silence phone silencio.jpg

triocean

Entrar num relacionamento com alguém que já foi traído não é tarefa fácil. Há, normalmente, algumas dificuldades em confiar no outro e de se entregar totalmente. Além disto, importa saber que determinadas observações não são assim tão bem-vindas, já que podem magoar ou, simplesmente, ser dispensáveis. Confira 6 delas, reunidas pela Cosmopolitan, que consultou alguns especialistas:

1. “Estás a projetar as tuas inseguranças em mim”

Deixar ir os sentimentos associados a uma traição pode ser bastante difícil, nomeadamente pelo facto de, com ela, vir, por norma, bastante insegurança. Por isto mesmo, esta frase pode apenas fazer a pessoa traída sentir-se ainda mais insegura. Em vez disto, deve perguntar como a pode ajudar a sentir-se mais apoiada ou segura – pequenas demonstrações de que gosta da pessoa também são essenciais, sobretudo, quando estão longe uma da outra e os medos de traição são maiores.

2. “Não tens nada a ver com isso”

Se a pessoa traída no passado quiser saber algo relacionado com a vida ou algum evento do parceiro atual e esta for a resposta, os sentimentos de insegurança aumentarão. Qualquer comportamento misterioso ou secreto pode despoletar uma série de sentimentos negativos. Discutirem, frequentemente, expectativas que têm para a relação, bem como falarem das pessoas e atividades que são importantes para cada um é bastante importante para a construção da confiança.

3. “Não sou como os outros, não te faria isso”

Esta é uma das frases totalmente dispensáveis. Sobretudo, porque dizê-la não traz qualquer prova de que tal não acontecerá. Muito provavelmtente, o ex da pessoa traída disse-o, assim como a maioria das pessoas que traem mais que uma vez diz.

4. “Estás a ser paranóica”

Eis um campo de minas! Proferir esta frase significa que está a ignorar os sentimentos da outra pessoa, as inseguranças ou receios desta, sem a ajudar a ultrapassá-los. E isto pode fazer com que estas sintam que o trauma por que passaram foi culpa sua. É claro que há exceções e a obsessão irracional constante não é saudável e deve ser falada abertamente entre o casal para evitar problemas mais sérios.

5. “Não me vou meter nisto de novo”

Discutir muitas vezes sobre o mesmo assunto e usar esta frase para o encerrar pode fazer a outra pessoa sentir que está, de facto, a esconder algo. Tentar perceber qual a real raíz do problema – quais os “gatilhos” ou padrões que levam a estas discussões – pode fazer com que entenda melhor os motivos do outro e resolvam tudo de forma cordial.

6. “Tens de esquecer o passado”

Não falar sobre o trauma que sofreu significa que dificilmente conviverá em paz, a dois. Pelo contrário, falar com o seu parceiro, em detalhe, acerca de tudo o que a magoou pode fazer com que este entenda quais as principais situações ou contextos em que se poderá sentir mais insegura. Comunicação é chave!

Relacionados

Lifestyle

Estas são as 19 principais fases de uma relação amorosa

Muito provavelmente, não esperava a 16ª.

Lifestyle

Como superar o fim de um relacionamento (mesmo que ainda não tenha terminado oficialmente)?

Falámos com a especialista em mediação familiar, conflitos e aconselhamento conjugal, Margarida Vieitez, acerca dos mecanismos para manter relações amorosas saudáveis, bem como para superar o final de um "capítulo".

Celebridades

Eis as separações mais mediáticas de 2019

E o ano ainda vai a meio.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel