iStock_57335416_SMALL.jpg

Shannon Fagan

*artigo publicado originalmente em julho de 2016

“Passo a vida na trabalho”, uma frase que ouvimos vezes sem conta e que não está longe da verdade. Passamos o dia no escritório, chegamos cedo, saímos tarde, e muitas vezes os nossos colegas tornam-se os nossos melhores amigos. Mas por muito à-vontade que tenhamos no ambiente profissional, há pormenores que não devemos descurar.

Proibido ‘chinelar’

Se há trabalhos mais conservadores, com um dress code muito bem definido, outros, mais descontraídos, contam apenas com o bom senso dos seus colaboradores. E o bom senso diz que há peças que nem a mais excêntrica das criativas deve usar para trabalhar: Havaianas, decotes à Hollywood, calças rotas e tops curtos ficam para o fim de semana.

É mesmo para partilhar?

Pense muito bem antes de publicar a próxima foto online. Tudo o que escreve ou mostra nas redes sociais pode estar hoje a ser visto pelos seus amigos e amanhã pelo seu futuro diretor. O seu feed nas redes sociais é quase tão importante como o seu currículo. O Linkedin tornou-se quase óbvio, mas o Facebook, Instagram e Twitter não são de menosprezar. Escolha bem a fotografia de perfil, prefira sempre uma foto gira (claro), em que esteja sozinha e de preferência a sorrir. Nunca permita publicações no seu perfil sem aprovação prévia.

Calma na decoração

Luz verde para dar um toque pessoal ao seu espaço de trabalho, mas calma com as fotos da família e cartões fofinhos do seu namorado…

Sorrisos à parte

Mesmo que esteja a enviar um email para um colega, que até é uma pessoa próxima, mantenha sempre o tom profissional: evite os Snoopys animados e os emojis em geral.

Que cheirinho (mau)!

Retoque o perfume na casa de banho e nada de velas de cheiro e paus de incenso em open space. Com a comida, cuidado com refeições muito aromáticas, guisados cheios de alho e salada com cebola…

Figura de urso

Se aderiu à moda das capas de telemóvel divertidas, é capaz de não ser boa ideia usar a do urso fluorescente para uma reunião com o administrador. Tenha sempre à mão uma capa simples para usar nas reuniões. Já agora, mantenha o telemóvel em silêncio, não vá a Taylor Swift desatar aos berros e fazer com que todos saltem da cadeira.

Controle as birras

No trabalho, mostre como é determinada, eficiente e divertida quando é preciso. Mas não necessita de se mostrar a 100%. Todos temos aquela ponta de mau feitio, que não deve ser revelado quando está a trabalhar. Mesmo que tenha uma relação próxima com os colegas, as regras para um bom ambiente de trabalho são para respeitar. Não vale a pena amuar, fazer birra, falar de forma brusca ou ser demasiado emotiva.

Silêncio, por favor

Às vezes, o entusiasmo com a música é tanto que mesmo com os auscultadores o resto da sala fica a saber que estamos a ouvir o último sucesso da Adele. Evite fazer barulho, principalmente se trabalha em open space. Se tiver que atender o telemóvel, procure um lugar mais reservado, para que o resto da equipa não fique a saber que o seu marido fez novamente compras como se o mundo fosse acabar..

Relacionados

Lifestyle

Como conseguir horas extra

Trabalhar mais não significa passar mais horas à secretária. Muito pelo contrário. Organize-se e tenha vida para além do trabalho. Preparada? O tempo já está a contar!

Lifestyle

Novas exigências e oportunidades num mercado de trabalho em constante mutação

O mercado de trabalho tem-se alterado significativamente. Factores como a internacionalização, emergência de mercados extremamente competitivos e o crescente grau de exigência dos clientes têm sido determinantes nas decisões e estratégias das empresas.Os recursos humanos não têm ficado à margem destas questões.

Lifestyle

Vem aí a app que apaga os seus posts mais embaraçosos

Está à procura de trabalho e não quer ter nada online que comprometa a sua reputação? A sua mãe (ou sogra) anda a bisbilhotar o que escreve no Facebook? Vem aí a aplicação que analisa todas suas publicações em várias redes sociais, para se livrar dos posts mais embaraçosos.

Lifestyle

Grande Reportagem SIC: Os Tratadores (os animais treinados para ajudar a tratar)

A Grande Reportagem SIC mostra-lhe os resultados surpreendentes do trabalho das equipas de terapeutas e animais.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.