iStock-502320166.jpg

sergeyshibut

Cada vez mais, recebemos informações diferentes de fontes diferentes, sobretudo no que toca à alimentação. Fará o glúten assim tão mal? Devemos beber leite? E quanto ao óleo de côco, é seguro usá-lo? Questões como estas parecem já se ter camuflado na nossa vida diária. E se os especialistas têm opiniões diferentes no que toca ao que devemos colocar no prato, o melhor é mesmo adequarmos as nossas escolhas àquilo que nos faz sentir bem.

Para nos ajudar nestas opções, Teresa Fung, professora adjunta do departamento de nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health, nomeou cinco alimentos que não seguem as atuais modas alimentares e que, na sua opinião, deveriam ser consumidos de forma diária. Curiosa?

1 – Iogurtes. Para a especialista, este derivado do leite deveria ser mais falado, graças ao facto de ser uma fonte acessível de probióticos, que melhoram a flora intestinal, mas também fortalecem o sistema imunitário e facilitam a absorção de nutrientes pelo organismo. As proteínas, cálcio, magnesio, vitamina B12 e ácidos gordos presentes nos iogurtes são outros dos motivos pelos quais os deveríamos integrar na nossa ementa diária.

2 – Nozes. Uma noz por dia, nem sabe o bem que lhe faria, já diziam as nossas avós. Pois bem, é mesmo verdade. Teresa afirma que este fruto seco é uma fonte de gorduras saudáveis, proteínas e vitamina E, que tem efeito antioxidante. Além das nozes, a especialista refere que as amêndoas e pistachios poderão ser igualmente incluídos no nosso dia-a-dia. Mas atenção às doses! O equivalente a um punho é suficiente.

3 – Couves de bruxelas. Se estiver farto de arroz, massa ou batata, e quiser inovar no acompanhamento para as suas refeições, não hesite em recorrer às couves de bruxelas. As poucas calorias aliam-se ao elevado nível de nutrientes – vitaminas A, C e K, potássio, fibra ácido fólico e antioxidantes -, tornando este vegetal num dos mais saudáveis do mundo!

4 – Mirtilos. Rotulados como os reis dos antioxidantes, estes frutos são ainda fonte de vitaminas A e C, bem como de fibras. Estudos realizados pela Universidade de Clemson e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, elegeram-no o alimento com maior poder antioxidante, entre 40 analisados. Neles, não encontramos gorduras ou sódio.

5 – Salmão. Muito famoso no tão adorado sushi, o salmão deveria ser consumido uma vez por semana. Isto porque é uma grande fonte de proteínas e ómega 3, gordura saudável para o coração e cérebro. Fornece também vitaminas D, B12, B6, cálcio, e ainda minerais como o selénio e magnésio.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Saúde

A relação entre o sono e o excesso de peso

No terceiro episódio do Be FHIT by ACTIVA, a personal trainer Rita Terruta fala sobre o sono, que é tão importante quanto a alimentação saudável e a prática de exercício físico, para a saúde. Se está a tentar perder peso, saiba como as noites mal dormidas podem estar a interferir com os seus objetivos.

Saúde

Afinal, rir (é mesmo) o melhor remédio

Pode não ser o mais milagroso, mas que faz bem à saúde isso já foi provado por a+b. Saiba porque nos rimos, porque achamos o sentido de humor tão importante e conheça não só a melhor piada do mundo como a mais antiga e divirta-se… Esperamos nós.

Saúde

Acabe de vez com as dietas e atinja o peso ideal

Parece demasiado bom para ser verdade? Quem o promete é o médico americano Joel Fuhrman, no seu último livro ‘O Fim das Dietas’. Em exclusivo para a ACTIVA, desvenda segredos e truques.

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Saúde

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.