PSR_9970_GUINCHO.jpg

Não é um sítio à partida fácil de digerir. Nem o Hotel, nem o restaurante. Fácil no sentido de conseguirmos entrar naquele forte sem sentirmos nos ombros o peso do edifício, da decoração clássica e sóbria, das paredes seculares, da paisagem ruidosa do mar do Guincho que nos circunda. Passamos a esclarecer – é da Fortaleza do Guincho de que estamos a falar. Não de um dos muitos restaurantes que vão abrindo por Lisboa, quase como cogumelos, onde empregados de piercing e look cool se integram na perfeição com os nossos ténis, estilo descontraído e gargalhadas que podem sair mais ruidosas, principalmente na companhia de amigos e de uns gins bem servidos.

A Fortaleza do Guincho é assim que a modos de uma instituição. Quer dizer, o meu pai ia lá em importantes reuniões de trabalho, com senhores engravatados e de ar sério, no início de 2000. Desde 1998, ano em que abriu as portas, que o restaurante se tornou o spot de ‘gente importante’. Portanto, formal. Mas então e o resto de nós? Vamos sentirmo-nos aconchegados nos cadeirões pesados, entre empregados corteses e vigilantes, que dominam todos os protocolos de bem servir? Ou ter vontade de fugir de lá para podermos respirar à vontade?

Entrámos no Forte, que se ergue orgulhoso frente ao mar do Guincho e olhou-se em redor. Casais descontraídos, alguns com filhos, em look de férias, calções e sandálias de enfiar no dedo, percorriam o hall, pediam informações na recepção e sentavam-se na esplanada resguardada do vento, e tudo parecia dizer: “relaxem!”. Como qualquer hotel junto à praia. Sem tirar nem pôr!

Foi o que fizemos, primeiro no agradável bar do hotel, porque depois lá pegámos em nós e fomos saber o que se passava no afamado restaurante, agora que a cozinha mudara de rumo. Desde já, uma coisa era tranquilizante: já sabíamos que não íamos encontrar foie gras na carta do restaurante. E a exclusão deste ícone gastronómico francês tem um culpado – o foie gras foi amavelmente tirado da carta pelo chef Miguel Rocha Vieira, que, desde agosto de 2015, se apoderou da cozinha, mudou as coisas sem deixar que o espírito se perdesse, antes assegurando que a estrela Michelin conquistada pelo seu predecessor não se perdia, mas antes se reinventava. Missão cumprida.

Após 17 anos fora de Portugal, onde se destacou no restaurante Costes, para o qual ganhou em 2010 a primeira e então única estrela Michelin da Hungria, Miguel Rocha Vieira tinha provas dadas para os amantes da gastronomia, mas já se sabe que a televisão catapulta para a fama entre o grande publico e foi a sua participação no programa MasterChef, da TVI, a tornou o seu rosto conhecido. Celebridade à parte, o que permanece é que, aos 37 anos, é o primeiro português a assumir a chefia de uma das mais prestigiadas e influentes cozinhas do país.

Miguel Rocha Vieira regressou à zona onde cresceu (Cascais) para se assumir como o comandante deste barco, um barco que conta já com 18 anos de existência, num hotel que remonta a 1959, quando o edifício militar do século XVIII sofreu as primeiras adaptações para se tornar um lugar de luxo. A história a seguir conta-se em breves palavras: em 1975, o famoso empresário Stanley Ho comprou o espaço (onde tinham pernoitado figuras célebres como Orson Wells), com o desejo de o tornar sua residência, porém, em 1982, a fortaleza foi considerado de interesse público e Stanley construiu o hotel, até hoje sua pertença, que abriu oficialmente as portas em 1988. A fortaleza acolhe hoje um elegante hotel de charme de cinco estrelas – integrado na prestigiada associação Relais & Chateaux – com quartos e suítes com vista para o mar do Guincho e uma particularidade – numa delas dormiu Grace Kelly!

Com o Hotel abriu o restaurante sob a consultadoria do Chef francês Antoine Westermann, que rapidamente se tornou dos mais representativos restaurantes nacionais. Para se comer bem, ao estilo francês, ia-se à Fortaleza, claro. Em 2001, ganhou uma estrela Michelin, que ainda mantém, mesmo quando, com a chegada do novo Executivo da Fortaleza do Guincho, que substituiu Vincent Farges, se deu, por assim dizer, uma inversão de prioridades: a base francesa da cozinha cedeu lugar à primazia dada aos produtos e das tradições nacionais (e até a loiça se trocou!).

A inspiração dos pratos propostos nos vários menus de degustação é essencialmente de inspiração atlântica, com realce para o peixe e marisco frescos da costa portuguesa bem como os melhores produtos nacionais legumes produzidos pela Quinta do Poial.

Ok, mas e então? A que sabe um menu que pode custar entre os 95 euros e os 135 euros (de 4 a 6 pratos)? A ouro? Não, nem pensar. Bem melhor: a mar, a espuma, a doce e salgado, a uma ária de sabores que se cruzam, muitas vezes inesperados, na nossa boca, tornando a experiência única e cada garfada irrepetível. E os olhos apaixonam-se também: primeiro pela vista arrasadora da sala, de janelas amplas a deixar o mar quase entrar para a nossa beira, depois pela forma criativa e estética como os pratos vão desfilando na passarela (leia-se mesa).

Um exemplo?

Para começar, comemos como entrada, servida numa míni canastra ao estilo da Nazaré (que não era para comer, bem como o peixe que lá estava, como nos explicaram ao servir), um pequeno crocante com arroz e tinta de choco, no topo com bradada de peixe seco com puré de grão-de-bico e maionese. Representando a nossa costa, vieram igualmente para a mesa cabeças de peixe cozidos lentamente a baixa temperatura com pimentos vermelhos e caldo de algas e no topo uma alga crocante. Por fim, um pastel de massa tenra recheado com cataplana de enguias com um shot de cerveja artesanal a acompanhar.

Bem…O que dizer? Perfeita a fusão dos sabores, a frescura do peixe e as memórias que nos desperta. Isto sem falar no empratamento. Mas o desfile de sabores continuou e não podemos deixar passar em branco o pequeno amuse bouche baptizado ‘habitat dos percebes’: no centro cogumelos e, em redor, pequenos pedaços de percebes, funcho do mar e um tártaro de laranja. Depois, chegou a manteiga de algas, a manteiga noisette e manteiga com pimenta vermelhas e uma meio sal servida com pão de algas, trigo e broa de milho e centeio

Parou por aqui? Não, eis que nos aparece um pedaço de choco frito com maionese de citrinos, digno representante da região de Setúbal; segue-se o filete de salmonete cozido ao vapor, com tentáculos do choco, curgete e flor da curgete recheada com choco e um molho feito com a tinta; depois o pargo a vapor, com cevadilha e três tipos de funcho; e, a seguir, o porco preto, puré de cebola branca, flores de sabugueiro e cebolas brancas e vermelhas em pickles.

Para a sobremesa, mergulhamos nas memórias de infância do chefe numa sobremesa que harmoniza o merengue misturado com argila comestível, tigelada, cerejas frescas, um puré de tigelada e ao lado um creme e sourbet de limão.

Os doces voltaram à mesa, remetendo para o cenário envolvente: areia e pedras no fundo do prato e um coral (não podemos comer, atenção!) que servem de apartamento de praia para as míni queijadas de Sintra, os dois bombons de chocolate branco recheados com creme de laranja açafrão e mel, as duas esponjas de poejo com gel de maracujá e os dois morgados da região do Algarve de amêndoa e figo.

Conclusão: não só perdemos o ‘medo’ da Fortaleza do Guincho, como percebemos que há experiências que valem ouro. Esta é uma delas, sem dúvida e o mérito é do grande chef Miguel Rocha Vieira!

(Ah, e como estávamos cansados após tamanho repasto, seguiu-se para o merecido descanso na suite ocupada outrora por… Grace Kelly!)

Restaurante Fortaleza do Guincho

Aberto diariamente das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30

Para mais informações ou reservas, contacte: Tel.: +351 214 879 076 | E-mail: restaurante@guinchotel.pt

Mais no portal

Mais Notícias

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Inês Aguiar não larga Gyökeres nem nos festejos do Sporting campeão

Inês Aguiar não larga Gyökeres nem nos festejos do Sporting campeão

Relógios Huawei Watch Fit 3 e Watch 4 Pro Space Edition chegam a Portugal

Relógios Huawei Watch Fit 3 e Watch 4 Pro Space Edition chegam a Portugal

Portugal faz bem: Margarida Lopes Pereira cria objetos a partir de esponja reciclada

Portugal faz bem: Margarida Lopes Pereira cria objetos a partir de esponja reciclada

O visual tendência de Rania no reencontro com a filha, Salma, em Los Angeles

O visual tendência de Rania no reencontro com a filha, Salma, em Los Angeles

IRS, o que todos querem saber: vou receber menos ou mais?

IRS, o que todos querem saber: vou receber menos ou mais?

Passatempo: ganha convites duplos para 'IF - Amigos Imaginários'

Passatempo: ganha convites duplos para 'IF - Amigos Imaginários'

O IRS trocado por miúdas

O IRS trocado por miúdas

O elegante vestido floral de Carolina do Mónaco

O elegante vestido floral de Carolina do Mónaco

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

O elegante vestido floral de Carolina do Mónaco

O elegante vestido floral de Carolina do Mónaco

Phonograma: A editora que quer resgatar discos marcantes da música portuguesa

Phonograma: A editora que quer resgatar discos marcantes da música portuguesa

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Desfile de fantasia e brilho na

Desfile de fantasia e brilho na "red carpet" da MET Gala, em Nova Iorque

Carlos Moreira da Silva é o novo Presidente da Associação Business Roundtable Portugal

Carlos Moreira da Silva é o novo Presidente da Associação Business Roundtable Portugal

Na região da Comporta, um refúgio sedutor e feliz

Na região da Comporta, um refúgio sedutor e feliz

Boa Onda no hotel Aethos, com vista para o mar da Ericeira

Boa Onda no hotel Aethos, com vista para o mar da Ericeira

O 25 de Abril da nossa perplexidade

O 25 de Abril da nossa perplexidade

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Uma anatomia alargada

Uma anatomia alargada

Planeta continuou a aquecer em abril apesar da diminuição do El Niño

Planeta continuou a aquecer em abril apesar da diminuição do El Niño

Tesouros de cristal ou orquídeas em flor

Tesouros de cristal ou orquídeas em flor

Tesla continua a dominar vendas de elétricos em Portugal

Tesla continua a dominar vendas de elétricos em Portugal

Em “Cacau”: Filó fica desfigurada após tentar atacar Soraia

Em “Cacau”: Filó fica desfigurada após tentar atacar Soraia

Nadir na Póvoa

Nadir na Póvoa

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

XB-1: Avião supersónico já tem 'luz verde' para quebrar a barreira do som

XB-1: Avião supersónico já tem 'luz verde' para quebrar a barreira do som

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Archie celebra o quinto aniversário

Archie celebra o quinto aniversário

Exame 480 - Maio de 2024

Exame 480 - Maio de 2024

As primeiras imagens das férias de Sara Prata

As primeiras imagens das férias de Sara Prata

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Paris 2024: Jogos Olímpicos preparam-se para ciberameaças sem precedentes

Paris 2024: Jogos Olímpicos preparam-se para ciberameaças sem precedentes

Surpresa: Bruno Santos e Ruth voltam a “Casados à Primeira Vista”

Surpresa: Bruno Santos e Ruth voltam a “Casados à Primeira Vista”

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

VOLT Live: os números que provam que o mercado dos elétricos está a crescer, a Cybertruck em Portugal…

VOLT Live: os números que provam que o mercado dos elétricos está a crescer, a Cybertruck em Portugal…

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Comunicar através de hologramas? Pode ser possível com redes 6G

Comunicar através de hologramas? Pode ser possível com redes 6G

Porque é que o exercício físico faz tão bem à saúde? Cientistas estão a encontrar respostas nas nossas células

Porque é que o exercício físico faz tão bem à saúde? Cientistas estão a encontrar respostas nas nossas células

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1627

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1627

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites