Vacina mapa map vaccine.jpg

aydinmutlu

A vacinação faz parte das nossas rotinas de saúde, promove a nossa protecção e dos que nos rodeiam, em todas as idades com esquemas próprios, e de forma precoce desde a primeira infância.

Cumprindo o Programa Nacional de Vacinação essa protecção fica assegurada de forma eficaz e eficiente, seja em casa ou em viagem. O Programa Nacional de Vacinação é um programa universal gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal. Tem como objetivo a proteção de indivíduos e a população em geral contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e individual e para as quais há proteção eficaz por vacinação. Com este programa de vacinação, tem sido eliminadas ou controladas doenças evitáveis pelas vacinas, incluindo vacinas internacionalmente consideradas mais adequadas para a proteção da população.

No entanto existem destinos com particularidades em relação a vacinação como protecção extra para doenças que no ambiente tropical podem ser fatais ou de difícil controlo. A vacinação internacional garante protecção eficaz desde que cumpridos todos os requisitos.

Assim, ao recorrer a consulta de saúde do viajante, deve levar consigo o seu Boletim de Vacinas e caso já tenha feito vacinação internacional, o Certificado Internacional de Vacinação. Podem existir contra indicações como alergias, idade inferior a 6 meses, imunossupressão ou imunodeficiência e neoplasias malignas, daí a necessidade de fazer a consulta de saúde viajante devidamente creditada.

Existem centros de vacinação internacional espalhados por todo o país, em cada uma das Administrações Regionais de Saúde nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, como já abordei anteriormente aqui.

O tempo até se atingir a proteção contra a doença depende de cada vacina. Para algumas vacinas, como da difteria, tétano e tosse convulsa, são necessárias 3 doses em intervalos recomendados para se considerar que existe proteção completa contra essas doenças, compreendidas no Programa Nacional de Vacinação. São também necessários reforços regulares para a manutenção da proteção ao longo do tempo. Mesmo nas vacinas que necessitam de várias doses, após cada administração já poderá haver alguma proteção (incompleta), que surge geralmente 2 semanas ou mais após cada dose. O que reforça mais uma vez a marcação de consulta do viajante de forma atempada para conseguir assegurar a eficácia da vacinação, quando é necessária.

Normalmente são recomendadas as vacinas contra o Tétano, Difteria, Hepatite B, Sarampo, Papeira e Rubéola, Poliomielite, sazonalmente a vacina da Gripe, isto são as vacinas básicas que compõe o Programa Nacional de Vacinação, o que vem reforçar a necessidade de manter o seu boletim de vacinas actualizado, para qualquer viagem. Dependendo do destino de viagem escolhido e dos seus acontecimentos epidemiológicos podem ser incluídas as vacinas contra:

Febre-amarela: é segura, eficaz e da qual uma única dose confere imunidade durante toda a vida contra esta doença. A Organização Mundial de Saúde recomenda a vacinação dos viajantes com destino aos países onde a doença ocorre em humanos (América do Sul e África Subsaariana).Existe um conjunto de países em que é obrigatório o comprovativo de vacinação da febre-amarela a todos os indivíduos, como Angola ou São Tomé e Príncipe. Em Portugal a vacina contra a Febre-amarela (STAMARIL®) é uma vacina viva atenuada, para administração em indivíduos com idade ≥ a 9 meses. Uma dose confere protecção entre 7 a 10 dias após sua administração. Tem uma eficácia de protecção que se aproxima dos 100%. Tem obrigatoriedade de vacinação ao viajante tendo em conta o destino de viagem.

Febre tifóide (em Portugal TYPHIM Vi®) para administração em indivíduos com idade ≥ a 2 anos. Uma dose da protecção 7 dias após sua administração. É necessário revacinar após 3 anos se a exposição se mantiver.

Doença Meningocócica Invasiva a eficácia da vacina para a doença é maior que 90% e é a forma mais segura de proteção contra a doença. Conforme o serogrupo varia a idade de administração entre idade ≥ a 2 anos ou ≥ a 1 ano. Uma dose confere imunidade apos as duas semanas após sua administração. A necessidade de doses de reforço ainda não foi estabelecida. Tem obrigatoriedade de vacinação ao viajante tendo em conta o destino de viagem. Apenas exigida aos peregrinos que se dirigem a Meca.

Raiva (em Portugal Rabipur®) é uma vacina inativada, para administração em indivíduos com qualquer idade. Pode ser utilizada em profilaxia pré exposição utilizando um esquema vacinal de 3 doses administradas nos dias 0, 7e 21 ou 28. Se se mantiver o risco de exposição as doses de reforço são geralmente necessárias a cada 2 a 5 anos.

Encefalite Provocada por Picada de Carraça (em Portugal FSME-IMMUN®) é uma vacina inativada de vírus inteiro, para administração em indivíduos com idade ≥ a 1 ano, que se desloquem para zonas endémicas/epidémicas da doença. O esquema vacinal é de três doses. A primeira dose deve ser administrada na data escolhida, a segunda 1-3 meses depois e a terceira 5 – 12 meses após a segunda dose. O intervalo entre a primeira e a segunda dose pode ser encurtado para 14 dias, mantendo-se o intervalo de 5 – 12 meses entre a segunda e a terceira doses. Se se mantiver o risco de exposição um primeiro reforço deve ser administrado até 3 anos após a terceira dose.

Cólera (em Portugal DUKORAL®) é uma vacina inativada, para administração oral, em indivíduos com idade ≥ a 2 anos e está indicada para viajantes para zonas endémicas/epidémicas da doença. O esquema vacinal para crianças entre os 2 e os 6 anos de idade é de três doses com intervalo de uma semana entre cada toma. Os indivíduos maiores de 6 anos devem tomar duas doses com intervalo de uma semana. A protecção fica assegurada uma semana após a conclusão do esquema vacinal.

Encefalite Japonesa (em Portugal IXIARO®) é uma vacina inativada de vírus inteiro, para administração em indivíduos com idade ≥ a 2 meses, que se desloquem para zonas endémicas/epidémicas da doença. O esquema vacinal é de duas doses com 28 dias de intervalo. Uma dose de reforço deve ser administrada 12 a 24 meses depois da vacinação primária. Uma dose confere imunidade a partir das duas semanas após a sua administração.

Hepatite A (em Portugal Havrix®) é uma vacina inactiva, têm recomendação de vacinação, os viajantes com destino a países endémicos para hepatite A, após consulta de saúde do viajante, de forma gratuita pelo programa nacional de vacinação. A prevenção é feita através de vacina (2 doses, sendo a segunda dose 6 meses depois da primeira dose). Normalmente é necessário um período de 2 a 4 semanas após a administração da vacina para ficar protegido. A proteção a longo prazo requer a administração de uma segunda dose (dose de reforço) da vacina. Os adultos saudáveis que receberam duas doses têm níveis de anticorpos durante, pelo menos, 6 anos. Prevê-se que os anticorpos contra a hepatite A se mantenham, pelo menos, 25 anos após a vacinação.

Os preços associados à vacinação internacional têm uma taxa sanitária no âmbito do Serviço Nacional de Saúde associada a vacinação da febre-amarela e febre tifóide com o valor de 20€ por cada vacina. A vacina da Encefalite japonesa e da raiva tem o preço de 15€ por inoculação. Os preços praticados a nível privado podem divergir destes valores. Acresce também ao pagamento da administração da vacina, sendo um acto de enfermagem.

Todas as vacinas recomendadas aos viajantes, fora do Programa Nacional de Vacinação, são comercializadas nas farmácias locais, mediante prescrição clínica, podem ser administradas em qualquer serviço de vacinação internacional. Não dispense a ida a consulta de saúde do viajante, faz parte da viagem como o seu bilhete electrónico de voo. Viagem com saúde, sempre.

Blogue: https://travellingnursecm.blogspot.com/?m=1

Facebook: https://m.facebook.com/saudeemviagem

Instagram: @saudeemviagem

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Sofia Richie assinala primeiro aniversário de casamento com Elliot Grainge

Sofia Richie assinala primeiro aniversário de casamento com Elliot Grainge

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Princesa Amalia elege sofisticado

Princesa Amalia elege sofisticado "look" no adeus aos reis de Espanha

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

"Quis Saber Quem Sou": Um coro de intervenção para ouvir em Lisboa

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

25 concertos para cantar Abril

25 concertos para cantar Abril

Morreu o jornalista Pedro Cruz

Morreu o jornalista Pedro Cruz

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

iOS 18 deverá ter novas funcionalidades relacionadas com Inteligência Artificial

iOS 18 deverá ter novas funcionalidades relacionadas com Inteligência Artificial

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites