silence phone silencio.jpg

triocean

Entrar num relacionamento com alguém que já foi traído não é tarefa fácil. Há, normalmente, algumas dificuldades em confiar no outro e de se entregar totalmente. Além disto, importa saber que determinadas observações não são assim tão bem-vindas, já que podem magoar ou, simplesmente, ser dispensáveis. Confira 6 delas, reunidas pela Cosmopolitan, que consultou alguns especialistas:

1. “Estás a projetar as tuas inseguranças em mim”

Deixar ir os sentimentos associados a uma traição pode ser bastante difícil, nomeadamente pelo facto de, com ela, vir, por norma, bastante insegurança. Por isto mesmo, esta frase pode apenas fazer a pessoa traída sentir-se ainda mais insegura. Em vez disto, deve perguntar como a pode ajudar a sentir-se mais apoiada ou segura – pequenas demonstrações de que gosta da pessoa também são essenciais, sobretudo, quando estão longe uma da outra e os medos de traição são maiores.

2. “Não tens nada a ver com isso”

Se a pessoa traída no passado quiser saber algo relacionado com a vida ou algum evento do parceiro atual e esta for a resposta, os sentimentos de insegurança aumentarão. Qualquer comportamento misterioso ou secreto pode despoletar uma série de sentimentos negativos. Discutirem, frequentemente, expectativas que têm para a relação, bem como falarem das pessoas e atividades que são importantes para cada um é bastante importante para a construção da confiança.

3. “Não sou como os outros, não te faria isso”

Esta é uma das frases totalmente dispensáveis. Sobretudo, porque dizê-la não traz qualquer prova de que tal não acontecerá. Muito provavelmtente, o ex da pessoa traída disse-o, assim como a maioria das pessoas que traem mais que uma vez diz.

4. “Estás a ser paranóica”

Eis um campo de minas! Proferir esta frase significa que está a ignorar os sentimentos da outra pessoa, as inseguranças ou receios desta, sem a ajudar a ultrapassá-los. E isto pode fazer com que estas sintam que o trauma por que passaram foi culpa sua. É claro que há exceções e a obsessão irracional constante não é saudável e deve ser falada abertamente entre o casal para evitar problemas mais sérios.

5. “Não me vou meter nisto de novo”

Discutir muitas vezes sobre o mesmo assunto e usar esta frase para o encerrar pode fazer a outra pessoa sentir que está, de facto, a esconder algo. Tentar perceber qual a real raíz do problema – quais os “gatilhos” ou padrões que levam a estas discussões – pode fazer com que entenda melhor os motivos do outro e resolvam tudo de forma cordial.

6. “Tens de esquecer o passado”

Não falar sobre o trauma que sofreu significa que dificilmente conviverá em paz, a dois. Pelo contrário, falar com o seu parceiro, em detalhe, acerca de tudo o que a magoou pode fazer com que este entenda quais as principais situações ou contextos em que se poderá sentir mais insegura. Comunicação é chave!

Relacionados

Lifestyle

Estas são as 19 principais fases de uma relação amorosa

Muito provavelmente, não esperava a 16ª.

Comportamento

Como superar o fim de um relacionamento (mesmo que ainda não tenha terminado oficialmente)?

Falámos com a especialista em mediação familiar, conflitos e aconselhamento conjugal, Margarida Vieitez, acerca dos mecanismos para manter relações amorosas saudáveis, bem como para superar o final de um "capítulo".

Celebridades

Eis as separações mais mediáticas de 2019

E o ano ainda vai a meio.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.