TLK-ONLINE-USE-013_DP_0040_comp_v0703_right_Rec709.1145.jpg

Divulgação

A Activa esteve no visionamento de imprensa da versão original de O Rei Leão, remake do clássico original da Disney de 1994. E se o primeiro filme foi um sucesso estrondoso, este promete surpreender quem adorou o primeiro e ainda aumentar a legião de fãs. O filme está muito bom, com momentos de fortes emoções, comédia que leva às gargalhadas e uma história que mantém a mensagem forte. Contudo, também há alguns aspectos que ficaram aquém das expectativas, mas que, felizmente, não conseguiram prejudicar o resultado final.

Como análise geral, apresentamos-lhe 10 coisas que precisa de saber sobre este novo O Rei Leão!

(Os tópicos estão escritos com o pressuposto de que o filme original foi visto).

TLK-001_PO_0240_comp_v0301_iho_v0002_R.1200.jpg

Divulgação

1. A PRIMEIRA CENA ESTÁ IGUAL
É impossível esquecer o início de O Rei Leão. O sol nasce na savana e a música “Circle of Life” começa a tocar. Os animais parecem despertar e começam a dirigir-se a Pride Rock, onde dão as boas-vindas ao novo herdeiro do reino. Uma cena memorável e que foi reproduzida neste remake com atenção a todos os pormenores. A grande diferença é a utilização destas novas técnicas de efeitos especiais que nos fazem sentir que estamos numa savana verdadeira. Difícil é evitar os arrepios.

TLK-020_KI_0240_comp_v0596_m01_iho_v0002_R.1052.jpg

Divulgação

2. OS DETALHES SÃO IMPRESSIONANTES
Animais que parecem reais até ao momento em que começam a falar. Paisagens extraordinárias que nos fazem sentir numa savana africana. A nível visual, este filme é de cortar a respiração. A equipa de efeitos visuais está de parabéns pelo trabalho fantástico. Terminado o filme, fica a vontade de o rever para, desta segunda vez, se ter maior atenção aos detalhes, tais como a movimentação de uma juba, a variedade de penas de uma asa, a forma como a chuva escorre no pêlo, ou pela forma real dos trejeitos de cada animal.

Mufasa.jpg

3. MUFASA TORNOU-SE MAIS RÉGIO
Esta é a única personagem que volta a ter a voz original. James Earl Jones volta a interpretar o pai de Simba, o que foi a decisão mais acertada que poderia ter sido tomada. O timbre profundo do ator de 88 anos e a dicção perfeita dão a sensação de familiaridade e de reencontro de um velho amigo. Contudo, existe a sensação de que esta personagem tornou-se mais poderosa. Provavelmente devido à nova caracterização, de um leão adulto e dono de um corpo que transmite grande força física, mas também graças à sabedoria das suas palavras. Um pai extremoso, capaz de admitir as suas falhas. Um rei justo e que transmite compaixão. O exemplo de um líder perfeito.

TLK-039_SI_0391_comp_v0188_SRGB_1030.jpg

Divulgação

4. A FORÇA NO FEMININO
A savana é o domínio de um rei, mas alcateia tem a sua força no feminino. Existem vários momentos em que estas figuras se destacam e dão o exemplo, quer seja na expulsão das hienas das terras do reino, quer na forma como suportam uma provação terrível sem quebrarem o espírito. Destaque para a postura régia, forte e apaixonada de Sarabi, a mãe de Simba, que defronta Scar sem perder a postura e sem ir contra os seus princípios, algo pouco explorado no filme original. Nala tem novamente um papel de grande importância na trama, provando que é uma leoa determinada e que tem o poder necessário para elevar um rei.

TLK-O_030_SE_0180_v1524_x1226_v2.1001.jpg

Divulgação

5. EMOÇÕES INTENSAS
Sim, já sabemos que vão haver momentos que vão ser mais fortes. Ainda assim, avisamos que as lágrimas podem teimar em cair quando estes finalmente acontecem. A cena do desfiladeiro fica mais longa e, apesar de já conhecermos o desfecho, é complicado não desejar o contrário e conter as emoções quando o inevitável acontece. A perseguição no cemitério de elefantes, a jornada de Simba até encontrar Timon e Pumba, assim como confronto final revelam maior ação. Já o momento no Oásis, quando Rafiki leva Simba para o lago à noite, está muito bonito e toca o coração. Todas estas cenas são apresentadas de forma diferente do filme original, mas todas transmitem a mesma mensagem. Podemos gostar mais ou menos destas decisões, mas não conseguimos é ficar indiferentes às emoções.

036_HM_0250_comp_v0494_right_iho_comp_v0008.1216.jpg

Divulgação

6. GARGALHADAS GARANTIDAS
O elemento cómico mantém-se! Quer pelas situações vividas quer pelos diálogos. Claro que a dupla Timon e Pumba continua a ser a responsável por muitos destes momentos. Seth Rogen e Billy Eicher desempenharam bem os papéis do javali e da suricata mais divertidos do cinema. Também Donald Glover, que dá a voz a Simba, surpreende ao passar de registos mais pesados para os mais leves e animados.
Destaque ainda para John Oliver, que mantém o registo formal e algo britânico de Zazu, a fazer lembrar as formalidades de uma família real num registo exagerado e cómico.

TLK-049_YF_0022_comp_v0148_iho_v0002_R.1139.jpg

Divulgação

7. REFERÊNCIAS DIFERENTES
Qualquer fã do filme original tem em mente muitas referências divertidas de O Rei Leão. Contudo, muitas delas não passaram para este remake. Percebe-se que tal pode ter sido motivado para imprimir um cunho mais real à vida da savana, não introduzindo elementos de fora desse espaço. Ainda assim, fica a sensação de que falta algo. Contudo, foram criadas novas referências, que dão um cunho diferente a esta adaptação. Se são melhores ou piores, tudo depende do gosto de cada um. Adiantamos que uma delas é de um outro filme bem conhecido da Disney que já teve direito a um remake em live-action. E mais não contamos.

8. A BANDA-SONORA
Não estamos a falar das músicas mais conhecidas, pois ainda vai haver espaço para abordarmos esse assunto. Aqui abordamos as melodias que intensificam os momentos e tornam tudo ainda mais arrepiante. Hans Zimmer, o prestigiado compositor alemão, volta a pegar nesta obra que foi tão elogiada em 1994. Contudo, um novo trabalho é feito. O compositor pegou nos temas marcantes desta história e deu-lhe uma nova roupagem. Existem diferenças ténues, de forma a dar uma nova vida a estas músicas, mas sem que elas percam a sua essência. A sensação de novo confunde-se com o vínculo que já existe com os fãs destes temas.

9. A NOSTALGIA DAS MÚSICAS, A APRESENTAÇÃO DE NOVAS E A SENSAÇÃO DE ESTRANHEZA
Cuidado! Vai haver dificuldade em não acompanhar cada música em pleno cinema. Desde que o “Circle of Life” começa até ao divertido “Hakuna Matata”, será complicado manter os lábios cerrados e o corpo sem movimento. É ótimo revisitar estes temas já tão nossos conhecidos, apesar das variações. Alguns têm modificações mínimas, que não incomodam, mas há um particular que ficou aquém do desejado devido à forma diferente como foi tratado. “Be Prepared!”, o tema com que Scar apresenta o seu plano de vingança com as hienas, sempre foi considerada uma das músicas de vilões mais bem conseguidas. Contudo, neste filme, sente-se a falta da força deste grito de guerra e o espectador fica a desejar por mais.
Foi introduzido uma música nova para este remake, “Spirit”, pela voz de Beyoncé Knowles. Percebe-se a necessidade de darem mais espaço à cantora que empresta a voz a Nala, mas o tema em si parece desnecessário, até porque não se enquadra bem no plano geral musical. Dá a ideia mais de obrigação, uma vez que nada acrescenta ou melhora.
Em compensação, foi ótimo terem incluído “The Lion Sleeps Tonight”, cantado por Timom e Pumba e que apenas surgia num extra em algumas edições especiais do filme original. Faz sentido, é divertido e provoca uma boa transição na cena em questão.

Foto.jpg_cmyk.jpg

Divulgação

10. VOZES DE LUXO
Para a versão original deste filme, foi escolhido um elenco de grande estrelas. Donald Glover no papel de Simba, Beyoncé Knowles-Carter no de Nala, James Earl Jones interpreta Mufasa, Chiwetel Ejiofor é Scar, Seth Rogen assume o papel de Pumba e Billy Eichner é Timon. Estes são apenas alguns exemplo dos atores eleitos para o trabalho de dar uma nova vida a uma história tão amada. É ótimo ver a representatividade africana, e isso sente-se nos diálogos. Contudo, a edição desses momentos por vezes está algo lenta, o que tira a naturalidade do discurso. Mas, no geral, está um trabalho que merece um forte aplauso.

Mais no portal

Mais Notícias

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

A aposta 'preto no branco' cria um universo particular no Porto

A aposta 'preto no branco' cria um universo particular no Porto

Recorde os visuais das mulheres Grimaldi no Baile da Rosa

Recorde os visuais das mulheres Grimaldi no Baile da Rosa

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Inês Aires Pereira está separada

Inês Aires Pereira está separada

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Cancro da mama: Tratamento preventivo pode fazer células cancerígenas a

Cancro da mama: Tratamento preventivo pode fazer células cancerígenas a "hibernar" em vez de "morrer". Mas nem tudo são más notícias

Principais suspeitos da maior rede de tráfico de seres humanos prestes a ser libertados por excesso de prisão preventiva

Principais suspeitos da maior rede de tráfico de seres humanos prestes a ser libertados por excesso de prisão preventiva

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Conheça os encontros literários com Charlotte Casiraghi

Conheça os encontros literários com Charlotte Casiraghi

Facebook espiou utilizadores do Snapchat para saber mais sobre a aplicação rival

Facebook espiou utilizadores do Snapchat para saber mais sobre a aplicação rival

JL 1394

JL 1394

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Quem és tu, Páscoa?

Quem és tu, Páscoa?

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

Em “Cacau”: Pipa morre para proteger Cacau

Em “Cacau”: Pipa morre para proteger Cacau

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Das bombas de 75 a

Das bombas de 75 a "vice" do Parlamento? Quem é e como pensa Diogo Pacheco de Amorim

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Cozinha criativa do mundo no novo Journey de Campo de Ourique

Cozinha criativa do mundo no novo Journey de Campo de Ourique

As figuras da PRIMA 23

As figuras da PRIMA 23

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites