A Too Good To Go, aplicação pioneira que combate o desperdício alimentar, acaba de chegar a Portugal. Através da aplicação, os portugueses poderão, pela primeira vez, comprar excedentes alimentares de restaurantes, hotéis e supermercados, desenvolvendo um consumo mais otimizado e consciente que impacte o meio ambiente.

Um conceito win-win

A Too Good To Go nasceu na Dinamarca, em 2016, com um propósito: reduzir o desperdício alimentar que, todos os anos, chega aos 89 milhões de toneladas na União Europeia. Agora em Portugal, os estabelecimentos que sejam parceiros da Too Good To Go podem colocar à venda num marketplace online todos os excedentes do final do turno ou do dia, abatendo os seus custos de produção e/ou recebendo uma receita extra, e os utilizadores podem beneficiar de refeições de qualidade a preços mais acessíveis.

“Desde o processo de produção até ao consumo em casa, os portugueses desperdiçam, todos os anos, 1 milhão de toneladas de comida. Se falarmos em número de refeições, os portugueses desperdiçam cerca de 50 mil refeições todos os dias. Estes dados justificam a necessidade de levarmos a cabo a missão de combater o desperdício no nosso país e procurar otimizar o consumo dos portugueses, para que sejam mais conscientes e sustentáveis,” diz Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go em Portugal. “O nosso objetivo é ajudar os estabelecimentos a reduzir o desperdício de alimentos, dando-lhes ao mesmo tempo a vantagem de poderem angariar novos clientes e reposicionarem-se como marcas sustentáveis. A Too Good To Go é um exemplo de um conceito win-win-win para todas as partes: os estabelecimentos, os utilizadores e o maior beneficiário de todos, o planeta.”

Por agora, só na capital

A aplicação estará disponível, numa primeira fase, apenas em Lisboa e será possível adquirir bens alimentares, desde refeições completas a tartes, sushi, carne, pão, bolos de pastelaria ou fruta, com um fator surpresa associado. Em vez de escolher o menu, os utilizadores compram uma Magic Box na aplicação, caixas surpresa criadas pelos próprios estabelecimentos com os excedentes disponíveis a preços reduzidos. Feito o pagamento, os utilizadores podem recolher a sua Magic Box no próprio estabelecimento, nas horas de recolha indicadas na aplicação.

Antes de pedir a sua Magic Box, os utilizadores poderão filtrar as suas escolhas na app e descobrir qual o estabelecimento que mais lhe interessa com base no menu habitual, sendo que as opções variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa e até vegetariana e vegan. Cerca de 31.000 estabelecimentos em toda a Europa já se juntaram ao movimento da Too Good To Go, sendo que qualquer estabelecimento, seja pequeno ou grande, pode fazer parte do mesmo, através do registo online.

Parceiros nacionais

No caso de Portugal, já conta com mais de 50 restaurantes parceiros, como o Sushi at Home, Cotidiano, Boutik, Aruki, Primo Basílico, Copenhagen Coffee Lab, Polpetta, Chickinho, Eight Health Lounge, entre vários outros, que disponibilizam variados pratos ou produtos alimentares, que rondam entre os 2 e os 5 euros. O primeiro grossista a unir-se ao movimento em Portugal é a Makro.

“Lutar contra o desperdício alimentar é um dever de todos e, no caso da Makro, é um compromisso, tanto a nível nacional como internacional,” explica David Antunes, CEO da Makro em Portugal. “A parceria com a Too Good To Go é uma forma simples de contribuirmos para o nosso objetivo global de redução de 50% do desperdício alimentar gerado pelas nossas operações até 2025”.

A Too Good To Go já está presente em 13 países europeus: Dinamarca, Noruega, Holanda, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Espanha, Polónia, Itália, Áustria e agora Portugal. No total, conta com 31.000 estabelecimentos parceiros e mais de 17 milhões de utilizadores, que já salvaram mais de 23 milhões de refeições, evitando com que 58.000 toneladas de CO2 fossem emitidas para a nossa atmosfera.

A aplicação da Too Good To Go é gratuita e está disponível para sistemas IOS e Android.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Celebridades

Cantor de "Dream Street" morre aos 34 anos

Chris Trousdale foi mais uma das vítimas da Covid-19.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Celebridades

Seth Rogen perdeu a paciência com aqueles que afirmam "todas as vidas importam"

No âmbito do movimento "Black Lives Matter".

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel