christmas natal shopping compras sacos bags.jpg

Khosrork

Nunca é cedo para preparar o futuro

Somos o povo do desenrasca e tendemos a atuar em reação aos acontecimentos. Por qualquer motivo, não gostamos muito de preparar o futuro. Não que devamos viver com a cabeça no futuro (e não no presente). Mas nunca é cedo para nos prepararmos, pois quanto mais tempo tivermos melhores serão as decisões que tomamos. Quanto mais cedo começarmos a pensar nas despesas do Natal, mais cedo poderemos:

Planear despesas

Como o Natal é sinónimo, para muita gente, de febre do consumo, temos de agir em antecipação. Assim, poderá fazer sentido definir um orçamento para os presentes de Natal, que deverá incluir quem será contemplado nas trocas de presentes e os valores máximos que estamos dispostos a gastar nas várias compras. Acredite que se não fizer uma “lista de compras” de Natal, irá gastar bastante mais do que é razoável, mesmo que tenha o dinheiro para as despesas. Talvez algumas pessoas fiquem ofendidas por não receberem o presente que costumam, mas… podemos ser criativos e valorar muito mais o tempo e o simbolismo desse dia.

Comprar com tempo

Há quem tenha o hábito de deixas as compras para os últimos dias. Nesses dias temos a urgência de comprar uma lista grande de presentes numa altura em que todas as outras pessoas o estão a fazer. Isto faz com que sejamos mais precipitados, que tenhamos menos tempo para pensar nos presentes, para comparar preços e para procurar alternativas. Por outro lado, se começar a procurar com calma poderá ainda aproveitar alguma promoção ou mesmo visitar alguns outlets que lhe permitem ter acesso a promoções mais agressivas.

Diluir despesas

Se começar a fazer já as suas compras irá conseguir diluir as despesas por vários meses, evitando sobrecarregar o seu orçamento familiar de um mês específico (ou recorrer ao cartão de crédito). Sim, o subsídio de Natal é muitas vezes usado para estas compras, mas ao diluir as despesas talvez consiga poupar parte do valor do subsídio de Natal.

Antes de começar a gastar…

Antes de começar as suas compras poderá fazer sentido definir regras em família e no nosso grupo de amigos. A ausência de regras faz com que assumamos como certa uma regra que talvez não faça tanto sentido. Por exemplo, qual o sentido de comprar umas “bugigangas” para todos os amigos? Por que não seguir a regra do “amigo secreto” e pensar num presente melhor e mais personalizado para aquela pessoa em específico?

Devemos também definir regras em família, especialmente em famílias maiores e com crianças. Como há quem acredite que o Natal é para as crianças, as crianças costumam receber presentes dos pais, avós, tios, do cão e do gato… mais uma vez, poderemos definir regras de despesas, definir limites e encontrar outras estratégias. Por exemplo, por que não subscrever um produto de poupança para onde poderão ser destinados alguns dos presentes? Sim, no início a criança não irá valorizar muito, mas dentro de uns anos percebe que essa poupança vai fazer toda a diferença quando quiser tirar a carta de condução, fazer uma viagem com os amigos ou comprar o seu primeiro carro.

Faz sentido começar a pensar já hoje nas despesas associadas ao Natal. Uma reflexão mais profunda em família poderá levá-lo a concluir que o Natal é muito mais do que dar apenas presentes. É uma festa de família com um significado bastante mais profundo e que é relegado para segundo plano pela febre do consumo.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Lifestyle

Diz quem sabe: semanada - dar ou não dar?

O tema da semanada ou da mesada é um tema que vai sendo debatido e que é visto como uma boa ferramenta para ensinarmos os nossos filhos a lidar melhor com o dinheiro. No entanto, pode também trazer consigo perigos.

Lifestyle

Regresso às aulas: como gerir as despesas de forma inteligente

Já nos habituámos que o período do regresso às aulas seja sinónimo de correria nas compras. As escolas exigem cada vez mais material e os filhos têm uma capacidade incrível de nos convencer a comprar mais do que tínhamos na longa lista de compras. Este cenário leva muitas famílias a viverem este tempo com stress e, por vezes, com descontrolo financeiro. Para evitar mais stresses deverá estabelecer uma estratégia pessoal que seja ganhadora!

Lifestyle

Diz quem sabe: Dicas práticas para resistir aos impulsos

Pode parecer muito difícil poupar dinheiro porque as despesas são muitas e variadas. Queremos esticar o dinheiro até ao fim do mês mas parece impossível. Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode esticar o dinheiro se resistir aos impulsos do consumo.

Mais no portal

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Celebridades

Cantor de "Dream Street" morre aos 34 anos

Chris Trousdale foi mais uma das vítimas da Covid-19.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Celebridades

Seth Rogen perdeu a paciência com aqueles que afirmam "todas as vidas importam"

No âmbito do movimento "Black Lives Matter".

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel