IMG_5132.jpg

Denise Sonnemberg

Sentiste alguma diferença por parte da sociedade quando decidiste começar a usar o teu cabelo natural?

Notei uma enorme diferença. Não acho estranho, tendo em conta que até eu comecei a olhar para mim de forma diferente, com mais orgulho. Confesso nunca ter sido grande alvo de críticas. Já aconteceu, claro, mas não tanto. Senti que apreciaram de certa forma a minha mudança.

Apostamos que já tiveste dezenas de histórias felizes e infelizes com os teus caracóis. Qual foi a que te deixou mais sem jeito?

Admito que nunca tive tantas histórias infelizes, a não ser uma vez que fui obrigada a discutir com uma rapariga que acreditava que o meu cabelo era falso. Fora isso, sempre recebi bastantes elogios, o que me deixou mais confiante sobre mim própria, tanto nos estabelecimentos em que entro, como igualmente na área da moda em que encontro inserida. Porém, a que me deixou mais sem jeito, foi numa fashion week há mais ou menos um ano atrás, quando uma menina, cuja idade rondava os seus 4/5 anos, se aproximou de mim com a mãe e disse-me que quando crescesse adorava ter o meu cabelo. Deixou-me de coração derretido.

Tens algum ritual para os teus caracóis?

Sou grande adepta de facilidades, sendo que não faço grandes rituais. Ainda assim, lavo o cabelo de manhã com um condicionador apropriado para os caracóis, para depois passar um óleo que oferece brilho e ajuda não só no crescimento como na força dos caracóis, e no final passo o creme de pentear por todo o cabelo dividido.

Faço hidratações ao cabelo 3/4 vezes por semana, tanto com máscaras já feitas, ou então misturas de ingredientes que ajudam a hidratar e a dar um ar mais saudável ao cabelo. Por exemplo, juntar abacate, açúcar, café, leite de coco, ovos, mel… Coisas básicas que temos sempre por casa, que misturadas com a máscara têm um grande sucesso.

IMG_5152.jpg

Denise Sonnemberg

Que conselho darias a alguém que queira aderir ao movimento do cabelo natural (#NaturalHair)?

Não tenham medo ou receio de se aceitarem como realmente são. Os nossos traços pessoais são o que nos distinguem do resto das pessoas e nos fazem ser lindos da forma que somos.

Desde que se sintam bem com vocês próprios, o resto são pormenores.

Quais foram os maiores desafios que sentiste antes e depois de teres aceitado o teu cabelo tal como ele é?

Antes não tinha tanto trabalho em arranjar-me de manhã ou até ao cuidar do meu cabelo. Era mais desajeitada, confesso, mas também eu optava por um simples coque no topo da cabeça, pelo que não me requeria muita preparação. O meu cabelo ocupava-me cerca de 5 minutos, o que agora se multiplicou significativamente ao deixar os caracóis fluírem.

Agora preocupo-me mais com ele, vejo tutoriais de novas hidratações, melhores produtos… Coisas que antes não fazia, e são desafios que vou superando com o decorrer do tempo. Contudo, o maior desafio agora é reduzir os 30 minutos que o meu cabelo rouba ao sono.

Acreditas que aceitar o teu cabelo natural também teve impacto na tua personalidade? Conseguirias ver-te de outra forma ou acreditas que o teu cabelo não define apenas a tua personalidade mas complementa?

Teve um impacto forte na minha personalidade. Passei a ver o meu cabelo como algo que me distinguia de forma positiva e do qual me orgulhava, tendo em conta que antes a minha auto estima não estava no seu auge. É como se aceitar o meu cabelo natural, tivesse sido a chave para desencadear todo o processo de auto-aceitação, assim como a minha felicidade. Sinto-me feliz ao deixar os meus caracóis livres, sem alisamentos, sem produtos a esconder.

Não me imagino definitivamente de outra forma, tendo em conta que agora quando tento fazer um coque ou até esticá-lo, é como se estivesse a deparar-me com uma pessoa totalmente diferente.

Não digo que complementa a minha personalidade, mas é como um adereço da pessoa que sou.

IMG_5160.jpg

Denise Sonnemberg

Produto preferidoSou eternamente apaixonada pelos produtos na Novex e de inúmeras marcas brasileiras.

Natural crushNão tenho. Admiro o cabelo de várias pessoas com quem me cruzo na rua ou até encontro eventualmente no feed do Instagram, mas não consigo mencionar uma crush.

Curl SecretÓleo de coco como preferência para brilho, sendo que óleos naturais são sempre mais saudáveis para o cabelo e proporcionam uma melhor definição.

Podemos encontrar-te em@carlapereirax.

O Curly Essence descreve-se como uma plataforma para todas as naturalistas (mas não só) com uma dose generosa de empoderamento feminino. Para mais informações, consulte o site ou siga a página no Instagram.

Relacionados

Beleza

Curly Mistakes: os cinco erros mais comuns

No que diz respeito a cuidados com cabelos naturalmente encaracolados ou crespos, às vezes, mais importante que 'o que fazer', é 'o que não fazer'.

Lifestyle

Hair Crush: Zengxrl

Esta semana, a plataforma Curly Essence traz-nos a primeira de uma série de conversas com naturalistas que fazem sucesso nas redes sociais. A primeira convidada chama-se Elisa, é modelo e influencer, e tem uns caracóis de fazer inveja!

Lifestyle

Hair Crush: Tatiana Carmelino

Esta semana, a plataforma Curly Essence esteve à conversa com a estudante Tatiana sobre a sua jornada e cuidados enquanto nauralista.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Ora Bem

Ora bem: vamos falar de bem-estar?

Conheça a nova rubrica dedicada ao mundo do lifestyle.

Celebridades

Kate quebrou 'regra de moda' e é bem capaz de ter lançado uma tendência

A duquesa usou um visual considerado fora de época e provou que, no que diz respeito a moda, as regras foram feitas para serem quebradas.

Lifestyle

O vídeo viral que mostra uma mensagem enviada por engano no primeiro enconto

Jovem denunciou o comentário ofensivo que recebeu por parte do rapaz que estaria a conhecer.

Nas Bancas

Conheça Cristina Mota Capitão e Rosário Sommer: as fundadoras da Generosa

Uma marca de plantas e acessórios que tornam a vida mais feliz - ou, nas palavras das próprias, oferece felicidade envasada.

Moda

Estes acessórios estão a dar a volta à cabeça de muitas noivas portuguesas

Literalmente! Conheça a nova coleção de Cata Vassalo e deixe-se inspirar para o seu grande dia.

Saúde

As 7 previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandemia

Confira o que o empresário que previu a atual situação tem a dizer acerca do futuro.

Lifestyle

Caril de Legumes e Caju: a receita perfeita para um jantar especial

Uma receita de Joana Roque.

Finanças de A a Z

Cartão de crédito: amigo ou inimigo? Saiba a resposta

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z fala sobre a relação que temos com os cartões de crédito, que nem sempre é saudável.

Moda

H&M junta-se à Lee para uma coleção de denim com muita identidade

A pensar num ambiente mais sustentável, surgem peças intemporais e outras que são assumidamente tendência.

Celebridades

Paris Hilton submete-se a tratamento de fertilidade para ser mãe

A cantora encontra-se numa relação com Carter Reum.