A Too Good To Go, aplicação pioneira que combate o desperdício alimentar, acaba de chegar a Portugal. Através da aplicação, os portugueses poderão, pela primeira vez, comprar excedentes alimentares de restaurantes, hotéis e supermercados, desenvolvendo um consumo mais otimizado e consciente que impacte o meio ambiente.

Um conceito win-win

A Too Good To Go nasceu na Dinamarca, em 2016, com um propósito: reduzir o desperdício alimentar que, todos os anos, chega aos 89 milhões de toneladas na União Europeia. Agora em Portugal, os estabelecimentos que sejam parceiros da Too Good To Go podem colocar à venda num marketplace online todos os excedentes do final do turno ou do dia, abatendo os seus custos de produção e/ou recebendo uma receita extra, e os utilizadores podem beneficiar de refeições de qualidade a preços mais acessíveis.

“Desde o processo de produção até ao consumo em casa, os portugueses desperdiçam, todos os anos, 1 milhão de toneladas de comida. Se falarmos em número de refeições, os portugueses desperdiçam cerca de 50 mil refeições todos os dias. Estes dados justificam a necessidade de levarmos a cabo a missão de combater o desperdício no nosso país e procurar otimizar o consumo dos portugueses, para que sejam mais conscientes e sustentáveis,” diz Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go em Portugal. “O nosso objetivo é ajudar os estabelecimentos a reduzir o desperdício de alimentos, dando-lhes ao mesmo tempo a vantagem de poderem angariar novos clientes e reposicionarem-se como marcas sustentáveis. A Too Good To Go é um exemplo de um conceito win-win-win para todas as partes: os estabelecimentos, os utilizadores e o maior beneficiário de todos, o planeta.”

Por agora, só na capital

A aplicação estará disponível, numa primeira fase, apenas em Lisboa e será possível adquirir bens alimentares, desde refeições completas a tartes, sushi, carne, pão, bolos de pastelaria ou fruta, com um fator surpresa associado. Em vez de escolher o menu, os utilizadores compram uma Magic Box na aplicação, caixas surpresa criadas pelos próprios estabelecimentos com os excedentes disponíveis a preços reduzidos. Feito o pagamento, os utilizadores podem recolher a sua Magic Box no próprio estabelecimento, nas horas de recolha indicadas na aplicação.

Antes de pedir a sua Magic Box, os utilizadores poderão filtrar as suas escolhas na app e descobrir qual o estabelecimento que mais lhe interessa com base no menu habitual, sendo que as opções variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa e até vegetariana e vegan. Cerca de 31.000 estabelecimentos em toda a Europa já se juntaram ao movimento da Too Good To Go, sendo que qualquer estabelecimento, seja pequeno ou grande, pode fazer parte do mesmo, através do registo online.

Parceiros nacionais

No caso de Portugal, já conta com mais de 50 restaurantes parceiros, como o Sushi at Home, Cotidiano, Boutik, Aruki, Primo Basílico, Copenhagen Coffee Lab, Polpetta, Chickinho, Eight Health Lounge, entre vários outros, que disponibilizam variados pratos ou produtos alimentares, que rondam entre os 2 e os 5 euros. O primeiro grossista a unir-se ao movimento em Portugal é a Makro.

“Lutar contra o desperdício alimentar é um dever de todos e, no caso da Makro, é um compromisso, tanto a nível nacional como internacional,” explica David Antunes, CEO da Makro em Portugal. “A parceria com a Too Good To Go é uma forma simples de contribuirmos para o nosso objetivo global de redução de 50% do desperdício alimentar gerado pelas nossas operações até 2025”.

A Too Good To Go já está presente em 13 países europeus: Dinamarca, Noruega, Holanda, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Espanha, Polónia, Itália, Áustria e agora Portugal. No total, conta com 31.000 estabelecimentos parceiros e mais de 17 milhões de utilizadores, que já salvaram mais de 23 milhões de refeições, evitando com que 58.000 toneladas de CO2 fossem emitidas para a nossa atmosfera.

A aplicação da Too Good To Go é gratuita e está disponível para sistemas IOS e Android.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Diz Quem Sabe

A importância dos lacticínios numa alimentação saudável

Um artigo de opinião da Dra. Fernanda Cruz.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.