A necessidade de ter um espaço próprio para produzir os bolos que fazia em casa há quase 10
anos aliada à experiência enquanto estratega de comunicação para marcas como a EatTasty,
Time Out Market, Village Underground, Heineken ou Beefeater Gin fez com que Joana Duarte
decidesse criar a Kitchenette – uma agência para novas marcas de comida.
A Kitchenette é para todos os empreendedores com projetos na área de comida que estejam à
procura de ajuda para construir uma marca forte e uma estratégia de comunicação que as
ajude a crescer e a tornarem-se autónomas. Para isso, “trabalhamos de forma muito próxima
com estas pessoas garantindo a criação de uma estratégia alinhada com a sua visão mas que
lhes dá ferramentas para crescer, por exemplo, ajudando a encontrar os parceiros certos para
alavancar o negócio sem nunca perderem a sua essência.”
A proximidade com grandes marcas de referência é, por isso, muito importante. Exemplo disso
é a relação com a Worten que se associou à Kitchenette e à sua Pop Up Store em Campo de
Ourique – uma cozinha onde os projetos que estão com a Kitchenette podem produzir e vender
os seus produtos e que foi totalmente equipada com eletrodomésticos cedidos pela marca de
retalho.
A loja em Campo de Ourique vai servir de montra para as novas marcas de comida com uma
agenda de pop ups regulares onde estas podem vender os seus produtos diretamente ao
público, conhecer os seus clientes, avaliar de perto as suas reações e testar novos conceitos.
No portfolio de clientes da Kitchenette estão já vários projetos que vão contar com o seu apoio
na criação e implementação de estratégias de marca, como é o caso da Alessandra Lauria –
The Pasta Queen e Joana Trindade Bento, da Joy Catering . “O facto de serem negócios
liderados por mulheres não é coincidência mas também não é um requisito para trabalharem
connosco.”.
Para ajudar a implementar as estratégias de marca que desenvolve, a Kitchenette conta com o
apoio de um coletivo de criativos de diferentes especialidades – designers, fotógrafos,
copywriters – “porque cada marca é única e tem necessidades diferentes não faz sentido que a
equipa seja sempre a mesma.”.