iStock-502320166.jpg

sergeyshibut

Cada vez mais, recebemos informações diferentes de fontes diferentes, sobretudo no que toca à alimentação. Fará o glúten assim tão mal? Devemos beber leite? E quanto ao óleo de côco, é seguro usá-lo? Questões como estas parecem já se ter camuflado na nossa vida diária. E se os especialistas têm opiniões diferentes no que toca ao que devemos colocar no prato, o melhor é mesmo adequarmos as nossas escolhas àquilo que nos faz sentir bem.

Para nos ajudar nestas opções, Teresa Fung, professora adjunta do departamento de nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health, nomeou cinco alimentos que não seguem as atuais modas alimentares e que, na sua opinião, deveriam ser consumidos de forma diária. Curiosa?

1 – Iogurtes. Para a especialista, este derivado do leite deveria ser mais falado, graças ao facto de ser uma fonte acessível de probióticos, que melhoram a flora intestinal, mas também fortalecem o sistema imunitário e facilitam a absorção de nutrientes pelo organismo. As proteínas, cálcio, magnesio, vitamina B12 e ácidos gordos presentes nos iogurtes são outros dos motivos pelos quais os deveríamos integrar na nossa ementa diária.

2 – Nozes. Uma noz por dia, nem sabe o bem que lhe faria, já diziam as nossas avós. Pois bem, é mesmo verdade. Teresa afirma que este fruto seco é uma fonte de gorduras saudáveis, proteínas e vitamina E, que tem efeito antioxidante. Além das nozes, a especialista refere que as amêndoas e pistachios poderão ser igualmente incluídos no nosso dia-a-dia. Mas atenção às doses! O equivalente a um punho é suficiente.

3 – Couves de bruxelas. Se estiver farto de arroz, massa ou batata, e quiser inovar no acompanhamento para as suas refeições, não hesite em recorrer às couves de bruxelas. As poucas calorias aliam-se ao elevado nível de nutrientes – vitaminas A, C e K, potássio, fibra ácido fólico e antioxidantes -, tornando este vegetal num dos mais saudáveis do mundo!

4 – Mirtilos. Rotulados como os reis dos antioxidantes, estes frutos são ainda fonte de vitaminas A e C, bem como de fibras. Estudos realizados pela Universidade de Clemson e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, elegeram-no o alimento com maior poder antioxidante, entre 40 analisados. Neles, não encontramos gorduras ou sódio.

5 – Salmão. Muito famoso no tão adorado sushi, o salmão deveria ser consumido uma vez por semana. Isto porque é uma grande fonte de proteínas e ómega 3, gordura saudável para o coração e cérebro. Fornece também vitaminas D, B12, B6, cálcio, e ainda minerais como o selénio e magnésio.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Saúde

A relação entre o sono e o excesso de peso

No terceiro episódio do Be FHIT by ACTIVA, a personal trainer Rita Terruta fala sobre o sono, que é tão importante quanto a alimentação saudável e a prática de exercício físico, para a saúde. Se está a tentar perder peso, saiba como as noites mal dormidas podem estar a interferir com os seus objetivos.

Saúde

Afinal, rir (é mesmo) o melhor remédio

Pode não ser o mais milagroso, mas que faz bem à saúde isso já foi provado por a+b. Saiba porque nos rimos, porque achamos o sentido de humor tão importante e conheça não só a melhor piada do mundo como a mais antiga e divirta-se… Esperamos nós.

Saúde

Acabe de vez com as dietas e atinja o peso ideal

Parece demasiado bom para ser verdade? Quem o promete é o médico americano Joel Fuhrman, no seu último livro ‘O Fim das Dietas’. Em exclusivo para a ACTIVA, desvenda segredos e truques.

Mais no portal

Beleza

Outubro Rosa: como cuidar da pele, cabelo e unhas de pacientes oncológicos

Num mês em que se assinala o Mês de Prevenção para o Cancro da Mama, a La Roche-Posay reforça a importância em adequar os cuidados pessoais durante e após os tratamentos oncológicos.

Mulheres Inspiradoras

O novo álbum de Adele é uma verdadeira lição de crescimento pessoal

'30' está prestes a ser lançado e a artista incluiu nele várias fases que enfrentou recentemente, associadas ao divórcio de Simon Konecki.

Lifestyle

Vila do Conde recebe novo Mercadona

Este é o 26º supermercado da cadeia em Portugal.

Celebridades

Kate deslumbra ao apostar numa das maiores tendências da temporada

Veja um dos visuais mais recentes da duquesa de Cambridge.

Saúde

7 cuidados a ter com a nossa higiene íntima

Fique com alguns conselhos que ajudam as mulheres a prevenir o desconforto na zona íntima.

Lifestyle

Já é possivel encomendar de vários restaurantes e só pagar uma taxa de entrega

Conciliar gostos diferentes tornou-se de repente muito mais fácil.

Diz Quem Sabe

Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Andreia Monteiro, médica especialista em imuno-hemoterapia, medicina antienvelhecimento e estética.

Lifestyle

Sugestões assustadoras para celebrar o Halloween

Temos de celebrar à altura, certo?

Moda

Tipia: a coleção de acessórios com letras que lembram as antigas Iluminuras

De assinatura Inês Telles.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.