Com o motivo de celebrar a Páscoa, o canal HISTÓRIA lança, pelo sexto ano consecutivo, o desafio gastronómico único e exclusivo a um Chef conceituado, para a recriação da Última Ceia de Jesus Cristo e os apóstolos, adaptando-a a um estilo inovador.

Para a IV edição, o canal teve como principal inspiração o Mar, elegendo um dos melhores Chefs ligado à temática: Diogo Noronha, do Pesca.

“Este projeto já teve variadíssimas interpretações artísticas, por isso, para esta nova edição quisemos fazer diferente. Inspirámo-nos num tema em exclusivo – o Mar, com o objetivo de homenagear Jesus Cristo e os apóstolos, todos eles chamados para serem “Pescadores de Homens”. Procurámos chefes conceituados que se relacionassem com o tema e que pudessem responder ao desafio de investigar o passado, de forma a apresentarem-nos uma proposta atual e inovadora do menu de A Última Ceia de Jesus Cristo e os apóstolos. Não podíamos estar mais satisfeitos com a nossa escolha e com o resultado final desta produção especial”, refere Carolina Godayol, Diretora Geral do The History Channel Ibéria.

Diogo Noronha, Chef que nos habituou a uma cozinha pura, aliada ao estilo de vida sustentável e da qual o peixe fresco é a grande matéria prima, será o protagonista do especial A Última Ceia, um mini programa, com estreia hoje, dia 23 de março, às 22h40, no canal HISTÓRIA. Ao longo do especial, os espectadores podem assistir ao processo criativo de Diogo Noronha para a recriação da ceia mais célebre da História, de acordo com a sua visão e inspiração pessoal.

Após a sua releitura do passado, para Diogo Noronha, que continua a triunfar com o seu restaurante PESCA em Lisboa, A Última Ceia pode ser interpretada como o anúncio da “celebração da renovação, da fertilidade, do renascimento da vida após a aparente ausência dela, ou seja, pela vitória da vida sobre a morte ou da chegada da primavera sobre o inverno”.

“No tempo de Cristo, as últimas ceias tinham como propósito a preparação para o Sábado ou para um festival e era uma reunião religiosa na sua essência. Esta reunião era constituída de uma discussão religiosa seguida de um lanche simples com pão normal ou não levedado e vinho misturado com água, com um copo apenas passando por todas as pessoas que lá estavam. Esta reunião era conhecida na cultura judaica como o Kiddush e era observado por pessoas piedosas no dia a dia, principalmente entre cristãos. É quase que certo que Jesus e os seus discípulos tinham o costume de observar esta reunião nas noites de sábado (para nós na sexta-feira à noite) ou nas noites antes dos festivais, como era a Páscoa. Não havendo certezas quando terá sido a ementa da Última Ceia proponho-me recriar um menu onde se reflita esta noção de ritual de passagem, de renascer, de ressurreição, de nova vida”, comenta Chef Diogo Noronha.

O menu do Chef do Pesca sustenta a recriação de quatro pratos: couvert, uma entrada, um prato principal de peixe e uma sobremesa, que refletem esta noção de ritual de passagem, renascer, ressurreição e de nova vida.

Minimizar o impacto ecológico da cozinha que pratica também é uma das maiores preocupações do Chef, tendo isso em consideração para a confeção do menu foram eleitos produtos que respeitam uma filosofia de sustentabilidade. Diogo Noronha contou com a colaboração de Adolfo Henriques, produtor da Granja dos Moinhos, reconhecido pelo seu trabalho na pesquisa e utilização de técnicas e produtos antigos no sector alimentar, nomeadamente a produção do secular trigo barbela e Joana Sarrazy, da Quinta do Poial, uma jovem agricultora conhecida por fornecer legumes biológicos e ervas aromáticas a muitos dos grandes chefs em Lisboa.

Para começar, o courvet: pão ázimo de sésamo e cominhos, acompanhado de mexilhão fumado, piso de urtigas e azedas; como entrada: tártaro de atum com salada de trigo tufado, ervas frescas e avelãs e, como prato principal: tamboril na brasa, com cenouras brancas e raiz de salsa, caldo de açafrão e gengibre, algas e plantas costeiras. Por fim, para a sobremesa, uma ideia muito original – um ovo de chocolate recheado com mousse de mel, própolis e damasco -, baseando-se nas tradições que seguramente influenciaram este momento marcante na vida de Cristo.

“Os historiadores são consensuais em dizer que a Última Ceia era o cumprir de uma tradição judaica para a preparação da Páscoa. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém, a sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. Por outro lado, na Idade Média os antigos povos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – eminglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo na sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. A celebração de Ostara comemora a fertilidade, um tradicional e antigo festival pagão que celebra o evento sazonal equivalente ao Equinócio da primavera. Algumas das tradições e rituais que envolvem Ostara incluem fogos de artifícios, ovos, flores e coelho. Os ovos eram mais um presente original, que simbolizava a ressurreição como início de uma vida nova”, explica Diogo Noronha

A proposta de menu A Última Ceia do Chef Diogo Noronha estará disponível de 27 de março a 1 de abril*, no restaurante Pesca, com morada no número 27 da Rua da Escola Politécnica (Lisboa), como opção de refeição ao almoço ou jantar (preço: 50€ por pessoa, Wine pairing: 25€)

A Última Ceia foi gravada no restaurante Pesca, na Doca Pesca (Sesimbra) e na Quinta do Poial – Agricultura Biológica (Setúbal), sendo emitida no canal HISTÓRIA,durante a Semana Santa, a partir do dia 23 de março, às 22h40 até à Páscoa, dia 1 de abril.

MENU ÚLTIMA CEIA – HISTÓRIA 2018

Courvet

Pão ázimo de sésamo e cominhos, mexilhão fumado, piso de urtigas e azedas

Entrada

Tártaro de atum, salada de trigo tufado, ervas frescas e avelãs

Prato Principal

Tamboril na brasa, cenouras brancas e raiz de salsa, caldo de açafrão e gengibre, algas e plantas costeiras

Sobremesa

Ovo de chocolate recheado com mousse de mel, própolis e damasco.

*Horário Restaurante Pesca: 3ª a domingo – 12h – 15h | 19h – 00h

Relacionados

Lifestyle

As mulheres em forma têm menos probabilidade de desenvolver demência

Mais um motivo para cuidarmos do corpo.

Lifestyle

Catarina Gouveia: "o exercício é o meu grande escape"

A atriz esteve à conversa com a ACTIVA sobre o seu estilo de vida saudável, o facto de ser uma fonte de inspiração para os fãs e a necessidade de sair da sua zona de conforto, que a levou a aceitar recentemente um convite da New Balance para correr os seus primeiros 10kms fora de Portugal.

Lifestyle

Já preparou a sua casa para receber a primavera?

Os dias mais quentes pedem algumas alterações no seu lar.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: os alimentos e o Feng Shui

Entenda esta relação, que pode ajudar-nos a entender quais os tipos de alimentos que devemos privilegiar.

Moda

Este truque de styling é uma arma secreta para parecer mais alta

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, partilho um segredo simples que alonga as pernas de uma forma natural.

Lifestyle

ACTIVA de outubro: olhar para dentro

Já nas bancas.

Beleza e Saúde

7 sinais que podem indicar que já esteve infetado com covid-19

Sabe identificar os avisos que o seu organismo lhe dá?

Lifestyle

Experimentei um pequeno-almoço com menos de 200 calorias

Três ingredientes fazem desta uma receita saborosa e muito fácil de preparar (até no microondas).

Celebridades

Será que já nasceu a bebé de Gigi Hadid?

Eis os motivos que têm feito os fãs acreditar que sim.

Celebridades

Júlia Palha mostra como o soutien certo pode elevar a autoestima

A embaixadora da Intimissimi revela como escolhe soutiens, qual a sua peça preferida e como usar uma lingerie para deixar um visual sensual e divertido

Moda

10 malas à prova de chuva

Quando a meteorologia é incerta, há que fazer escolhas seguras.

Celebridades

Michelle Obama lembra quando o irmão foi acusado de roubar a própria bicicleta

O incidente ocorreu com dois agentes da polícia de Chicago.

Celebridades

A surpreendente origem do nome "Beyoncé"

A mãe da artista revelou um facto inesperado acerca da filha.

Celebridades

Cardi B e Offset vão divorciar-se

Foi a artista quem avançou com os documentos.

Beleza e Saúde

As três grandes tendências de cabelos para as estações mais frias

A Schwarzkopf Professional lança uma nova coleção para reiventar os seus fios.