iStock-905595170.jpg

FlamingoImages

À primeira vista, muitos diriam que o regime de freelancer é um trabalho de sonho: afinal de contas, quem não gosta de gerir os próprios horários, trabalhar onde lhe apetece, fazer o número de horas que achar mais conveniente? Pois bem, embora este seja um trabalho com que muitos se dão bem, a verdade é que se torna bastante solitário, e, assim sendo, não é para todos.

Vejamos: a maioria das pessoas tem um emprego dito “normal”, das nove às seis, numa determinada morada, com certos colegas. Fazem-se amizades, mantêm-se relações laborais, e todos os dias há algo novo para contar, ao final do dia, a amigos, ao companheiro ou mesmo a familiares. E quem trabalha a partir de casa ou gere o próprio negócio?

Nesses casos, as amizades são as já estabelecidas em tempos anteriores, o dia-a-dia é solitário e é difícil não ter dias “negros”. Afinal de contas, somos seres humanos e sociabilizar está-nos no sangue. Eis algumas dicas, partilhadas por Francesco D’Alessio, no Medium, para lidar com a solidão:

1 – Inscrever-se num ginásio. A atividade física ajuda a lidar com o stress, e, assim, estará rodeado de várias pessoas, com as quais poderá, eventualmente, interagir. Além disto, Francesco aconselha a que faça corridas curtas, de cerca de 15 minutos, onde lhe apetecer, se sentir necessidade de “limpar a cabeça”.

2 – Estabeleça um dia dedicado a chamadas. Terças e quintas feiras são os dias eleitos pelo autor para falar telefonicamente com as equipas com que trabalha, algo que diz ajudar bastante.

3 – Ir ao cinema. Quer seja com amigos ou sozinho, esta atividade de lazer pode proporcionar-lhe uma grande sensação de bem-estar. Estará a fazer algo diferente, a ver algo pela primeira vez e, quem sabe, a aprender coisas novas.

4 – Manter um diário. Francesco diz tentar escrever duas ou três vezes ao dia, documentar como está a correr a sua manhã, tarde, noite, de modo a conseguir entender melhor o que se passa em redor. Simples e rápido!

5 – Viajar. E que tal marcar uma viagem a cada um ou dois meses? O autor diz visitar, com tal regularidade, uma grande cidade que não conheça. Explorará novos costumes, fugirá da rotina e sentir-se-á mais “completo”.

6 – Passar mais tempo com a família. Quer seja a fazer programas diferentes, quer seja, meramente, a passear e a conversar, estar com os que mais ama, nos tempos livres, é essencial.

Relacionados

Lifestyle

E se pudesse comprar tempo? Com este serviço é possível 

A Activa esteve à conversa com Rafaela Garcez, que tem uma profissão pouco comum (mas muito útil): organizadora profissional. Curioso para saber mais?

Moda

Letizia usa o fato perfeito para um dia de trabalho

A rainha de Espanha em versão 'working girl'

Lifestyle

As leis do trabalho que tem mesmo de conhecer

Para que os seus direitos não sejam atropelados, pegámos no livro ‘Leis do trabalho, tudo o que precisa de saber’ e escolhemos algumas que deve saber na ponta da língua. Porque o saber não ocupa lugar.

Mais no portal

Moda

Parfois: 10 malas a menos de 20 euros

Confira algumas das melhores opções para combinar com os seus visuais.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Woman washing her hair in shower
Beleza e Saúde

4 motivos pelos quais não devemos lavar o rosto no duche

Dermatologista explica o porquê e ainda deixa algumas dicas.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Beleza e Saúde

Pasta de dentes nas borbulhas: sim ou não?

Será este um mito ou haverá algum fundamento?

Celebridades

Kelly Clarkson diz que o divórcio a apanhou de surpresa

A artista foi casada com Brandon Blackstock durante sete anos.

LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 09: (EMBARGOED FOR PUBLICATION IN UK NEWSPAPERS UNTIL 48 HOURS AFTER CREATE DATE AND TIME) Prince Andrew, Duke of York attends the opening the Francis Crick Institute by Queen Elizabeth II on November 9, 2016 in London, England. The Francis Crick Institute will be a world leading centre of biomedical research. (Photo by Max Mumby/Indigo/Getty Images)
Celebridades

Príncipe André é "viciado em sexo", alega livro

A obra contém testemunhos de várias mulheres que afirmam ter mantido relações com o membro da realeza britânica, através do contacto de Jeffrey Epstein.

Moda

Tezenis lança coleção cápsula inspirada em famosa série da Netflix

Várias peças com um toque de 'nuestros hermanos'.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".