iStock-881952958.jpg

Weedezign

No mundo frenético em que vivemos, em que tudo é para ontem, e vivemos a pensar no que podemos ter ou fazer amanhã, é importante, de vez em quando, clicar no botão de “pausa”. E que melhor forma de o fazer que a meditação? Os benefícios estão provados e não tem custos associados. O problema é mesmo concentrarmo-nos. Para isso, sugerimos estes cinco truques.

Usar áudio – hoje em dia, existem várias aplicações que podem ser uma grande ajuda nesta luta zen. Utilizar um áudio, que funciona como uma espécie de guia, poderá evitar que o cérebro voe para lugares distantes – como acontece frequentemente quando estamos, simplesmente, em silêncio. Ao focarmos a nossa atenção no que alguém diz, estamos, sem nos apercebermos, a desligar as vozes do nosso cérebro irrequieto.

Foque a atenção em algo monótono – se se concentrar na própria respiração, contando o número de vezes que inspira e expira, poderá conseguir bons resultados. Basta contar 10 de cada para se sentir mais calma. Numa publicação no Medium, Brady Salcid revelou um truque que aprendeu com outro médico, Joe Dispenza: imaginar que a nossa cabeça é um aquário nublado e que, com cada inspiração e expiração, vamos eliminando o nevoeiro. Ao fim da contagem de 20, o aquário está limpo.

Começar devagar, praticar e não desistir – a meditação leva tempo. A ideia de que devemos começar logo a meditar durante 20 minutos não é a mais correta. Podemos começar com períodos de um ou dois minutos, desde que o façamos todos os dias. Não nos tornaremos especialistas da noite para o dia, pelo que este é um treino do cérebro que demora algum tempo a “entranhar-se” na nossa rotina.

Defina qual o melhor horário – também este truque exige prática. Deve experimentar meditar em diferentes alturas do dia, para perceber quando consegue ver melhores resultados. Até pode tentar na pausa do almoço, para recarregar energias! Uma boa ideia é meditar durante períodos mais curtos durante a semana e, ao fim de semana, ou quando a nossa agenda o permite, apostar em meditações mais prolongadas.

Ter uma espécie de mantra – dizer afirmações positivas ou algo que nos deixe felizes e relaxadas durante a meditação, pode ter efeitos incríveis. Isto porque, nesses momentos, o nosso cérebro torna-se uma espécie de “tela em branco”, pronta a receber tudo aquilo que lhe damos. Por isso, mais vale pensarmos em algo muito bom! Se preferir, em vez de frase, pode apenas imaginar algo que gostava que acontecesse, como uma visão, e focar-se nisso.

Relacionados

Beleza e Saúde

Mente sã em corpo são: os segredos de três influencers

Estas mulheres inspiradoras levam um estilo de vida assente em três pedras basilares: alimentação cuidada, exercício e ter as pessoas que amam por perto. Sem dúvidas!

Beleza e Saúde

Oito hábitos saudáveis dos quais Meghan não abre mão

O estilo de vida saudável da duquesa de Sussex começou muito antes de esta entrar para a família real britânica.

Beleza e Saúde

Seis apps criadas a pensar na saúde mental

Estas sugestões, todas disponíveis para iOS e Android, não são alternativas à terapia e não curam nada. Contudo, podem ajudar a facilitar as batalhas do dia-a-dia naqueles momentos em que não se sente no seu melhor.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.