iStock_000073316737_Large.jpg

Michael C Gray

Quantas vezes chegou a casa e perguntou ao seu filho “como correu a escola hoje?” Quantas vezes obteve uma resposta além de “correu bem”. Nem sempre corre bem. Se olharmos para os mais recentes estudos, um terço dos jovens são vítimas de “bullying”. Se assim for, não é errado concluir que mais de um terço serão agressores. Isolados ou em grupo, numa turma que compactua, são responsáveis por humilhações, agressões, maus tratos, exclusão ou ofensas feitas a outras crianças e outros jovens. Este tipo de violência que acontece em contexto escolar e de forma continuada envolve quem sofre, quem maltrata e quem não denuncia.

Paulo Costa, presidente da Associação Anti-bullying com Crianças e Jovens, sublinha a importância de os pais conversarem com os filhos: “Não digo conversar diretamente sobre se é vítima ou agressor mas podem dizer que ultimamente se fala muito de “bullying” e perguntarem como é o ambiente na escola. Não há colegas que tu vês sejam maltratados, excluídos? Através desta conversa podem ser sinalizados casos.”

Paula Machado nunca imaginou que esta realidade lhe batesse à porta. O filho foi vítima de “bullying” muito antes de ela ter percebido os primeiros sinais. Passou a não querer ir à escola e as manhãs foram-se tornando cada vez mais difíceis assim que se aproximava a hora de ir para a escola. “Ele acordava de manhã a chorar e dizia: mãe como vai ser?”. Chegou ao ponto de ter de tomar medicação, “para acabar o último período do 5º ano de escolaridade foi a meio de calmantes meia hora antes de sair de casa porque ele começou a fazer recusa escolar “.

Paulo Costa deixa ainda outro alerta aos pais “É preciso que os adultos reflitam sobre as suas atitudes porque muitas vezes são os próprios adultos a promover comportamentos de “bullying”, comportamentos agressivos que naturalmente as crianças tendem a captar. Aquilo fica. Pode numa primeira fase não ser consciente mas vai para o subconsciente e se o adulto é de referência a criança pode pensar ‘se ele fez eu também posso fazer'”.

Ser um exemplo em casa pode fazer do seu filho um exemplo na escola. Estar atento aos sinais pode fazer a diferença na vida de quem mais gosta e na vida dos colegas. E se fosse o seu filho? Fosse ele vítima, agressor ou espectador, estaria disposto a intervir?

VIDEO: “Não deixem que isso aconteça aos vossos filhos, porque é horrível”

Segunda-feira, não perca o programa da SIC “E se fosse consigo?” sobre o “Bullying” e as suas consequências, perto das 21 horas.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Lifestyle

Passou a #BlackOutTuesday. E agora?

Saiba como pode continuar a fazer a diferença na luta antirracista.

Moda

Estes são os dois truques que me ajudam a encontrar o visual perfeito

Conheçam-nos e vejam os cinco 'looks' que recriei com roupa que tinha em casa.

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel