iStock-517443369.jpg

kjekol

Se é doida por figos, talvez não seja boa ideia continuar a ler este artigo.

É que, afinal, os figos não são frutos, mas sim flores invertidas. As figueiras não florescem da mesma forma que as macieiras ou os pessegueiros. As suas flores abrem-se dentro de uma vagem em forma de pêra que, mais tarde, amadurece e tranforma-se no fruto que conhecemos.

Cada flor produz um fruto único, com apenas uma semente chamada aquénio, e o figo é composto por muitos aquénios, que lhe conferem a característica crocante. Portanto, quando comemos um figo, na verdade estamos a comer múltiplos frutos. Mas não é só isto que faz do figo um caso singular. Como as flores do figo abrem internamente, precisam de um processo especial para serem polinizadas. Não podem depender do vento ou das abelhas para transportar o pólen. É aí que entra a vespa-do-figo. O figo não pode sobreviver sem a vespa-do-figo para disseminar o seu material genético, e a vespa-do-figo não sobrevive sem o figo, porque é nele que coloca as suas larvas. Esse relacionamento é conhecido como mutualismo.

A vespa-do-figo fêmea penetra o figo masculino – de salientar que não comemos os figos masculinos – para pôr os seus ovos. O figo masculino tem um formato próprio para acomodar as vespas quando põem os ovos. As asas e antenas da vespa fêmea partem-se e caem quando o animal entra no pequeno orifício no figo, portanto quando entra, não tem como sair e morre. Cabe à nova geração continuar com o ciclo da vida. Os machos nascem sem asas, porque sua única finalidade é acasalar com as vespas fêmeas e cavar um túnel para estas saírem do figo. São as pequenas vespas fêmeas que saem do figo, levando o pólen com elas.

iStock-615249976.jpg

Iwanyan

Se uma vespa-do-figo penetra por acidente um figo feminino (aqueles que comemos), em vez de um masculino, não há lugar para ela se reproduzir no interior do fruto e, além disso, não pode fugir, porque perdeu as suas asas e antenas. Por conseguinte, morre dentro do figo – um mal necessário, uma vez que transporta o pólen que compõe a delícia que muitos adoram.

Não se preocupe, isto não significa que quando sente algo crocante ao mastigar um figo, esteja a mastigar uma carcaça de vespa. O figo utiliza uma enzima chamada ficina para decompor a vespa em proteínas, embora a ficina nem sempre decomponha o exoesqueleto inteiro.

Veja, abaixo, um vídeo que explica como funciona o processo de polinização.

Relacionados

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel