está de mau humor.

Quem afirmou estar de bom humor tinha uma tendência mais baixa para romper com a sua promessa. Esta razão é particularmente interessante porque, uma outra pesquisa concluiu que o Facebook pode deixar os utilizadores com mau humor.

4. O Facebook (não) é o seu mais que tudo.

Quem tinha outras redes sociais para visitar, tinha mais facilidade em se afastar do Facebook.

De acordo com os cientistas, o projeto fez com que algumas pessoas refletissem sobre o papel das redes sociais nas suas vidas. Apesar de muitos não terem cumprido a sua promessa, alguns desinstalaram a aplicação do seu telemóvel ou diminuiram o tempo que passam a utilizar o Facebook.

O estudo conclui que limitar o acesso ao Facebook ou designar uma altura do dia para se desligar completamente da rede social, pode ter algum impacto positivo na qualidade de vida e nos níveis de stress de cada um de nós.

Mesmo assim, todos gostam de um bom desafio. Porém, a pergunta mantém-se: acha que era capaz de não usar o Facebook durante 99 dias? Faça o teste aqui por si mesmo.

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

O que o Facebook nos revela sobre um homem

Pelo Facebook se sabe o básico sobre uma pessoa: que idade tem (enfim, às vezes), onde mora (enfim, às vezes), se é casado (enfim, às vezes). Mas há muitas outras coisas que podemos aprender com o perfil dele.

Lifestyle

6 boas razões para dar férias ao Facebook

Se está cansada de polémicas virais e de ver publicações de gente que parece estar sempre a divertir-se mais, é altura de fazer log off. Damos-lhe boas razões para partir à aventura e desligar-se da rede por umas semanas – até porque depois vai saber melhor voltar com muito para contar.

Lifestyle

Redes sociais e recrutamento: como tirar partido profissional

As redes sociais como o Facebook, Twitter e Linkedin, entre outras, entraram nas nossas vidas pessoais mas também profissionais e actualmente são raras as pessoas e empresas que não utilizam pelo menos uma delas no seu dia-a-dia.

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.