1. às 40 semanas de gestação

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Brianna ganhou 32 kg durante a gestação. “O meu peso disparou para os 111kg,” contou ao site POPSUGAR.

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2. Dez meses pós-parto

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Em agosto de 2013, Brianna comprou uma edição especial da revista ‘PEOPLE’ focada em histórias extraordinárias de fitness. A jovem mãe sentiu-se inspirada pela história de uma mulher da sua cidade, que tinha contratado os serviços do personal trainer Jason Burgoon no ano anterior e, consequentemente, perdeu quase 60 kg. “[pensei] Se este ginásio e este homem tiveram um impacto tão profundo na vida e saúde desta mulher, talvez também me possam ajudar.”

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3. Um ano pós-parto

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Brianna contactou Jason e começou a treinar com o preparador físico três vezes por semana. A maioria das sessões consistia em treinos de força para todo o corpo, movimentos pliométricos e boxe.

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4. No ano seguinte

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“Um ano depois, tinha perdido 45 kg. Mudou a minha vida em todos os aspetos. Mudou a minha relação com a comida e o exercício. Mudou a forma como me sinto em relação a mim. Mudou a forma como crio o meu filho. Apresentou-me o levantamento de pesos como competição, e a força que encontrei nesse desporto transbordou para todas as áreas da minha vida. E inspirou-me a a tornar-me personal trainer, coach de nutrição e a inspirar os outros a definir o que a palavra ‘forte’ significa para eles.”

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5. A rotina atual de Brianna

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Quase cinco anos depois de ter uma iniciativa que mudou a sua vida, Brianna treina entre cinco e seis vezes por semana, e as sessões incluem uma combinação de levantamento de pesos e componentes de culturismo. “Também sou instrutora de cycling e dou aulas duas vezes por semana.”

Esta é a rotina atual de Brianna:

segunda-feira: bench press/peitot/tríceps/ombros
terça-feira: cycling
quarta-feira: deadlift/costas/bíceps
quinta-feira cycling
sexta-feira: agachamentos/pernas/glúteos
sábado: treino para todo o corpo

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6. O regime alimentar de Brianna

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Brianna não segue uma dieta específica. “Simplesmente tenho uma alimentação ‘limpa’ (proteínas magras, vegetais, gorduras saudáveis e fruta) e tenho atenção aos tamanhos das porções. Faço oito pequenas refeições por dia, todos os dias, com um intervalo de três horas. Um dos segredos do meu sucesso tem sido implementar hábitos saudáveis que são realistas para o meu estilo de vida e possíveis de manter a longo prazo. Bebo 3,8 litros de água todos os dias, registo a minha comida na app My Fitness Pal, e preparo as minhas refeições com antecedência, para poder carregá-las comigo.
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7. Vitórias que ultrapassam a balança

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“Apesar de o tamanho do meu corpo ser, provavelmente, a mudança mais óbvia, a força mental e física que encontrei na minha jornada de perda de peso foram as mais profundas. Para mim, o importante não é o número na balança; é sentir-me forte. E essa força traduz-se em cada área da minha vida.”

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8. Motivação

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Como mãe de um menino de cinco anos, uma das preocupações de Brianna é criar uma criança saudável e forte. Para tal, precisa de dar o exemplo. “Se fizer do exercício e da nutrição uma prioridade na minha vida, há uma grande probabilidade de que ele faça o mesmo.”

A personal trainer iniciou a sua jornada na mesma altura em que o filho começou a comer alimentos sólidos, portanto uma alimentação cuidada sempre foi a realidade do menino. “Treinamos juntos, fazemos desporto, andamos de bicicleta, vamos às compras, visitamos mercados biológicos, preparamos refeições e falamos sobre como ter uma alimentação saudável e mantermo-nos ativos fortalece as nossas mentes, corações e músculos.”

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9. Sete dicas de ouro

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1. Encontre um ambiente de suporte ou comunidade de pessoas na mesma jornada;

2. Hidrate-se! Beba entre três e quatro litros de água todos os dias;

3. Faça o download da aplicação gratuita My Fitness Pal e registe a sua alimentação;

4. Tenha atenção às porções. Pode medir uma porção com recurso a uma balança de cozinha ou pelo tamanho da sua mão:



– uma porção de proteína (carne/pescado/ovos) é igual à palma da mão;
– uma porção de vegetais (couves/espinafres/brócolos) é igual ao pulso
– uma porção de hidratos de carbono (fruta/cereais/leguminosas) é igual às duas mãos juntas
– uma porção de gorduras saudáveis (azeite/óleo de coco ou abacate) é igual ao tamanho do polegar

5. Faça refeições pequenas a cada duas ou três horas em vez de três refeições grandes por dia;

6. Prepare as suas refeições e snacks com antecedência, e coloque-os em recipientes com os tamanhos das porções no frigorifico, congelador e dispensa;

7. Limpe a sua cozinha, frigorifico e congelador. Se tiver comida pouco saudável em casa, vai acabar por comê-la. Mas o oposto também é verdade: se tiver alimentos saudáveis em casa, vai acabar para comê-los. Não precisamos de mais disciplina ou força de vontade para fazer escolhas mais saudáveis – simplesmente precisamos de dificultar o acesso às escolhas pouco saudáveis.

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10. Conclusão

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“Se eu consigo perder 45 kg, consigo fazer qualquer coisa. Levantar pesos ajudou-me a mudar a minha mentalidade. Preocupo-me menos com o tamanho dos meus jeans porque estou preocupada com o número de quilos que consigo levantar. Como competidora, já ganhei vários eventos regionais e tenho recordes estatais de bench press e deadlift.”

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