iStock-881952958.jpg

Weedezign

No mundo frenético em que vivemos, em que tudo é para ontem, e vivemos a pensar no que podemos ter ou fazer amanhã, é importante, de vez em quando, clicar no botão de “pausa”. E que melhor forma de o fazer que a meditação? Os benefícios estão provados e não tem custos associados. O problema é mesmo concentrarmo-nos. Para isso, sugerimos estes cinco truques.

Usar áudio – hoje em dia, existem várias aplicações que podem ser uma grande ajuda nesta luta zen. Utilizar um áudio, que funciona como uma espécie de guia, poderá evitar que o cérebro voe para lugares distantes – como acontece frequentemente quando estamos, simplesmente, em silêncio. Ao focarmos a nossa atenção no que alguém diz, estamos, sem nos apercebermos, a desligar as vozes do nosso cérebro irrequieto.

Foque a atenção em algo monótono – se se concentrar na própria respiração, contando o número de vezes que inspira e expira, poderá conseguir bons resultados. Basta contar 10 de cada para se sentir mais calma. Numa publicação no Medium, Brady Salcid revelou um truque que aprendeu com outro médico, Joe Dispenza: imaginar que a nossa cabeça é um aquário nublado e que, com cada inspiração e expiração, vamos eliminando o nevoeiro. Ao fim da contagem de 20, o aquário está limpo.

Começar devagar, praticar e não desistir – a meditação leva tempo. A ideia de que devemos começar logo a meditar durante 20 minutos não é a mais correta. Podemos começar com períodos de um ou dois minutos, desde que o façamos todos os dias. Não nos tornaremos especialistas da noite para o dia, pelo que este é um treino do cérebro que demora algum tempo a “entranhar-se” na nossa rotina.

Defina qual o melhor horário – também este truque exige prática. Deve experimentar meditar em diferentes alturas do dia, para perceber quando consegue ver melhores resultados. Até pode tentar na pausa do almoço, para recarregar energias! Uma boa ideia é meditar durante períodos mais curtos durante a semana e, ao fim de semana, ou quando a nossa agenda o permite, apostar em meditações mais prolongadas.

Ter uma espécie de mantra – dizer afirmações positivas ou algo que nos deixe felizes e relaxadas durante a meditação, pode ter efeitos incríveis. Isto porque, nesses momentos, o nosso cérebro torna-se uma espécie de “tela em branco”, pronta a receber tudo aquilo que lhe damos. Por isso, mais vale pensarmos em algo muito bom! Se preferir, em vez de frase, pode apenas imaginar algo que gostava que acontecesse, como uma visão, e focar-se nisso.

Relacionados

Beleza e Saúde

Mente sã em corpo são: os segredos de três influencers

Estas mulheres inspiradoras levam um estilo de vida assente em três pedras basilares: alimentação cuidada, exercício e ter as pessoas que amam por perto. Sem dúvidas!

Beleza e Saúde

Oito hábitos saudáveis dos quais Meghan não abre mão

O estilo de vida saudável da duquesa de Sussex começou muito antes de esta entrar para a família real britânica.

Beleza e Saúde

Seis apps criadas a pensar na saúde mental

Estas sugestões, todas disponíveis para iOS e Android, não são alternativas à terapia e não curam nada. Contudo, podem ajudar a facilitar as batalhas do dia-a-dia naqueles momentos em que não se sente no seu melhor.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

5 celebridades que taparam tatuagens relativas aos "ex"

Quando o amor chegou ao fim, estas caras conhecidas decidiram dar uma nova vida às memórias que tinham pintadas no corpo.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Celebridades

Atriz portuguesa estreia-se como protagonista em série da Netflix

Após Nuno Lopes dar que falar em "White Lines", voltamos a vez uma cara portuguesa num papel de destaque no serviço de streaming.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Celebridades

"Arranjem um quarto" - Olivia Culpo responde à letra a comentário da mãe do namorado

A modelo publicou uma fotografia em que surge a beijar o companheiro e a resposta que deu à sogra já se tornou viral.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel