iStock-905595170.jpg

FlamingoImages

À primeira vista, muitos diriam que o regime de freelancer é um trabalho de sonho: afinal de contas, quem não gosta de gerir os próprios horários, trabalhar onde lhe apetece, fazer o número de horas que achar mais conveniente? Pois bem, embora este seja um trabalho com que muitos se dão bem, a verdade é que se torna bastante solitário, e, assim sendo, não é para todos.

Vejamos: a maioria das pessoas tem um emprego dito “normal”, das nove às seis, numa determinada morada, com certos colegas. Fazem-se amizades, mantêm-se relações laborais, e todos os dias há algo novo para contar, ao final do dia, a amigos, ao companheiro ou mesmo a familiares. E quem trabalha a partir de casa ou gere o próprio negócio?

Nesses casos, as amizades são as já estabelecidas em tempos anteriores, o dia-a-dia é solitário e é difícil não ter dias “negros”. Afinal de contas, somos seres humanos e sociabilizar está-nos no sangue. Eis algumas dicas, partilhadas por Francesco D’Alessio, no Medium, para lidar com a solidão:

1 – Inscrever-se num ginásio. A atividade física ajuda a lidar com o stress, e, assim, estará rodeado de várias pessoas, com as quais poderá, eventualmente, interagir. Além disto, Francesco aconselha a que faça corridas curtas, de cerca de 15 minutos, onde lhe apetecer, se sentir necessidade de “limpar a cabeça”.

2 – Estabeleça um dia dedicado a chamadas. Terças e quintas feiras são os dias eleitos pelo autor para falar telefonicamente com as equipas com que trabalha, algo que diz ajudar bastante.

3 – Ir ao cinema. Quer seja com amigos ou sozinho, esta atividade de lazer pode proporcionar-lhe uma grande sensação de bem-estar. Estará a fazer algo diferente, a ver algo pela primeira vez e, quem sabe, a aprender coisas novas.

4 – Manter um diário. Francesco diz tentar escrever duas ou três vezes ao dia, documentar como está a correr a sua manhã, tarde, noite, de modo a conseguir entender melhor o que se passa em redor. Simples e rápido!

5 – Viajar. E que tal marcar uma viagem a cada um ou dois meses? O autor diz visitar, com tal regularidade, uma grande cidade que não conheça. Explorará novos costumes, fugirá da rotina e sentir-se-á mais “completo”.

6 – Passar mais tempo com a família. Quer seja a fazer programas diferentes, quer seja, meramente, a passear e a conversar, estar com os que mais ama, nos tempos livres, é essencial.

Relacionados

Lifestyle

E se pudesse comprar tempo? Com este serviço é possível 

A Activa esteve à conversa com Rafaela Garcez, que tem uma profissão pouco comum (mas muito útil): organizadora profissional. Curioso para saber mais?

Moda

Letizia usa o fato perfeito para um dia de trabalho

A rainha de Espanha em versão 'working girl'

Lifestyle

As leis do trabalho que tem mesmo de conhecer

Para que os seus direitos não sejam atropelados, pegámos no livro ‘Leis do trabalho, tudo o que precisa de saber’ e escolhemos algumas que deve saber na ponta da língua. Porque o saber não ocupa lugar.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.