iStock-182870400.jpg

gbrundin

Se já substituiu os pensos higiénicos pelos tampões, como aconselhado por muitos especialistas, saiba que, agora, também pode optar pela sua versão orgânica. Mas afinal, será que vale a pena pagar mais por ela? Ou serão as diferenças mínimas?

De acordo com a ginecologista americana Alyssa Dweck, autora de The Complete A to Z for Your V, os tampões convencionais são muito diferentes dos orgânicos. Em primeiro lugar, porque estes últimos são feitos de algodão 100% orgânico, e os outros de não orgânico, misturado, por vezes, com raiom.

Os orgânicos são ainda branqueados com peróxido, enquanto que os convencionais com cloro (o que, por sua vez, gera dioxina, um poluente tóxico e carcinógénico, embora os seus níveis sejam controlados, e pode causar distúrbios hormonais).

Produtores de tampões orgânicos afirmam que os seus produtos estão livres de substâncias químicas que afetem as hormonas, bem como de outros materiais sintéticos eventualmente prejudiciais à saúde. Ainda assim, esta “área” ainda não foi devidamente estudada para que os benefícios possam ser tomados como garantidos e tão evidentes, ainda que haja vantagens claras, como a ausência de cheiro.

Por outro lado, os tampões convencionais são monitorizados pela FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, pelo que, teoricamente, são seguros para a maioria das mulheres. E o risco de Síndrome do Choque Tóxico – causada por toxinas produzidas pela bactéria Straphylococcus aureus – pode dar-se quer com o uso de tampões orgâncios, quer convencionais.

O risco está associado com a absorvência e longevidade do uso do tampão. Quanto mais absorvente o tampão for, e quanto mais tempo o deixarmos na vagina, maior o risco da SCT“, afirma Dweck, aconselhando que o uso do mesmo tampão não ultrapasse as 8 horas.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Lifestyle

Diz quem sabe: eis a técnica que a ajudará a alcançar os seus objetivos

Um método simples e bastante útil.

Lifestyle

Duas estreias Netflix para assistir no fim de semana

Uma comédia e uma série para juntar a família no sofá.

Beleza e Saúde

Os segredos de Naomi Campbell para ter a pele e o corpo dos sonhos aos 50 anos

A supermodelo recorre a estes truques!

Beleza e Saúde

O segredo da pele de Priyanka Chopra é esta máscara caseira de três ingredientes

Uma receita com produtos que vai encontrar na dispensa!

Beleza e Saúde

Testei - e rendi-me - a este hidratante de farmácia

Pele radicalmente mais hidratada em poucos dias.

Lifestyle

Passatempo Jordan Dia da Criança: temos 6 kits para oferecer

Participe no passatempo Jordan “dentinhos lindinhos”.

Celebridades

Este vestido de Kate é sustentável e feminista

E ainda está disponível para compra online!

Beleza e Saúde

Esta é a ordem correta para aplicar todos os seus produtos de skincare

Não basta misturar tudo!

Moda

Saiba como tudo aquilo que não diz pode revelar muito sobre si

Explicamos tudo neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Vídeos

Como Kady encontrou a sua voz e passou a usá-la para empoderar outras mulheres

"FLAN" é o nome do novo single da artista. Um tema afrosoul que vive das misturas de ritmos africanos com influência do Soul e R&B norte-americanos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel