iStock-1047743772.jpg

Tijana87

Se o seu Natal foi passado em família, num momento de amor, confraternização e na abundância de uma mesa repleta das tradicionais iguarias, agradeça por isso.

No entanto, este ambiente é muito convidativo a cometer excessos no que toca à alimentação e não é raro sentir os desconfortos digestivos, típicos de quem comeu demais, normalmente alimentos que em nada favorecem a saúde.

Farinhas? Açúcar? Leite? Os ingredientes brancos que criam um cenário negro para o seu corpo e que estão presentes nas tradicionais receitas de Natal.

O resultado é sempre o mesmo, sente-se inchado, com dificuldades em fazer a digestão, eventualmente com alguma flatulência ou obstipação, fica mais cansado ou com menos energia e se continuar a comer o que sobrou nos dias seguintes será inevitável que se comece a acumular aquela gordurinha que ninguém quer e que a balança confirma.

Por isso o meu primeiro conselho é que restrinja os excessos apenas à véspera e ao dia de Natal.

Depois dos excessos do Natal, deverá também incluir no seu regime alimentar, alimentos da família das crucíferas, tais como os vários tipos de couves: brócolos, couve-flor, couve portuguesa, couves de bruxelas, couve-roxa e também espinafres, agrião, nabo, rabanete, etc. Estes alimentos activam enzimas que têm um importante papel na desintoxicação do fígado.

A inclusão destes alimentos num regime saudável a seguir ao Natal, juntamente com a ajuda das 5 plantas medicinais que indicarei de seguida, irão dar-lhe uma ajuda preciosa para recuperar de todos os excessos cometidos.

Todas estas plantas têm uma acção adjuvante das funções do fígado, promovendo uma boa digestão em geral, para além de possuírem também uma importante acção antioxidante e anti-inflamatória.

iStock-848700772.jpg

Lilechka75

Cardo Mariano

Coloque uma colher de chá das folhas da planta para uma chávena de água acabada de ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 3 chávenas por dia.

(Não utilizar em caso de obstrução das vias biliares, nem durante a gravidez ou amamentação)

Dente-de-Leão

Utilize 3 a 4 gr. da planta por chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 3 chávenas por dia, uma hora após as refeições.

(Deverá consultar um profissional especializado antes de utilizar a planta em caso de obstrução das vias biliares)

Boldo

Utilize 3 gr. da planta por chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 3 chávenas por dia.

(Deverá consultar um profissional especializado antes de utilizar a planta em caso de obstrução das vias biliares).

Curcuma ou Açafrão da Índia

Rale a quantidade de 1 dedo mindinho da raiz para 1 chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 2 ou 3 chávenas por dia.

(Não utilizar em caso de gravidez ou amamentação)

Gengibre

Rale a quantidade de 1 dedo mindinho da raiz para 1 chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 2 ou 3 chávenas por dia.

Já nas bancas!

O que precisa de saber para viver melhor e mais tempo Compre já

Relacionados

Beleza e Saúde

10 maneiras de manter a forma durante as Festas

Reunimos algumas dicas que a vão ajudar a aproveitar os melhores pr...

Beleza e Saúde

Como comer no Natal sem arruinar a saúde (ou a dieta)

Fizemos 11 perguntas a uma nutricionista sobre como usufruir de tud...

Beleza e Saúde

Excesso de peso na época de festas: mitos e verdades

Será que tudo o que dizem da relação entre o Natal e a obesidade é ...

Mais no portal

Já nas bancas!