IMG_5132.jpg

Denise Sonnemberg

Sentiste alguma diferença por parte da sociedade quando decidiste começar a usar o teu cabelo natural?

Notei uma enorme diferença. Não acho estranho, tendo em conta que até eu comecei a olhar para mim de forma diferente, com mais orgulho. Confesso nunca ter sido grande alvo de críticas. Já aconteceu, claro, mas não tanto. Senti que apreciaram de certa forma a minha mudança.

Apostamos que já tiveste dezenas de histórias felizes e infelizes com os teus caracóis. Qual foi a que te deixou mais sem jeito?

Admito que nunca tive tantas histórias infelizes, a não ser uma vez que fui obrigada a discutir com uma rapariga que acreditava que o meu cabelo era falso. Fora isso, sempre recebi bastantes elogios, o que me deixou mais confiante sobre mim própria, tanto nos estabelecimentos em que entro, como igualmente na área da moda em que encontro inserida. Porém, a que me deixou mais sem jeito, foi numa fashion week há mais ou menos um ano atrás, quando uma menina, cuja idade rondava os seus 4/5 anos, se aproximou de mim com a mãe e disse-me que quando crescesse adorava ter o meu cabelo. Deixou-me de coração derretido.

Tens algum ritual para os teus caracóis?

Sou grande adepta de facilidades, sendo que não faço grandes rituais. Ainda assim, lavo o cabelo de manhã com um condicionador apropriado para os caracóis, para depois passar um óleo que oferece brilho e ajuda não só no crescimento como na força dos caracóis, e no final passo o creme de pentear por todo o cabelo dividido.

Faço hidratações ao cabelo 3/4 vezes por semana, tanto com máscaras já feitas, ou então misturas de ingredientes que ajudam a hidratar e a dar um ar mais saudável ao cabelo. Por exemplo, juntar abacate, açúcar, café, leite de coco, ovos, mel… Coisas básicas que temos sempre por casa, que misturadas com a máscara têm um grande sucesso.

IMG_5152.jpg

Denise Sonnemberg

Que conselho darias a alguém que queira aderir ao movimento do cabelo natural (#NaturalHair)?

Não tenham medo ou receio de se aceitarem como realmente são. Os nossos traços pessoais são o que nos distinguem do resto das pessoas e nos fazem ser lindos da forma que somos.

Desde que se sintam bem com vocês próprios, o resto são pormenores.

Quais foram os maiores desafios que sentiste antes e depois de teres aceitado o teu cabelo tal como ele é?

Antes não tinha tanto trabalho em arranjar-me de manhã ou até ao cuidar do meu cabelo. Era mais desajeitada, confesso, mas também eu optava por um simples coque no topo da cabeça, pelo que não me requeria muita preparação. O meu cabelo ocupava-me cerca de 5 minutos, o que agora se multiplicou significativamente ao deixar os caracóis fluírem.

Agora preocupo-me mais com ele, vejo tutoriais de novas hidratações, melhores produtos… Coisas que antes não fazia, e são desafios que vou superando com o decorrer do tempo. Contudo, o maior desafio agora é reduzir os 30 minutos que o meu cabelo rouba ao sono.

Acreditas que aceitar o teu cabelo natural também teve impacto na tua personalidade? Conseguirias ver-te de outra forma ou acreditas que o teu cabelo não define apenas a tua personalidade mas complementa?

Teve um impacto forte na minha personalidade. Passei a ver o meu cabelo como algo que me distinguia de forma positiva e do qual me orgulhava, tendo em conta que antes a minha auto estima não estava no seu auge. É como se aceitar o meu cabelo natural, tivesse sido a chave para desencadear todo o processo de auto-aceitação, assim como a minha felicidade. Sinto-me feliz ao deixar os meus caracóis livres, sem alisamentos, sem produtos a esconder.

Não me imagino definitivamente de outra forma, tendo em conta que agora quando tento fazer um coque ou até esticá-lo, é como se estivesse a deparar-me com uma pessoa totalmente diferente.

Não digo que complementa a minha personalidade, mas é como um adereço da pessoa que sou.

IMG_5160.jpg

Denise Sonnemberg

Produto preferidoSou eternamente apaixonada pelos produtos na Novex e de inúmeras marcas brasileiras.

Natural crushNão tenho. Admiro o cabelo de várias pessoas com quem me cruzo na rua ou até encontro eventualmente no feed do Instagram, mas não consigo mencionar uma crush.

Curl SecretÓleo de coco como preferência para brilho, sendo que óleos naturais são sempre mais saudáveis para o cabelo e proporcionam uma melhor definição.

Podemos encontrar-te em@carlapereirax.

O Curly Essence descreve-se como uma plataforma para todas as naturalistas (mas não só) com uma dose generosa de empoderamento feminino. Para mais informações, consulte o site ou siga a página no Instagram.

Relacionados

Beleza e Saúde

Curly Mistakes: os cinco erros mais comuns

No que diz respeito a cuidados com cabelos naturalmente encaracolados ou crespos, às vezes, mais importante que 'o que fazer', é 'o que não fazer'.

Lifestyle

Hair Crush: Zengxrl

Esta semana, a plataforma Curly Essence traz-nos a primeira de uma série de conversas com naturalistas que fazem sucesso nas redes sociais. A primeira convidada chama-se Elisa, é modelo e influencer, e tem uns caracóis de fazer inveja!

Lifestyle

Hair Crush: Tatiana Carmelino

Esta semana, a plataforma Curly Essence esteve à conversa com a estudante Tatiana sobre a sua jornada e cuidados enquanto nauralista.

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel