iStock-1034836064.jpg

skynesher

Os hábitos de duche não são um tema consensual. Afinal, devemos lavar-nos todos os dias? Uma vez a cada dois dias? Ou o mínimo possível.

Ora bem, depende. Geralmente falando, tomar banho todos os dias ou dia sim, dia não, é o mais correto, diz a dermatologista Nada Elbuluk à revista ‘Health’. Contudo, até mesmo essa recomendação pode variar consoante o seu estilo de vida e o local onde vive, explica a colega de profissão Heidi A. Waldorf.

Veja, abaixo, qual é a opinião dos especialistas.

O seu nível de atividade

Existem vários produtos que pode pôr na mala de ginásio e usar depois do treino para cheirar bem e poupar tempo. Contudo, se teve uma sessão intensa e transpirou muito, a melhor opção é sempre entrar no chuveiro do balneário.

“Tomamos duches para remover a oleosidade excessiva, as células da pele, o suor, as bactérias e a sujidade,” diz a Dra. Heidi A. Waldorf.

Para quem tem tendência a ter acne, a especialista diz que tomar banho logo após fazer exercício, pode ajudar a evitar uma crise ao limpar os poros.

O seu tipo de pele

Se tem a pele oleosa, tome um duche por dia.

“Mas se tiver pele sensível ou muito seca, não tome mais que dois duches por semana para reduzir a secura, comichão e inflamação,” aconselha o Dr. Clay Cockerell, fundador da clínica Cockerell Dermatopathology.

Para quem tem a pele seca e treina regularmente, o médico diz que o ideal é usar um produto de limpeza ultra suave e aplicar um creme hidratante logo após o duche. E não se esqueça que o seu tipo de pele pode mudar com o passar do tempo.

“À medida que as pessoas envelhecem, geralmente, tendem a produzir menos óleo e podem ter problemas de pele se tomarem banho mais do que algumas vezes por semana.”

O seu ambiente

O exercício não é a única coisa que a faz transpirar. Se viver num ambiente quente e húmido, deve tomar banho todos os dias para minimizar a acumulação de bactérias na sua pele. Se estiver mais fresco lá fora, pode reduzir o número de duches.

“Durante os meses frios e secos de inverno, é melhor tomar menos duches,” diz a Dra. Waldorf. “Exagerar pode ressecar ainda mais a pele,” acrescenta o Dr. Cockerell.

Se notar que a sua pele está seca, a escamar ou tiver mais comichão do que o habitual, considere tomar menos duches ou cortar os esfoliantes.

“Usar simplesmente a mão e um produto de limpeza é o ideal,” diz o Dr. Cockerell.

Resumindo

Tomar duches corretamente é mais importante do que tomar duches com frequência. Segundo a Dra. Nada Elbuluk, o corretamente implica usar água morna (não quente), em menos de 10 minutos e evitar os esfoliantes, a não ser que lhe seja recomendado por um dermatologista.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba dois coffrets da Rituals Assine já

Relacionados

Mais no portal

ASSINE 1 ANO (12 edições) POR 30€ E RECEBA 30€ EM OFERTAS

Assine Já!